O objetivo do contraste é evitar elementos meramente similares em uma página. Se os elementos (tipo, cor, tamanho, espessura da linha, forma, espaço etc.) não forem os mesmos, diferencie-os completamente. O contraste costuma ser a mais importante atração visual de uma página.
O contraste é uma das maneiras mais eficazes de acrescentar algum atrativo visual a uma página (algo que realmente faça com que uma pessoa queira olhar para ela), criando uma hierarquia organizacional entre diferentes elementos. A regra importante que deve ser lembrada é a de que para o contraste ser realmente eficaz, ele deve ser forte. Não seja tímido.
Cria-se o contraste quando dois elementos são diferentes. Se eles diferem um pouco mas não muito, não acontecerá o contraste e sim um conflito. Este é o segredo: segundo o princípio do constraste, se dois itens não forem exatamente os mesmos, diferencie-os completamente.
O contraste pode ser alcançado de várias maneiras.
- Uma letra grande pode ser constrastada com uma pequena;
- Uma fonte em estilo antigo com uma fonte em negrito sem serifa;
- Um fio fino com um grosso;
- Uma cor fria com uma mais quente;
- Uma textura áspera com uma lisa;
- Um elemento horizontal (por exemplo, uma longa linha de texto) com um elemento vertical (por exemplo, uma coluna estreita de texto);
- Linhas muito espaçadas com linhas bem próximas;
- Uma figura pequena com uma figura grande.
A maneira mais fácil de acrescentar contraste a um material para torná-lo interessante é trabalhar com as fontes, mas não esqueça dos fios, do espaçamento entre os elementos, das texturas etc.
Veja esta página e observe que nenhum tratamento de contraste foi dado com relação à página. Não há destaque algum para os textos. Não observou-se também o cuidado com alinhamento.
Veja agora esta outra página e observe que já houve um cuidado no alinhamento dos parágrafos e no próprio visual da página, bem como no contraste dos elementos. O nome da pousada recebeu um tratamento diferenciado do texto ao lado. No cabeçalho também houve mudança significativa. Antes um texto comum sem chamar a atenção, agora em evidência.
Resumo
O propósito básico do contraste é duplo e seus dois objetivos são unificados. Um deles é criar interesse sobre uma página; se ela tiver uma aparência interessante, atrairá mais a leitura. O outro é auxiliar na organização das informações. O leitor deveria ser capaz de compreender instantaneamente a maneira através da qual as informações são estruturadas, o fluxo lógico de um item para outro. Os elementos constrastantes nunca deveriam confundir o leitor ou criar um foco que não seja o correto.
|