Alinhamento

Nada deve ser colocado arbitrariamente em uma página. Cada elemento deve ter uma ligação visual com outro elemento da página. Isso cria uma aparência limpa, sofisticada e suave.

Os iniciantes em design tendem a colocar o texto e a imagem em qualquer lugar da página que tenha espaço, e o fazem, geralmente, sem consciência dos outros itens existentes naquela página. Isso resulta no efeito tão desorganizado que você já conhece, que é como uma cozinha desarrumada: uma xícara aqui, um prato lá, um guardanapo no chão, um pote na pia, água no chão. Não é muito difícil arrumar tudo nesta cozinha um pouco bagunçada, assim como não é muito difícil arrumar uma página confusamente diagramada, com alinhamentos mal-determinados .

O princípio do alinhamento obriga a pessoa a ser mais consciente: já não se pode simplesmente jogar as coisas na página nos lugares onde houver espaço.

Quando os itens são alinhados na página, há uma unidade coesa, mais forte. Mesmo quando os elementos estiverem fisicamente separados uns dos outros, se estiverem alinhados, haverá uma linha invisível conectando-os, tanto em relação aos seus olhos quanto a sua mente. Apesar de posicionar alguns elementos separadamente, indicando suas ligações de acordo com o princípio da proximidade, é o princípio do alinhamento que avisará ao leitor que, mesmo não estando próximos, os itens fazem parte do mesmo material.

Tipos de alinhamento

  • à esquerda
  • à direita
  • centralizado
  • justificado

Você pode fazer uso deste princípio em texto, entre elementos sejam eles textos ou gráficos.

À esquerda
  Este texto está alinhado à esquerda. Alguns o classificam como irregular à direta.
À direita
 
Este texto está alinhado à direita. Algumas pessoas o classificam como irregular à esquerda.
Centralizado
 
Este texto está centralizado. Se você preferir o texto centralizado, faça com que a centralização seja óbvia.
Justificado
 
Este texto está justificado. Alguns o classificam como alinhado à esquerda e à direita e outros o classificam como bloco. As linhas de texto ficam alinhadas dos dois lados.

Veja esta página e observe que nenhum tratamento de alinhamento foi dado com relação aos parágrafos. Dentro do parágrafo há alinhamento, mas entre eles não. Neste tem-se a impressão de não querer deixar espaços em branco.

Veja agora esta outra página e observe que já houve um cuidado no alinhamento dos parágrafos e no próprio visual da página. Neste já há um cuidado com as áreas de descanso, a área em branco.

Resumo

Nada deveria ser colocado arbitrariamente em uma página. Cada elemento deveria ter alguma conexão visual com outro elemento da página. O propósito básico do alinhamento é o de unificar e organizar a página. A unidade é um conceito muito importante no design. Para que todos os elementos da página tenham uma estética unificada, conectada e interrelacionada, é preciso que haja amarras visuais entre os elementos separados. Mesmo que eles não estejam próximos fisicamente na página, podem parecer conectados, relacionados, unificados a outras informações simplesmente devido ao seu posicionamento. Esteja consciente do posicionamento dos elementos na página. Encontre sempre algo a mais na página para fazer o alinhamento, mesmo que os dois objetos estejam fisicamente distantes.