Repetição

O princípio da repetição afirma que algum aspecto do design deve repetir-se no material inteiro. O elemento repetitivo pode ser uma fonte em negrito, um fio (linha) grosso, algum sinal de tópico, um elemento do design, algum formato específico, relações espaciais etc. Pode ser qualquer item que o leitor reconheça visualmente.

Você já utiliza a repetição no seu trabalho: quando cria títulos com mesmo tamanho e mesmo peso, quando coloca um fio no final de cada página, quando usa o mesmo sinal de tópico em cada listagem referente ao mesmo trabalho. Estes são todos exemplos de repetição. O que os iniciantes precisam fazer é ir mais além, segundo esta mesma idéia, ou seja, precisam transformar a repetição imperceptível em um elemento-chave visual que unifica o material.

A repetição ajuda a organizar as informações. Ela ajuda a guiar o leitor pelas páginas e a unificar partes distintas do design do material. Mesmo que o site tenha apenas uma página, a repetição dos elementos estabelece uma continuidade sofisticada.

Veja esta página e observe que nenhum tratamento de repetição foi dado com relação à página. Não há destaque algum para os textos. Não observou-se também o cuidado com alinhamento nem tão pouco ao contraste.

Veja agora esta outra página e observe que já houve um cuidado na repetição de alguns elementos. O alinhamento dos parágrafos e no próprio visual da página, o contraste do elementos. O nome da pousada recebeu um tratamento diferenciado do texto ao lado.

Veja o vídeo que mostra as alterações sendo feitas no arquivo sem formatação.