Ciência
O contato com livros, sobretudo de Metodologia da Pesquisa, ainda hoje nos coloca diante de um conceito de ciência que, embora nem sempre seja redigido com as mesmas palavras, carrega o seguinte conteúdo, extraído de dicionários, como é o caso deste
1.
“A ciência é um conjunto organizado de conhecimentos relativos a um determinado objeto, especialmente os obtidos mediante a observação, a experimentação dos fatos, através de um método considerado científico. Processo pelo qual o homem se relaciona com a natureza, visando à dominação dela em seu próprio benefício. Atualmente, esse processo se configura na determinação, segundo um método e na expressão da linguagem matemática de leis em que se podem ordenar os fenômenos naturais, do que resulta a possibilidade de, com rigor, classificá-los e controlá-los” (FERREIRA, 1986, p. 404).
Entretanto, atualmente, em decorrência do próprio avanço científico, o conceito de “ciência”, bem como todos os outros ligados a ela, carecem de uma redefinição. Entre eles encontram-se os conceitos de “ciência pura”, “ciência aplicada”, “método científico”, “conhecimento científico”, “pesquisa”, “metodologia”, “instrumentos de pesquisa” e “rigor científico”.
Além disso, as possibilidades de tradução dos achados científicos merecem ser estendidas e/ou redefinidas, por, pelo menos, dois motivos:
Primeiro: a matemática revelou-se parcial, insuficiente e, por isso mesmo, inadequada para servir como instrumento privilegiado para traduzir a realidade.
Segundo: a linguagem científica, da maneira como é definida, carregada de certezas, com suas exigências de coerência, clareza, concisão, lógica, impessoalidade e objetividade, não se presta para traduzir a realidade que, pelo próprio avanço científico, revelou-se ambígua, impossível de ser conhecida na sua totalidade e recheada de contradições.
Isso evidencia a exigência de muita discussão em torno desse assunto.
Considerando-se que, para concluir este Curso, vocês devem fazer ciência, creio que nada é melhor do que trazer Boaventura Souza Santos (1986), para participar desta discussão, com o conteúdo de
“Um discurso sobre as ciências”.
Leiam esse texto e compareçam no fórum de discussões, partindo da questão; “O que é ciência?”, da qual, fatalmente, outras decorrerão, durante nosso contato nesse espaço para questionamentos.