Engenharia Elétrica do IFSUL conquista primeiro lugar nacional no ENADE

O corpo de alunos da graduação em Engenharia Elétrica do campus Pelotas obtiveram a nota mais alta do Brasil no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). A prova, aplicada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), do Ministério da Educação, a estudantes concluintes dos 130 cursos de Engenharia Elétrica de universidade públicas e privadas de todo o país, é empregada para avaliar o rendimento em relação aos conteúdos programáticos dos cursos. Os alunos do campus Pelotas obtiveram nota 4,63, numa faixa que vai até cinco.
O coordenador do curso, André Lerm, atribui o alto desempenho ao envolvimento dos alunos e professores no decorrer do curso, assim como ao engajamento da equipe diretiva - avaliação compartilhada pelo chefe do Departamento de Graduação e Pós-graduação, Róger Albernaz de Araujo. “O índice de cobrança do curso é alto, mas os alunos percebem isso como um fator positivo e importante para sua formação, não só profissional, mas também pessoal”, diz Róger.
O curso de Engenharia Elétrica do campus Pelotas prevê uma sólida formação generalista, para preparar profissionais capacitados a atender às diferentes solicitações, com uma visão crítica, ao mesmo tempo em que oferece um significativo conjunto de disciplinas eletivas, o que proporciona aos alunos a composição curricular de acordo com um perfil individual de formação. Estão previstas ainda uma expressiva quantidade de atividades práticas, com laboratórios abertos também aos sábados, o que facilita o acesso e incentiva a participação dos alunos que trabalham durante a semana.
“Nosso projeto pedagógico prevê uma forte teoria, ao mesmo tempo em que proporcionamos a aplicabilidade desta, fazendo com que eles reforcem o conhecimento a partir da aplicação do mesmo”, relata Lerm. A primeira turma da graduação em Engenharia Elétrica ingressou em agosto de 2007 e receberá o diploma no dia 20 de dezembro, em cerimônia no auditório do campus Pelotas. Entre os formandos, estão alunos como Vinícius Obadowski, que já possui quatro artigos técnicos publicados em congressos, sendo dois deles internacionais, e Fabrício Ferreira, cujo projeto de final de curso será patenteado.
Para o diretor-geral do campus Pelotas, José Carlos Pereira Nogueira, o desempenho dos alunos comprova que o instituto está no caminho certo. “Aliamos um planejamento ousado e dinâmico, voltado para a aprendizagem dos alunos, a uma infraestrutura de ponta e um corpo docente qualificado, e com isso estamos formando os melhores profissionais da área do país”, comemora Nogueira.