No dia 9 de Junho de 2017, o acadêmico Igor Krüger Tuchtenhagen defendeu o PFC intitulado "ANÁLISE DOS CUSTOS SOCIAIS COMO AJUSTE DE PARAMETROS DA PROTEÇÃO DOS SISTEMAS DE DISTRIBUIÇÃO". O trabalho foi orientado pelo Prof. Marcel Souza Mattos, (Msc.). Além do orientador, participaram da banca os professores Charles Marques de Farias, Msc. e Rodrigo Motta de Azevedo, Msc.

Resumo: A busca constante por melhores indicadores levam as concessionárias de distribuição de energia a empregar tecnologias e filosofias de trabalho diferentes em suas redes, tendo como principal meta atingir os índices exigidos pelo órgão regulador e os índices de satisfação de seus consumidores. A continuidade do fornecimento de energia é um dos principais requisitos de
qualidade buscado pelas concessionárias, e atrelado diretamente à satisfação dos clientes. Sendo assim, a proposta desse trabalho é analisar os diferentes tipos de falta de energia e os custos atrelados a essas faltas para cada classe consumidora (residencial, comercial e industrial). Busca-se minimizar os custos sociais da interrupção de energia, através da melhor parametrização dos equipamentos de proteção instalados na rede de distribuição. Para este fim é aplicada uma metodologia matemática, com o auxílio do software Matlab, onde são definidos a habilitação ou não das curvas instantâneas dos equipamentos religadores.
Palavras-chaves: Sistema de Distribuição de Energia. Custo Social de Energia. Consumidores de Energia. Religador. Interrupções.

 

Na tarde do dia 2 de Junho de 2017, a estudante Alice Cavalheiro Degani de Oliveira defendeu com êxito o PFC intitulado "Estudo de viabilidade técnica e análise econômica para a implantação de um sistema de detecção e alarme de incêndio sem fio nas subestações de uma indústria de fertilizantes". O PFC foi orientado pelo Prof. Marcel Souza Mattos, Me. e coorientado pelo Prof. Roberto Tomedi Sacco, Esp. Além do orientador, participaram da banca os professores André Pinto Geraldo, Me. e Julio Cesar Mesquita Ruzicki, Me.


Resumo: Os sistemas de detecção e a alarme de incêndio são uma medida de proteção ativa fundamental para as estratégias de segurança de uma edificação, visto que, a partir deles, um princípio de incêndio pode ser rapidamente detectado e, assim, extinguido. Em razão disso, na última inspeção realizada pela companhia responsável pelo seguro patrimonial de uma indústria de fertilizantes solicitou-se que o sistema de detecção e alarme de incêndio instalado em suas subestações fosse readequado ou substituído, uma vez que o mesmo não estava de acordo com as determinações normativas vigentes e, por esse motivo, enfraquecia a proteção da unidade. Baseado em tais exigências, realizou-se um estudo preliminar acerca dos sistemas de detecção e alarme de incêndio comercializados atualmente, no qual conjecturou-se que sistemas com a tecnologia sem fio fossem utilizados. Embora seja melhor em diversos aspectos, a tecnologia associada a tais sistemas é nova e bastante recente no mercado e, por essa razão, provoca muitas dúvidas e questionamentos por parte dos usuários. Assim sendo, o presente trabalho tem por objetivo a realização de um estudo de viabilidade técnica e uma análise econômica para a implantação desse tipo de sistema nas subestações da indústria de fertilizantes em questão, onde, para isso, dois diferentes projetos foram elaborados: um sem fio e outro com concepção de cabeamento. Este último foi utilizado como parâmetro para o desenvolvimento das análises técnicas e econômicas, dado o fato de ser muito aplicado nas edificações e amplamente difundido no mercado. Tais análises foram baseadas em critérios de desempenho, de instalação, de comissionamento, de treinamento e de manutenção desses sistemas, com as quais foi possível compreender as vantagens e as limitações inerentes aos sistemas sem fio e avalizar, por fim, se há viabilidade ou não para sua implantação.
Palavras-chave: detecção e alarme de incêndio, sem fio, análise técnica, análise econômica

 

No dia 7 de Junho de 2017, o estudante Théu Sant’Ana Castro defendeu com êxito o PFC intitulado "SISTEMA DE MONITORAÇÃO NÃO INVASIVO DE PRESSÃO ARTERIAL DE FORMA CONTÍNUA". O PFC foi orientado pelos professores Márcio Bender Machado, Dr. (orientador) e Júlio César Mesquita Ruzicki, Me. (coorientador). A banca foi composta pelo orientador pelos professores Luciano Ludwig Loder, Me. e Renato Hartwig Neuenfeld, Me.


Resumo: Este trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de um sistema de medição da pressão arterial de forma contínua e não invasiva ao corpo humano. Através de um resgaste histórico, apresentado neste trabalho, vê-se que a busca por meios de medição da pressão arterial tem sido uma necessidade desde os primórdios da medicina, porém um sistema não invasivo de forma contínua e de baixo custo não foi apresentado até os dias atuais. Usando a técnica de tonometria, proposta inicialmente para medição de pressão intraocular, propõe-se um projeto afim de verificação e disseminação da sua usabilidade. Considerando que atualmente no Brasil, não há equipamentos similares com registro junto à Agencia Nacional de Vigilância Sanitária, o presente projeto propõem o desenvolvimento de uma tecnologia nacional capaz colaborar com a mudança deste cenário. Através da pesquisa, um protótipo funcional foi desenvolvido utilizando um sensor de pressão comercial, componentes eletrônicos discretos e a plataforma de processamento digital, freescale KL25Z128M4, podendo ser ainda expandido para transmissão de dados via Bluetooth. Utilizando um simulador de paciente, os resultados obtidos até o momento da escrita deste manuscrito, apresentam viabilidade de desenvolvimento, estando dentro da tolerância de ±5 mmHg preconizados pelo INMETRO para medidores digitais de pressão arterial.

 

Na noite do dia 20 de Junho, o estudante Fabiano Terres Matte, defendeu com êxito o PFC intitulado "Desenvolvimento de um sistema de aquisição de Biopotencial tipo ECG com transmissão de dados via Bluetooth". O trabalho foi orientado pelo prof. Júlio César Mesquita Ruzicki, Me. (orientador) e Rafael dos Santos Ponte Gebert, Eng. (coorientador). A banca foi composta pelo orientador pelos professores Luciano Ludwig Loder, Me. e Eduardo Costa da Motta, Me.

A análise dos diferentes tipos de sinais bioelétricos auxilia os profissionais da saúde a tirar conclusões sobre o estado de saúde do nosso organismo. Dentre os diversos problemas que podem ser detectados pela análise dos sinais bioelétricos podemos destacar os cardíacos, responsáveis pela morte de milhões de pessoas a cada ano. Dos diversos tipos de exames que visam avaliar o coração destaca-se o ECG, que visa registrar o ritmo cardíaco. Como é
mostrado neste trabalho, a comunidade científica dedica muitos esforços nos estudos relacionados à captação de sinais do tipo ECG, processamento dos sinais e eliminação de interferentes. Observa-se, portanto, o aumento de inovações tecnológicas, sobretudo na área da Engenharia Biomédica, com a utilização de sistemas embarcados que facilitam a realização da captação e análise destes biopotenciais. Deste modo, este trabalho descreve o desenvolvimento de um sistema de aquisição de biopotenciais do tipo ECG, de 1 canal, com baixo consumo energético, transmissão de dados via Bluetooth e que utiliza interface PC. Por questões de segurança, os sinais bioelétricos são gerados por dois equipamentos: por um paciente digital e por um gerador de funções arbitrárias. Os resultados obtidos dos testes realizados no protótipo mostraram que os requisitos foram atingidos, dentre os quais destacam-se a captação de sinais da ordem de milivolts, rejeição a ruídos espúrios e a transmissão dos dados via Bluetooth com distância aproximada de 10m.
Palavras-chave: Sinais Bioelétricos. ECG. Aquisição. Bluetooth.

 

Na tarde do dia 6 de Junho de 2017, o estudante Henrique da Silva Couto, defendeu com êxito o PFC intitulado "DETECTION OF OBSTRUCTIVE SLEEP APNEA THROUGH HEART RATE VARIABILITY ANALYSIS". O trabalho foi orientado pelo prof. Marcio Bender Machado, Dr. e banca examinadora composta pelos professores Odair Antonio Noskoski, Dr. e Carlos Mendes Richter, Dr.

Resumo: A variabilidade da frequência cardíaca (sigla HRV na língua inglesa) diz respeito a análise do comportamento dos batimentos do coração dentro de uma dada janela de tempo. Muitas pesquisas na literatura estudam a relação entre HRV e uma das mais conhecidas doenças respiratórias do sono, a chamada apnéia obstrutiva (sigla OSAS em inglês), que é caracterizada pela total obstrução da via respiratória durante o sono, causando ausência de fluxo de ar por períodos de tempo. Este projeto propõe um método de detecção de apnéia do sono através das diferenças estatísticas de HRV durante eventos de apnéia e não-apnéia, medidas através dos momentos estatísticos que caracterizam cada um destes eventos. Dois tipos diferentes de algoritmos classificadores foram utilizados nesta tarefa: redes neurais artificiais (ANN) e modelos de regressão logística (LRM) e os resultados foram descritos em termos de análise da curva ROC, com uma precisão de 96.4%, sensibilidade de 100% e especificidade de 94.3% na última rodada de testes. Este documento mostra a evolução na etapa de treinamento dos classificadores, que primeiramente foi realizada tendo-se como referência as anotações feitas por profissionais habilitados em estudos de polissonografia para uma janela inteira de tempo, no entanto, sem que houvesse uma delimitação precisa do início e fim dos eventos de apnéia. Para contornar este problema, foi implementado um algoritmo para detectar apnéias de forma autônoma baseado em um sinal que é considerado como padrão na caracterização destes eventos, que é o sinal de fluxo de respiração. Este novo detector é utilizado para delimitar os eventos de apnéia no sinal de HRV para, então treinar os modelos de classificação novamente, o que gerou melhores resultados.
Palavras-chaves: apnéia do sono, detecção, pré diagnóstico, variabilidade da freqüência cardíaca.

Na tarde de sexta-feira (03/03/2017), os alunos Franciele Nornberg e Alexandre Ferraz Duarte Junior foram aprovados em PFC (Projeto de Fim de Curso) do Curso de Engenharia Elétrica.

O trabalho de Franciele, intitulado "PROJETO DE CONVERSORES DICKSON INTEGRADOS OPERANDO A ULTRA-BAIXAS-TENSÕES VISANDO A MÁXIMA EFICIÊNCIA DE CONVERSÃO DE ENERGIA", foi orientado pelo Prof. Márcio Bender Machado, Dr. e avaliado pelos Prof. André Luís Rodeghiero Rosa, Me. e Júlio César Mesquita Ruzicki, Me.

Resumo:A necessidade cada vez maior por autonomia de energia, principalmente em dispositivos biomédicos e em redes de sensores sem fio, tem intensificado a pesquisa por sistemas que alimentem cargas de ultra-baixa potência a partir de ultra-baixa-tensões de entrada. Sendo assim, nota-se a necessidade de um sistema que eleve esta tensão para valores a partir de 1 V. Visando a importância de conversores DC-DC aplicados a sistemas de captação de energia, desenvolveu-se uma metodologia de projeto de conversores Dickson integrados voltados para
ultra-baixas-tensões visando a máxima transferência de energia. Para tanto, projetou-se um conversor Dickson capaz de alimentar uma carga de 1 μW (tensão de saída de 1 V e corrente de carga de 1 μA) a partir de uma tensão de entrada de 50 mV com eficiência de conversão de
energia teórica de 65%. Após implementação do conversor no ambiente de desenvolvimento Virtuoso da Cadence, considerando as regras de fabricação de circuitos integrados da IBM 130nm, obteve-se os seguintes valores simulados de eficiência: pré e pós layout de 35,65% e 28,60%, respectivamente.

Franciele

Foto da defesa do trabalho de Franciele.

Franciele também foi aprovada para os programa de pós-graduação em Mestrado da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) e na UTPR (Universidade Federal do Paraná ) em 1° lugar.

O trabalho de Alexandre, intitulado "ANÁLISE DE ESTABILIDADE TRANSITÓRIA DE MOTORES DE INDUÇÃO ATRAVÉS DE MÉTODO BASEADO EM FUNÇÃO ENERGIA", foi orientado pelo Prof. André Arthur Perleberg Lerm, Dr. e avaliado pelos Prof. Adilson Melcheque Tavares, Dr. e Sérgio Luiz Schubert Severo, Dr.

Resumo: O trabalho consiste no desenvolvimento de um método para a determinação da estabilidade transitória de motores de indução na situação destes estarem sujeitos a perturbações na rede elétrica que modifique o valor de sua tensão terminal. Esta perturbação na rede elétrica de alimentação do motor é modelada, neste trabalho, através de degraus de tensão. O intuito da elaboração desse método é determinar o tempo crítico de eliminação de uma falta elétrica para que o motor de indução não entre em instabilidade, ou seja, não tenha o rotor bloqueado.

Alexandre Ferraz Duarte Junior foi aprovado no Programa Construir 2017, do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), no cargo de Trainee IV na DPP I NSUL 3 – Florianópolis. Após passar por Integração e treinamento de 15 dias no Rio de Janeiro, ele irá trabalhar em Florianópolis no Planejamento da operação com estudos elétricos do SIN (Sistema Interligado Nacional) da Região Sul, que compreende os estados do RS, SC, PR e MS.

Alexandre

Foto da defesa do trabalho de Alexandre.