Atualizado em: 18 mar. 2024


PPGEdu - DOUTORADO PROFISSIONAL EM
EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA (DPET)


Ricardo Bandeira de Freitas


Curriculum Lattes

E-mail: ricardobfreitas@gmail.com

Ingresso no DPET: 2022/1

Identificação: Analista de Tecnologia da Informação no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense - Campus Pelotas desde 2005, possui graduação em Bacharelado em Informática pela Universidade Federal de Pelotas (2000), especialização em MBA em Gestão de Projetos pela Faculdade Atlântico Sul Anhanguera Educacional (2009) e Mestrado Profissional em Educação e Tecnologia pelo Instituto Federal Sul-rio-grandense - Câmpus Pelotas (2019).

Hipótese inicial: A adoção de Agentes Conversacionais em um Sistema Multiagentes, utilizando a Gestão de Processos como fonte de aprendizado, tem o potencial de aprimorar a qualidade da Gestão Educacional do IFSul ao oferecer respostas eficientes e acessíveis aos usuários de maneira intuitiva e de fácil uso.

Título inicial: Agentes Conversacionais em Sistema Multiagentes: um modelo para a Gestão Educacional do Instituto Federal Sul-rio-grandense

Palavras-Chave: Inteligência artificial; sistemas inteligentes; assistente virtual; gestão de processos; IFSul.

Tese Qualificada!


Em 22 de dezembro de 2023, às 9h realizou-se a Qualificação do Projeto de Pesquisa pelo doutorando Ricardo Bandeira de Freitas, considerada como pré-requisito para apresentação e defesa de Tese de Doutorado do Programa de Pós-graduação em Educação – PPGEdu, Doutorado Profissional em Educação e Tecnologia – DPET, intitulada “Agentes Conversacionais em Sistema Multiagentes: um modelo para a Gestão Educacional do Instituto Federal Sul-rio-grandense”.

Banca Examinadora:
1. Dr. Glaucius Décio Duarte : PPGEdu/DPET : Orientador
2. Dr. Róger Luís Albernaz de Araujo : PPGEdu/DPET : Docente
3. Dra. Gisela Loureiro Duarte : IFSul : Avaliador Externo
4. Dra. Fernanda Pinto Mota : UCPEL : Avaliador Externo


Publicações relacionadas ao projeto: Ainda não publicou.



Tiago Maciel Mastrantonio


Curriculum Lattes

E-mail: tiago.mastrantonio@gmail.com

Ingresso no DPET: 2023/1

Identificação: Doutorando do PPGedu / IFSUL, Participa do Grupo de Pesquisa em Modelagem do Conhecimento GPMOC /IFSul. Mestre em Educação e Tecnologia - MPET / IFSUL. Pós-Graduação (Especialização) Educação pela FAE em História da Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), em Tecnologia da Informação e Comunicação na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Administração Escolar, Supervisão e Orientação e também tem MBA em Coaching pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci. Graduado em Licenciatura Plena em História pela Universidade Federal de Pelotas e em Pedagogia pela Faculdade Ibra de Brasília. Trabalhou como Coordenador da Universidade Luterana do Brasil - ULBRA EAD (Educação a Distância) no Pólo Presencial de Pelotas - RS. Trabalhou na Gestão do Ambiente (MOODLE) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense - Campus Pelotas no curso Profuncionário. Tem experiência na área de Ensino, desde as séries iniciais do Ensino Fundamental até Ensino Médio, Coordenação e Gestão de Ambiente Virtual de Aprendizagem na plataforma Moodle. Atualmente é professor de história da Escola de Ensino Médio Érico Veríssimo e também na Escola Sesi Pelotas onde trabalha com Ensino Fundamental e Médio (EJA).

Hipótese de trabalho (provisória): A utilização de uma ferramenta de aprendizado de linguagem natural baseada em Deep Learning eleva a Aprendizagem Significativa de história no Ensino Básico.

Tese de Doutorado (título provisório): Aprendizagem Significativa de conteúdos de História assistida por Inteligência Artificial com chatbot baseado em Deep Learning.

Palavras-Chave: Inteligência Artificial; aprendizagem profunda; chatbot; Aprendizagem Significativa; História.

Publicações relacionadas ao projeto: Ainda não publicou.



PPGEdu - MESTRADO PROFISSIONAL EM
EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA (MPET)


Leandro Stachovski Garcia


Curriculum Lattes

E-mail: leandrostachovski@gmail.com

Ingresso no MPET: 2022/1

Identificação: Possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Pelotas (2012). Atualmente é assistente em administração da Universidade Federal de Pelotas, ocupando o cargo de Chefe da Sessão de Projetos Administrativos da Superintendência de Tecnologia da Informação.

Questão de pesquisa (provisória): Como desenvolver uma aplicação computacional, que auxilie professores no processo avaliativo, por meio da geração automática de mapas conceituais médios, a partir da entrada de um número indeterminado de outros mapas conceituais, elaborados por docentes e discentes de disciplinas de cursos técnicos do IFSul - câmpus Pelotas?

Dissertação de mestrado (título provisório):
Automatizando a geração de mapas conceituais médios para utilização como ferramenta avaliativa em disciplinas de cursos técnicos do IFSul - câmpus Pelotas

Palavras-Chave:
Aprendizagem significativa; educação profissional de nível médio; ensino; mapas conceituais.

Publicações relacionadas ao projeto: Ainda não publicou.



Marcele Rosa Pedra


Curriculum Lattes

E-mail: lc.marcele@hotmail.com

Ingresso no MPET: 2023/1

Identificação: Possui graduação em Sistemas para Internet pelo IFSul Campus Pelotas, graduanda em Licenciatura em Computação pelo IFSul Campus Pelotas, especialista em Ciências e Tecnologias na Educação pelo IFSul Campus CAVG. Atualmente é mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação do IFSul, Câmpus Pelotas (MPET).

Questão de pesquisa (provisória): Como desenvolver um metaverso educacional para facilitar a aprendizagem significativa de História no Ensino Básico?

Dissertação de mestrado (título provisório):
Desenvolvimento de um metaverso educacional especialista em História

Palavras-Chave:
Aprendizagem significativa; ensino básico; História; metaverso; sistema especialista.

Publicações relacionadas ao projeto: Ainda não publicou.