Atualizado em: 18 mar. 2024
PPGEdu - DOUTORADO PROFISSIONAL EM
EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA (DPET)
Ricardo Bandeira de Freitas
Curriculum Lattes
E-mail: ricardobfreitas@gmail.com
Ingresso no DPET: 2022/1
Identificação: Analista de Tecnologia da Informação no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense -
Campus Pelotas desde 2005, possui graduação em Bacharelado em Informática pela Universidade Federal de Pelotas (2000),
especialização em MBA em Gestão de Projetos pela Faculdade Atlântico Sul Anhanguera Educacional (2009) e
Mestrado Profissional em Educação e Tecnologia pelo Instituto Federal Sul-rio-grandense - Câmpus Pelotas (2019).
Hipótese inicial: A adoção de
Agentes Conversacionais em um Sistema Multiagentes, utilizando a Gestão
de Processos como fonte de aprendizado, tem o potencial de aprimorar a
qualidade da Gestão Educacional do IFSul ao oferecer respostas eficientes
e acessíveis aos usuários de maneira intuitiva e de fácil uso.
Título inicial:
Agentes Conversacionais em Sistema Multiagentes: um modelo para a Gestão Educacional do Instituto
Federal Sul-rio-grandense
Palavras-Chave: Inteligência artificial; sistemas inteligentes; assistente virtual; gestão de processos; IFSul.
Tese Qualificada!
Em
22 de dezembro de 2023, às 9h realizou-se a Qualificação do Projeto de Pesquisa pelo doutorando
Ricardo Bandeira de Freitas, considerada como pré-requisito para apresentação e defesa de Tese de Doutorado
do Programa de Pós-graduação em Educação – PPGEdu, Doutorado Profissional em Educação e Tecnologia – DPET,
intitulada “Agentes Conversacionais em Sistema Multiagentes: um modelo para a Gestão Educacional do Instituto
Federal Sul-rio-grandense”.
Banca Examinadora:
1. Dr. Glaucius Décio Duarte : PPGEdu/DPET : Orientador
2. Dr. Róger Luís Albernaz de Araujo : PPGEdu/DPET : Docente
3. Dra. Gisela Loureiro Duarte : IFSul : Avaliador Externo
4. Dra. Fernanda Pinto Mota : UCPEL : Avaliador Externo
Publicações relacionadas ao projeto:
Ainda não publicou.
Tiago Maciel Mastrantonio
Curriculum Lattes
E-mail: tiago.mastrantonio@gmail.com
Ingresso no DPET: 2023/1
Identificação: Doutorando do PPGedu / IFSUL, Participa do Grupo de Pesquisa em Modelagem do Conhecimento GPMOC /IFSul. Mestre em Educação e Tecnologia - MPET / IFSUL. Pós-Graduação (Especialização) Educação pela FAE em História da Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), em Tecnologia da Informação e Comunicação na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Administração Escolar, Supervisão e Orientação e também tem MBA em Coaching pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci. Graduado em Licenciatura Plena em História pela Universidade Federal de Pelotas e em Pedagogia pela Faculdade Ibra de Brasília. Trabalhou como Coordenador da Universidade Luterana do Brasil - ULBRA EAD (Educação a Distância) no Pólo Presencial de Pelotas - RS. Trabalhou na Gestão do Ambiente (MOODLE) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense - Campus Pelotas no curso Profuncionário. Tem experiência na área de Ensino, desde as séries iniciais do Ensino Fundamental até Ensino Médio, Coordenação e Gestão de Ambiente Virtual de Aprendizagem na plataforma Moodle. Atualmente é professor de história da Escola de Ensino Médio Érico Veríssimo e também na Escola Sesi Pelotas onde trabalha com Ensino Fundamental e Médio (EJA).
Hipótese de trabalho (provisória): A utilização de uma ferramenta de aprendizado de linguagem natural baseada em
Deep Learning eleva a Aprendizagem Significativa de história no Ensino Básico.
Tese de Doutorado (título provisório):
Aprendizagem Significativa de conteúdos de História assistida por Inteligência Artificial com
chatbot baseado em
Deep Learning.
Palavras-Chave: Inteligência Artificial; aprendizagem profunda; chatbot; Aprendizagem Significativa; História.
Publicações relacionadas ao projeto:
Ainda não publicou.
PPGEdu - MESTRADO PROFISSIONAL EM
EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA (MPET)
Leandro Stachovski Garcia
Curriculum Lattes
E-mail: leandrostachovski@gmail.com
Ingresso no MPET: 2022/1
Identificação: Possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Pelotas (2012).
Atualmente é assistente em administração da Universidade Federal de Pelotas,
ocupando o cargo de Chefe da Sessão de Projetos Administrativos da Superintendência de Tecnologia da Informação.
Questão de pesquisa (provisória): Como desenvolver uma aplicação computacional, que auxilie professores
no processo avaliativo, por meio da geração automática de mapas conceituais médios, a partir da entrada de um número indeterminado
de outros mapas conceituais, elaborados por docentes e discentes de disciplinas de cursos técnicos do IFSul - câmpus Pelotas?
Dissertação de mestrado (título provisório):
Automatizando a geração de mapas conceituais médios para utilização como ferramenta avaliativa em
disciplinas de cursos técnicos do IFSul - câmpus Pelotas
Palavras-Chave:
Aprendizagem significativa; educação profissional de nível médio; ensino; mapas conceituais.
Publicações relacionadas ao projeto:
Ainda não publicou.
Marcele Rosa Pedra
Curriculum Lattes
E-mail: lc.marcele@hotmail.com
Ingresso no MPET: 2023/1
Identificação: Possui graduação em Sistemas para Internet pelo IFSul Campus Pelotas, graduanda em Licenciatura em Computação pelo IFSul Campus Pelotas, especialista em Ciências e Tecnologias na Educação pelo IFSul Campus CAVG. Atualmente é mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação do IFSul, Câmpus Pelotas (MPET).
Questão de pesquisa (provisória):
Como desenvolver um metaverso educacional para facilitar a aprendizagem significativa de História no Ensino Básico?
Dissertação de mestrado (título provisório):
Desenvolvimento de um metaverso educacional especialista em História
Palavras-Chave:
Aprendizagem significativa; ensino básico; História; metaverso; sistema especialista.
Publicações relacionadas ao projeto:
Ainda não publicou.