GPACC :
PROJETO 1:
MOISE+cc

Outubro, 2011




MODELO MOISE+cc:


Conceito: Versão adaptada dos modelos MOISE+ (HÜBNER, 2003) e MOISE+edu (DUARTE, 2008), a ser utilizado na modelagem da organização e reorganização de obras de construção civil.

ESPECIFICAÇÃO ORGANIZACIONAL (EO)

Conceito: De acordo com Hübner (2003), "A especificação organizacional (EO), que é estática, e a criação de entidades que seguem esta especificação (EnO) [..] de forma análoga, há duas noções de grupo: a especificação de um tipo de grupo e um grupo de agentes que adota tal especificação". Por sua vez, Hübner (2003) também define uma EO como uma tupla de paridade três, composta por um conjunto de Especificações Estruturais (EE), um conjunto de Especificações Funcionais (EF) e um conjunto de Especificações Deônticas (ED).


ENTIDADE ORGANIZACIONAL (EnO)

Conceito: De acordo com Hübner (2003, p. 71-72), "Uma EnO é formada por uma finalidade que deve ser mantida por um conjunto de agentes que instanciam uma EO".


DIAGRAMA DE ESPECIFICAÇÃO ESTRUTURAL (EE)

Conceito: De acordo com Hübner (2003, p. 36), "O aspecto estrutural atém-se aos componentes essenciais da organização (papeis) e como estão relacionados (ligações entre papeis, grupos de papeis, hierarquias)".

PAPEIS (EEp):

Conceito: De acordo com Hübner (2003, p. 40), "Na formalização do modelo MOISE+, um papel é simplesmente um identificador sobre o qual serão definidas relações com os outros elementos da organização. A compreensão de um papel organizacional, ou seja, o conjunto de restrições comportamentais que representa, é obtido a partir das relações que tal papel tem na Especificação Organizacional (EO)".

Diagrama EEp - Estudo 1

GRUPOS (EEG):

Conceito: De acordo com Hübner (2003, p. 43-44), "Os papeis somente são assumidos no nível coletivo, isto é, dentro de um grupo [..] um grupo diferencia-se de uma sociedade justamente por agir como se fosse um único agente cujo comportamento é direcionado a objetivos comuns [..] a divisão de agentes em grupos facilita o desenvolvimento e o projeto da organização".

Diagrama EEG - Estudo 2


DIAGRAMA DE ESPECIFICAÇÃO FUNCIONAL (EF)

Conceito: De acordo com Hübner (2003, p. 56), "No modelo MOISE+, a EF é constituída por um conjunto de esquemas sociais, além de uma relação de preferência entre as missões". Uma EF pode ser definida por um par de elementos, que inclui um conjunto de esquemas sociais e a relação de preferência entre missões desses esquemas. Descreve como um SMA normalmente alcança suas metas globais, isto é, como essas metas são decompostas por planos e distribuídas aos agentes por missões.

METAS GLOBAIS

"A noção fundamental para os esquemas sociais, e conseqüentemente para a especificação funcional, é a noção de meta global. Uma meta global representa um estado do mundo que é desejado pelo SMA." (Hübner, 2003, p. 56)

Nível Individual - Missões

"Uma missão é um conjunto coerente de metas globais que pode ser atribuído a um agente através de um de seus papeis. O agente que se compromete com uma missão é responsável pela satisfação de todas as metas dessa missão." (Hübner, 2003, p. 57)

Nível Coletivo - Esquema Social (ES)

"Um ES é, essencialmente, uma árvore de decomposição de metas globais onde a raiz é a meta do ES." (Hübner, 2003, p. 57)

Diagrama EF - Estudo 3

Diagrama EF - Banheiro
Diagrama EF - Cozinha
Diagrama EF - Obra


Diagrama de Especificação Deôntica (ED)

Conceito: Para relacionar a EE com a EF torna-se necessário estabelecer uma terceira especificação, definida por Hübner (2003), como Especificação Deôntica (ED), e que será responsável por estabelecer quais as missões que um papel poderá se comprometer, podendo ser do tipo "permissão" ou "obrigação". A ED de uma organização é representada por uma tupla que inclui um conjunto de permissões e um conjunto de obrigações. As permissões determinam que um agente que possui um determinado papel deve se comprometer com uma determinada missão. Por sua vez, uma obrigação estabelece que um agente que possui um determinado papel é obrigado a se comprometer com a missão em um determinado período de tempo.

Diagrama ED - Agentes, Papéis e Metas
Diagrama ED - Construção de um Banheiro


MAPAS CONCEITUAIS

Na década de 70, o pesquisador Joseph Novak desenvolveu a teoria dos mapas conceituais (DUARTE, 2004), baseado na teoria da aprendizagem significativa, de David Ausubel. Essa teoria defende que o indivíduo organiza o seu conhecimento através de uma hierarquização dos conceitos.

Os conceitos são desenvolvidos dentro de caixas e suas respectivas relações são especificadas por meio de frases de ligação, que unem cada um dos conceitos.

Os mapas conceituais podem representar uma estrutura que vai desde os conceitos mais abrangentes até os menos inclusivos.

Segundo Novak, o mapa conceitual é uma ferramenta que organiza o conhecimento, pois representa um conjunto de conceitos imersos numa rede de proposições. Pode ser entendido como uma representação visual utilizada para partilhar significados, pois explicita como o indivíduo entende as relações entre os conceitos enunciados.


MODELAGEM DE INFORMAÇÕES CONSTRUTIVAS

Mapa Conceitual - Estrutural
Mapa Conceitual - Construção de um banheiro
Mapa Conceitual - Construção de uma cozinha
Mapa Conc. p/ ED - Profis. Envolv. em uma Obra/Funções
Mapa Conceitual p/ ED - Operário I: Pedreiro


Mapas Conceituais elaborados a partir da "Lista de Divisões" disponível no "Guia da Construção" do site "PINIweb"
(disponível na web em: http://www.piniweb.com.br/)

Divisões de Produtos e Serviços de Construção Civil

Escritórios e Administração
Canteiro de obra
Fundações e Infraestrutura
Concreto e componentes para estrutura
Estruturas e Peças Metálicas
Acabamentos
Cobertura, impermeabilização e isolamento