O evento consiste em um concurso e mostra envolvendo a produção de peças artísticas
(obras de arte) em diversas modalidades que contenham conceitos e conteúdos da disciplina de química do ensino médio.
ART À QUI é o uso da arte e a aproximação do aluno com a ciência química através das diversas
vertentes da expressão artística. É o uso do componente estético e artístico como facilitador
da aprendizagem de uma ciência exata. ART À QUI é interdisciplinaridade, é transdisciplinaridade.
É o belo na ciência, é a ciência através do belo.
Na mostra ART À QUI vamos fazer química através da arte usando:
Que constem em quadro(s) ilustrativo(s) ou esquema(s) ou infográfico que facilitem a compreensão do fenômeno químico a ser abordado. Podem constar de imagens, fotos, desenhos e esquemas.
CD com arquivo para impressão com o trabalho nas seguintes configurações: folha A3 com papel couchê 120g com margem de segurança de 6mm. Sem identificação dos autores na obra.
Pertinência e correção do conteúdo de química. Uso de cores, criatividade, facilidade de compreensão, forma de abordagem.
Eletroquímica: Funcionamento das pilhas.
Peças artísticas que retratem e facilitem a compreensão do fenômeno químico a ser abordado.
Entrega da peça. Ilustrações: Produzidas em papel A3 sulfite 180g para trabalhos feitos com lápis, canetas, giz de cera, aquarela ou em papel Kraft tamanho A3 com gramatura 200g se feitos com giz pastel seco ou oleoso, com margem de segurança de 6mm. Pinturas: feitas em tela tamanho 4 (33x24cm).
Pertinência e correção do conteúdo de química. Uso de cores, criatividade, facilidade de compreensão, forma de abordagem.
Ciclos biogeoquímicos na natureza: Ciclos do nitrogênio, do carbono, do oxigênio, entre outros. O trabalho poderá focar diversos ciclos ou apenas um deles.
Criação de escultura e/ou protótipo que represente os modelos químicos descritos na temática.
Peças artísticas que retratem e facilitem a compreensão do fenômeno químico a ser abordado.
Modelagem em massa Clay ou Biscuit com base de papel pluma A3. Em caso de peso em excesso, base de madeira nas dimensões (297x420mm)
ou em gesso ou modelagem com peças de isopor.
Esculturas: feitas a partir de material reciclado com base de madeira nas dimensões (329x483mm).
Pertinência e correção do conteúdo de química.
Criatividade, facilidade compreensão, forma de abordagem.
a)Modelos atômicos;
b)Estruturas de macromoléculas orgânicas: ácidos graxos e/ou glicidios;
c)Polímeros
Criação de uma paródia musical ou uma poesia sobre a temática apresentada.
Peças artísticas que retratem e facilitem a compreensão do fenômeno químico a ser abordado.
Paródias: CD com a gravação de vídeo com o(s) autor(es) e/ou apoiador(es) cantando a paródia de músicas, poemas populares, ou canções autorais sobre a temática abordada.
Acompanhado de arquivo em formato “doc” com a letra da paródia e a melodia/música usada na paródia.
Poesia: Arquivo no formato "doc" com o poema.
Pertinência e correção do conteúdo de química.
Criatividade, facilidade de compreensão, forma de abordagem.
Qualquer conteúdo previsto nos PCN’s da disciplina de química do ensino médio.
Criação de um vídeo sonorizado de animação com massinha de modelar sobre a temática apresentada.
Peças artísticas que retratem e facilitem a compreensão do fenômeno químico a ser abordado.
CD com a gravação do vídeo (pode ser produzido em celular) com 1 minuto de tempo mínimo e 5 minutos de máximo com técnicas artísticas como “Stop motion” ou animação.
Produção de GIF’s entra nessa categoria. Arquivo com a foto dos autores.
Pertinência e correção do conteúdo de química.
Criatividade, facilidade de compreensão, forma de abordagem.
Ligações químicas
Caricaturas humorísticas de ícones das ciências exatas, preferencialmente ligados à química. A caricatura deve conter alusões ou referencias humorísticas as descobertas e/ou contribuições do caricato à ciência.
Peça gráfica tipo caricatura humorística no tamanho A3 em papel couchê 120g com margem de segurança de 6mm se feitas digitais ou em A3 sulfite 180g com margem de segurança de 6mm contendo algum fato histórico da química, como o descobrimento de elementos, retratados de forma incomum.
Pertinência e correção do conteúdo de química. Criatividade, facilidade de compreensão, forma de abordagem.
Cientistas famosos.
Jogos de cartas, tabuleiro ou jogos eletrônicos sobre temáticas desenvolvidas no estudo da química apresentada.
Peças artísticas que retratem e facilitem a compreensão do fenômeno químico a ser abordado.
Apresentação do jogo com tabuleiro, peças e/ou cartas devidamente estilizado e um cd com arquivo no formato ‘doc’ com as regras do jogo e com arquivos contendo as ilustrações usadas na confecção do jogo. O referido jogo deve estar apto para uso.
Jogos eletrônicos: CD com o arquivo do jogo habilitado para rodar em PC com configurações corriqueiras e arquivo no formato ‘doc’ com as regras do jogo e com arquivos contendo as ilustrações usadas na confecção do jogo. O referido jogo deve estar apto para uso.
Pertinência e correção do conteúdo de química.
Criatividade, facilidade de compreensão, forma de abordagem.
Qualquer conteúdo previsto nos PCN’s da disciplina de química do ensino médio.