COORDENADOR PEDAGÓGICO

Prof. Dr. Róger Luís Albernaz De Araujo
roger@pelotas.ifsul.edu.br




COORDENADOR ADJUNTO

Dr. Alberto D’Ávila Coelho
albercoelho@terra.com.br




=== LINHA 1 ===
INSERÇÃO SOCIAL:
TRABALHO, CULTURA E TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Enfatiza os estudos aplicados à educação básica que abarcam a dinâmica de composição dos processos sociais em três dimensões: a relação entre educação no contexto escolar e extraescolar, ou seja, o mundo do trabalho e os movimentos culturais e sociais; a relação educativa das ações coletivas e do trabalho como elementos constitutivos da cultura; e a relação das tecnologias inseridas na sociedade, e seus reflexos no mundo do trabalho, na educação básica e nos movimentos culturais.

Profa. Dra. Adriana Duarte Leon
adriana.adrileon@gmail.com
Interesses: Desenvolve estudos na área de educação, com ênfase em história da educação, ensino de história e formação docente. Líder do Grupo de Pesquisa GPHEDo – História, Educação e Docência IFSUL/CNPq/IFSUL.

Profa. Dra. Clóris Maria Freire Dorow
clorismf.dorow@gmail.com
Interesses: Desenvolve pesquisas que estão centradas na Linguística aplicada e ensino e tem como arcabouço teórico a Análise de Discurso de Michel Pêcheux. Os temas em que centraliza seu trabalho são: discurso pedagógico, discurso jurídico, discurso sobre corpo e voz, discurso sobre histórias infantis, assim como as questões de gênero. Líder do grupo de pesquisa : Análise de Discurso e Ensino CNPq/IFSul.

Profa. Dra. Denise Nascimento Silveira
silveiradenise13@gmail.com
Interesses: Pesquisa na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente na formação de professores, ensino de ciências e matemática, estágios, educação. Líder na UFPel do grupo de pesquisa da PUC-RS - Formação de Professores, Licenciaturas e Práticas Pedagógicas.

Profa. Dra. Fabiana Celente Montiel
fabianamontiel@ifsul.edu.br
Interesses: Desenvolve pesquisa na área da Educação Física e Educação com foco na formação e atuação de docentes e demais servidores/as da Educação, a partir de pressupostos freirianos. Vice-líder do GEFEsc - Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Física Escolar, e integrante do Grupo de Pesquisa Estudos Marxistas em Educação CNPq/IFSul.

Prof. Dr. Guilherme Ribeiro Rostas
guilhermerostas@ifsul.edu.br
Interesses: Estuda os modos de intervenção no plano da Educação atento às práticas (pedagógicas, estéticas e artísticas) disparadoras de saberes e subjetividades no encontro de corpos-interatores, um pensamento que articula Arte e Filosofias da Diferença. É líder do Grupo de Pesquisa Educação e Contemporaneidade: experimentações com arte e filosofia - EXPERIMENTA/ CNPq/ IFSUL e membro do ArteVersa - Grupo de Estudo e Pesquisa em Arte e Docência - CNPq/FACED/UFRGS.

Profa. Dra. Luciane Albernaz de Araujo Freitas
lucianel1968@gmail.com
Interesses: Desenvolve estudos na área da Educação, Trabalho e Tecnologia priorizando temas que envolvam desigualdade social, educação propedêutica e ou profissional, políticas (públicas) sociais voltadas para o mundo do trabalho e ou inclusão social. Articula seus estudos a partir dos pressupostos do materialismo histórico e dialético. Vice-líder do Grupo de Pesquisa Discurso Pedagógico CNPq/ IFSUL.

Profa. Dra. Márcia Helena Sauaia Guimarães Rostas
marciarostas@ifsul.edu.br
Interesses: Desenvolve estudos na área da Educação, Trabalho e Tecnologia priorizando temas que envolvem desigualdade racial e de gênero, minorias sociais, Educação Popular, Cultura e políticas públicas. Articula seus estudos a partir dos pressupostos do materialismo histórico e dialético. Líder do GP Discurso Pedagógico CNPq/ IFSUL.



=== LINHA 2 ===
INTERVENÇÕES NO ESPAÇO-TEMPO DA EDUCAÇÃO BÁSICA:
FILOSOFIA, ARTE E TECNOLOGIAS

Aborda a constituição de práticas pedagógicas que possam vir a intervir no território da educação, sustentando-se nos campos da filosofia, da arte e da tecnologia, partindo de um tempo-espaço específico: o presente. Interessa-se pela experiência como disparadora de processos de formação; problematiza a noção de cultura e investiga os componentes políticos e éticos nos modos de subjetivação atuais e suas formas de expressão.

Prof. Dr. Alberto D’Ávila Coelho
albercoelho@terra.com.br
Interesses: Estuda os modos de intervenção no plano da Educação atento às práticas (pedagógicas, estéticas e artísticas) disparadoras de saberes e subjetividades no encontro de corpos-interatores, um pensamento que articula Arte e Filosofias da Diferença. É líder do Grupo de Pesquisa Educação e Contemporaneidade: experimentações com arte e filosofia - EXPERIMENTA/ CNPq/ IFSUL e membro do ArteVersa - Grupo de Estudo e Pesquisa em Arte e Docência - CNPq/FACED/UFRGS.

Profa. Dra. Ângela Dillman Nunes Bicca
angela.bicca@hotmail.com
Interesses: Investiga, valendo-se de Michel Foucault, diferentes processos educativos que se processam dentro e fora dos espaços acadêmicos e escolares. Líder do Grupo de Estudos em Educação e Cultura IFSul/CNPq.

Profa. Dra. Bárbara Hees Garré
barbaragarre@gmail.com
Interesses: Estuda sobre diferentes processos de subjetivação atrelados ao campo da educação. Atua em pesquisas que tenham aderência aos estudos foucaultianos e que possibilitem interlocuções entre o campo da filosofia, os artefatos culturais e a produção de subjetividades. Líder do GEFE (Grupo de Pesquisa Estudos Foucaultianos em Educação) do IFSUL/CNPq e Pesquisadora do Grupo de Estudos em Educação, Cultura, Ambiente e Filosofia da FURG.

Profa. Dra. Danielle Müller de Andrade
danielleandrade@ifsul.edu.br
Interesses: Desenvolve estudos no campo da Educação, Educação Física e Educação Ambiental, com foco na formação de professores/as e de educadores/as ambientais, bem como nas práticas pedagógicas voltadas ao desenvolvimento da Educação Estético-Ambiental e da Educação Física em contextos escolarizados. Líder do Grupo de Pesquisa GEPTEA – GP Transdisciplinar em Educação Ambiental e pesquisadora do GP Eco-estética: Grupo Interinstitucional e Transcultural de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Estético-Ambiental.

Prof. Dr. Rafael Montoito Teixeira
xmontoito@ig.com.br
Interesses: Estuda diferentes metodologias e práticas atinentes ao ensino de Matemática, com destaque para as possíveis inter-relações existentes entre ela e a Literatura; em âmbito mais geral, investiga o cenário escolar utilizando, preferencialmente, referenciais pós-modernos. Líder do Grupo de Estudos em Narrativas e Educação na Pós-modernidade CNPq/IFSUL.

Prof. Dr. Róger Luís Albernaz De Araujo
roger.albernaz@gmail.com
Interesses: Articula os referenciais da Filosofia da Diferença com a Literatura, a Tecnologia e a Educação. Utiliza o Método Maquinatório de Pesquisa como modo de experimentação de procedimentos de invenção. Tensiona maquinações no funcionamento de procedimentos didático-tradutórios de uma poética da aula e da pesquisa. Líder do Grupo Maquinações CNPq/IFSul; membro da Rede de Pesquisa Escrileituras da Diferença Filosofia-Educação (UFRGS).



=== LINHA 3 ===
TECNOLOGIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO BÁSICA:
PROCESSOS DE FORMAÇÃO


Estuda os processos de formação docente, métodos e tecnologias educacionais. Inclui estudos acerca da inserção das tecnologias na dinâmica das ações pedagógicas nas instituições de ensino básico, investigando, experimentando e implementando novas formas de ensinar e aprender, como forma de ampliar a atuação e a inserção social das pesquisas aplicadas à educação.

Profa. Dra. Cristhianny Bento Barreiro
cristhiannybarreiro@ifsul.edu.br
Interesses: Desenvolve pesquisas que têm como foco o desenvolvimento profissional docente e os saberes que vão constituindo suas práticas, tendo como fundamento as pesquisas (auto)biográficas e narrativas. Atualmente, tem como tema central de seus estudos a profissionalização de professores que atuam na Educação Profissional e Tecnológica. É líder do Grupo de Estudos Narrativos em Educação – GENE, IFSul/CNPq.

Prof. Dr. Glaucius Décio Duarte
glauciusduarte@ifsul.edu.br
Interesses: Desenvolve pesquisas envolvendo tecnologias aplicadas à geração e gestão de sistemas virtuais de aprendizagem, modelagem do conhecimento, políticas de publicações científicas, desenvolvimento de materiais didáticos e de aprendizagem. Investiga os múltiplos aspectos do mundo contemporâneo, utilização de dispositivos móveis em sala de aula e a gestão de ferramentas computacionais de ensino e aprendizagem. Líder do Grupo de Pesquisas em Gestão do Conhecimento (GPGECO).


Profa. Dra. Cinara Ourique do Nascimento
cinaraourique@gmail.com
Interesses: Desenvolve pesquisas na área de Tecnologias da Informação e Comunicação aplicadas à educação, simuladores, jogos digitais e educação a distância com ênfase na educação científica e tecnológica. Investiga o uso de tecnologias educacionais e da educação a distância no ensino de ciência e tecnologia.

Prof. Dr. Igor Radtke Bederode
igorbederode@ifsul.edu.br
Interesses: Desenvolve pesquisas sobre as diversas tecnologias educacionais no contexto da conectividade, mobilidade e ubiquidade, embasadas em teorias que enfocam processos de aprendizagem e de ensino, de trabalho colaborativo e de desenvolvimento cognitivo ligado a aprendizagem mediada por tecnologias, nas modalidades presencial, a distância e híbrida, bem como, investiga os processos de formação docente na era tecnológica, tendo o Pensamento Complexo de Morin como fundamento teórico, epistemológico e metodológico de suas investigações. É um dos líderes do GP TEDCOM: Tecnologias Educacionais na Conectividade e Mobilidade.

Prof. Dr. Luis Otoni Meireles Ribeiro
luis.otoni@gmail.com
Interesses: Desenvolve pesquisas na área de TICs aplicadas à educação e a mediação tecnológica; estuda o uso da robótica educacional, de simuladores e laboratórios virtuais no contexto da conectividade, mobilidade e ubiquidade; pesquisa de design educacional, considerando os elementos da linguagem visual, multimídia. Líder do GP TEDCOM: Tecnologias Educacionais na Conectividade e Mobilidade.

Atualizado em: 30 ago. 2023