COORDENADOR PEDAGÓGICO

Prof. Dr. Róger Luís Albernaz De Araujo
roger@pelotas.ifsul.edu.br




COORDENADOR ADJUNTO

Dr. Alberto D’Ávila Coelho
albercoelho@terra.com.br




=== LINHA 1 ===
INSERÇÃO SOCIAL:
TRABALHO, CULTURA E TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Enfatiza os estudos aplicados à educação básica que abarcam a dinâmica de composição dos processos sociais em três dimensões: a relação entre educação no contexto escolar e extraescolar, ou seja, o mundo do trabalho e os movimentos culturais e sociais; a relação educativa das ações coletivas e do trabalho como elementos constitutivos da cultura; e a relação das tecnologias inseridas na sociedade, e seus reflexos no mundo do trabalho, na educação básica e nos movimentos culturais.

Profa. Dra. Adriana Duarte Leon
adriana.adrileon@gmail.com
Interesses: Licenciada em Pedagogia e em História com Mestrado em Educação (UFPel) e Doutorado em Educação (UFMG). Desenvolve estudos na área de educação, com ênfase em História da Educação, profissão e formação docente.

Profa. Dra. Cleoni Maria Barboza Fernandes
cleofernandes@terra.com.br
Interesses: Licenciada em Pedagogia. Doutorado em Educação pela UFRGS Pós-doutorado em Planejamento e Avaliação pela Universidade do Porto. Estuda políticas públicas. Formação de professores e práticas pedagógicas.

Profa. Dra. Clóris Maria Freire Dorow
clorisdorow@hotmail.com
Interesses: Possui doutorado em Letras na área de Análise de Discurso pela UCPEL; mestrado em Letras na área de Análise de Discurso pela UCPEL; Especialização em Literatura Brasileira pela FURG. Usou como materialidade discursiva, em sua dissertação e em sua tese, o discurso jurídico. Atualmente trabalha com o discurso pedagógico, com o discurso sobre corpo e voz, com o discurso sobre histórias infantis, assim como as questões de gênero. Participa do grupo de Pesquisa e Estudos do LEAD, na UCPEL. É coordenadora do Seminário de Análise de Discurso do IFSUL. É coordenadora da Pós Graduação Stricto Sensu em Linguagens Verbo/Visuais e Tecnologias, desde 2014.

Profa. Dra. Denise Nascimento Silveira
silveiradenise13@gmail.com
Interesses: Professora aposentada do IFSUL e professora da Universidade Federal de Pelotas, lotada no Instituto de Física e Matemática – Departamento de Matemática e Estatística. É pesquisadora do Grupo Formação de Professores, Licenciaturas e Práticas Pedagógicas. Atualmente é Coordenadora do Curso de Licenciatura em Matemática.

Profa. Dra. Luciane Albernaz de Araujo Freitas
lucianealbernaz@pelotas.ifsul.edu.br
Interesses: Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Católica de Pelotas, com habilitação: Supervisão Escolar, Magistério das Matérias Pedagógicas de Segundo Grau e Magistério em Classes de Excepcionais; Especialização em Metodologia do Ensino e Mestrado em Desenvolvimento Social, ambos pela Universidade Católica de Pelotas; Doutorado em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Estuda a Formação Docente, as Políticas Públicas em Educação bem como a Educação Ambiental, com ênfase na tríade Educação, Trabalho e Cultura, com aporte teórico do materialismo histórico e dialético, sobretudo nos estudos gramscianos; Líder do Grupo de Pesquisa Estudos Marxistas em Educação (EM_EDU) IFSul/CNPq.

Profa. Dra. Márcia Helena Sauaia Guimarães Rostas
mrostas@pelotas.ifsul.edu.br; marciarostas@ifsul.edu.br
Interesses: Licenciada em Pedagogia (UFMA), Mestre em Economia (UFPE) e Doutora em Linguística e Lingua Portuguesa (UNESP- Araraquara). Lider do GP Discurso Pedagógico. Desenvolve estudos na área da educação e Educação a Distância com ênfase na Educação, Trabalho, Cultura e políticas públicas. Articula seus estudos a partir dos pressupostos do materialismo histórico e dialético com base no pensamento marxista.



=== LINHA 2 ===
INTERVENÇÕES NO ESPAÇO-TEMPO DA EDUCAÇÃO BÁSICA:
FILOSOFIA, ARTE E TECNOLOGIAS

Aborda a constituição de práticas pedagógicas que possam vir a intervir no território da educação, sustentando-se nos campos da filosofia, da arte e da tecnologia, partindo de um tempo-espaço específico: o presente. Interessa-se pela experiência como disparadora de processos de formação; problematiza a noção de cultura e investiga os componentes políticos e éticos nos modos de subjetivação atuais e suas formas de expressão.

Prof. Dr. Alberto D’Ávila Coelho
albercoelho@terra.com.br
Interesses: Atua junto ao GP Educação e Contemporaneidade: experimentações com arte e filosofia. Vem se envolvendo com pesquisas que tratam da formação de professores, da arte contemporânea, das filosofias da diferença, problematizando os temas da experiência estética, da imagem e da tecnologia digital.

Profa. Dra. Ângela Dillman Nunes Bicca
angela.bicca@hotmail.com
Interesses: Pesquisadora do grupo de pesquisa Linguagens Verbais, Visuais e Tecnologia. Investiga, valendo-se dos Estudos Culturais de inspiração pós-moderna e pós-estruturalista, os modos como se aprende a viver em um mundo altamente tecnológico a partir das pedagogias que exercem para além dos limites escolares.

Profa. Dra. Bárbara Hees Garré
barbaragarre@gmail.com
Interesses: Licenciada em Pedagogia e doutora em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande/FURG. Atua em pesquisas que possibilitam interlocuções entre o campo da filosofia, os artefatos midiáticos e os processos de subjetivação, especialmente relacionados à juventude, que atravessam a educação na contemporaneidade. Trabalha, especialmente, com o filósofo francês Michel Foucault e autores que se situam na mesma perspectiva de estudos.

Prof. Dr. Rafael Montoito Teixeira
xmontoito@ig.com.br
Interesses: Possui mestrado e doutorado na área de Educação Matemática e suas principais pesquisas versam acerca das inter-relações entre Literatura e Matemática. Debruçando-se sobre as possíveis articulações entre a linguagem oral/escrita com a linguagem matemática, o mundo ficcional/imaginário com o mundo real/concreto e a dimensão afetiva com a dimensão racional, o pesquisador investe em novas formas de se apreender, compreender, ensiar e fazer Matemática, em diferentes níveis de ensino. Também se interessa por outras inter-relações com a Matemática, tais como as que se pode perceber/apreender em outras manifestações artísticas como, por exemplo, a pintura, o cinema, a confecção de mapas etc.

Prof. Dr. Róger Luís Albernaz De Araujo
roger@pelotas.ifsul.edu.br
Interesses: Articula referenciais que agenciam acontecimentos em um tempo cibercultural e imanentemente imagético, potencializando relações entre literatura, filosofia, tecnologia e educação, como forma de produzir modos de pensar/criar alternativas no/entre um território do currículo, do ensino-aprendizagem e do espaço-tempo de sala de aula.



=== LINHA 3 ===
TECNOLOGIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO BÁSICA:
PROCESSOS DE FORMAÇÃO


Estuda os processos de formação docente, métodos e tecnologias educacionais. Inclui estudos acerca da inserção das tecnologias na dinâmica das ações pedagógicas nas instituições de ensino básico, investigando, experimentando e implementando novas formas de ensinar e aprender, como forma de ampliar a atuação e a inserção social das pesquisas aplicadas à educação.

Profa. Dra. Ana Paula de Araujo Cunha
cpead.anapcunha@gmail.com
Interesses: Desenvolve pesquisas que transitam entre os campos da Educação e da Linguística Aplicada e cujo escopo abarca temas como: identidade, formação e profissionalização docente; mediação pedagógica em Ambiente Virtual de Aprendizagem; ensino-aprendizagem de línguas; além de questões pertinentes ao uso de Tecnologias Digitais em contexto educacional, incluindo a produção de Recursos Educacionais. Lidera o Grupo de Pesquisa Linguagens Verbo/Visuais e Tecnologias, certificado pelo IFSul e registrado no CNPq.

Profa. Dra. Cristhianny Bento Barreiro
crisbarreiro@pelotas.ifsul.edu.br
Interesses: Líder do Grupo de Estudos Narrativos em Educação. Atua em pesquisas que utilizam as narrativas como fonte de informações. Atualmente tem como foco o desenvolvimento profissional e os saberes que vão constituindo as práticas de cada um com o objetivo de potencializar a criação de si.

Prof. Dr. Glaucius Décio Duarte
glaucius@pelotas.ifsul.edu.br
Interesses: Desenvolve pesquisas envolvendo tecnologias aplicadas à geração e gestão de sistemas virtuais de aprendizagem, modelagem do conhecimento, políticas de publicações científicas, incluindo o desenvolvimento de materiais didáticos e de aprendizagem. Investiga os múltiplos aspectos do mundo contemporâneo, incluindo a utilização de dispositivos móveis em sala de aula e a gestão de ferramentas computacionais de ensino e aprendizagem. Líder do Grupo de Pesquisas em Modelagem do Conhecimento (GPMOC).
AVA-GDD

Prof. Dr. Luis Otoni Meireles Ribeiro
luis.otoni@gmail.com
Interesses: Desenvolve pesquisas na área de Tecnologias da Informação e Comunicação aplicadas à educação, simuladores, jogos digitais e educação a distância com ênfase na educação científica e tecnológica. Investiga o uso de tecnologias educacionais e da educação a distância no ensino de ciência e tecnologia.

Prof. Dr. Jair Jonko Araujo
jairjonko@gmail.com
Interesses: Graduado (UFPel) e Mestrado (UFRGS), em Ciência da Computação, com Doutorado em Educação (UFPel). Participa dos Grupos de pesquisa Educação, Ciência e Tecnologia (IFSul), Gestão, Currículo e Políticas Educativas (UFPel) e do Grupo de Estudos sobre Docência e Educação Básica (UFPel). Desenvolve estudos em políticas educacionais e curriculares, processos de gestão e avaliação educacional e seus desdobramentos em diferentes áreas educacionais (em especial na EPT) com aporte, preferencialmente, de autores pós-estruturalistas.

Atualizado em: 01 set. 2020