Indicadores de integração

Os maiores indicadores de integração dizem respeito ao foco de seu trabalho de investigação ser sua própria prática. As pesquisas têm focado diretamente as angústias, as percepções e as necessidades que estes alunos(profissionais), que realizam sua formação neste curso de mestrado profissional, trazem de suas experiências anteriores, gerando conhecimentos e produtos diretamente aplicáveis ao seu fazer profissional.

Hoje, um temos, de fato um Programa Profissional de Educação e Tecnologia que supre perfeitamente nossas expectativas e, inclusive nossos desejos. Aprendemos com essa construção dos Mestrados Profissionais que podemos fazer pesquisa aplicada com capacidade de intervenção no contexto escolar da educação básica. Aprendemos e continuamos a aprender, que podemos fazer uma grande diferença nesse contexto, aliando a educação à tecnologia, como forma de propor novas ações de inserção da pesquisa na realidade da sociedade que nos cerca.

Conquistamos parcerias com a educação estadual e municipal. Articulamos a criação de uma Licenciatura em Computação. Articulamos ações de ensino, via PIBID, a partir da aplicação de pesquisas produzidas em nosso Mestrado Profissional em Educação e Tecnologia.

Temos várias ações simultâneas que tomaram corpo e forma em 2017, com efeito em discussões curriculares no ensino médio e fundamental do município. Projetos com a educação infantil com a produção de Objetos Educacionais Inteligentes direcionados a constituição de uma dimensão digital dos blocos lógicos. Isso, para ilustrar uma iniciativa que congrega o que hoje acreditamos, enquanto coletivo pensante seja nossa função no contexto da inserção social da educação e da tecnologia como dispositivo de intervenção, no sentido da qualificação do ensino básico brasileiro.

Hoje temos a possibilidade de articularmos pesquisas com maior tempo de duração, vislumbrando a possibilidade de um planejamento que ultrapasse o curto prazo e possa operar no médio e longo prazo; pesquisas que possam articular-se entre si, no sentido de pensar novos percursos, outros desafios, perspectivas de inovação tecnológica, que possam efetivamente ser aplicadas no contexto da educação básica em toda sua extensão, inclusive em um processo de formação dos professores da rede estadual e municipal.


Estágios profissionais

Não aconteceram estágios. A quase totalidade dos alunos já atua na profissão e realiza sua formação em paralelo com as atividades profissionais.
Atualizado por webmaster em 11jul2018