Intercâmbios Nacionais

O Programa tem realizado pesquisas entre grupos de pesquisa, o que propicia que os alunos convivam com participantes de grupos de outras instituições nacionais. Atualmente, há projeto desenvolvido conjuntamente pelo Grupo GENE, coordenado pela Dra. Maria Helena Menna Barreto Abrahão da PUCRS em colaboração com a UFG, UFPEL e UERJ, financiado pelo Edital Universal do CNPq.

Ademais, docentes do Programa participam de grupos de pesquisas certificados pelo IFSul, bem como de grupos certificados por outras instituições de Ensino Superior brasileiras, com fomento, especialmente em termos de concessão de bolsas CNPq e FAPERGS.

Projeto interinstitucional: Fortalecimento do Grupo de Pesquisa CNPq/PUCRS “Formação de Professores, licenciaturas e práticas pedagógicas”, com a inserção da Profa. Dra. Elane Chaveiro Soares e seu grupo de pesquisa, da Universidade Federal de Mato Grosso. As coordenações locais tiveram um papel fundamental para o andamento da pesquisa. A inserção no campo empírico inicialmente com acesso aos Projetos de Curso – dos Cursos pesquisados foi realizada sem dificuldade de obtenção dos referidos projetos.

No processo de operacionalização do PPC foi possível constatar uma superação de escritura cartorial das ações propostas, as quais foram visibilizadas em entrevistas com coordenadores, professores e formandos. Permanece ainda, especialmente, a necessidade de investir na territorialização do estágio curricular supervisionado e do TCC com maior inserção na Escola Básica em relações de parceria entre a Universidade e a Escola. Práticas de Ensino trouxeram uma qualificação diferenciada para a relação com a Escola por meio do PIBID, Mais Educação e Novos Talentos que estão a exigir um estudo para discutir a relação Universidade-Escola Básica na Formação Inicial e Continuada em uma instância de investigação em parceria e diálogo formação específica-formação pedagógica.

O Programa tem realizado pesquisas entre grupos de pesquisa, o que propicia que os alunos convivam com participantes de grupos de outras instituições nacionais. Ademais, docentes do Programa participam de grupos de pesquisas certificados pelo IFSul, bem como de grupos certificados por outras instituições de Ensino Superior brasileiras, o que tem inclusive possibilitado estágios de pós-doutoramento e composição de redes de pesquisa.


Intercâmbios Internacionais

O Programa tem buscado a realização sistemática de intercâmbios institucionais com outros países, atento aos movimentos de internacionalização da Pós-graduação no Brasil. Estas atividades tem se dado através da relação entre os Grupos de Pesquisa do Brasil e Grupos de Pesquisa da Colômbia, Universidad de Antioquia, Medelin. As pesquisas desenvolvidas em conjunto confluiram em Convênio assinado entre o IFSUL e UdeA, em 2011 e incentivou o atual intercâmbio discente entre alunos de Mestrado, com fluxo do Brasil para a Colômbia e da Colômbia para o Brasil.

As atividades de intercâmbio tem se dado também pela participação de professores no Grupo de Pesquisa GICEA Grupo de Investigación Interdisciplinario Cuerpo, Educación y Arte que constitui o CICES - Centro Interdisciplinario Cuerpo, Educación y Sociedad, juntamente com profesores da Universidad Nacional de La Plata, Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación e Universidad de Buenos Aires, Instituto Universitario Nacional de Artes (Profa. Marina Tampini), Argentina na realização de pesquisas conjuntas. Também em atividades acadêmicas conjuntas com a Silvia Duschatzky, da FLACSO, Fundación Latinoamericana en Ciencias Sociales, Buenos Aires, Argentina.

Atualizado por webmaster em 11jul2018