Estrutura Curricular
A estrutura curricular do curso é composta por seminários regulares, avançados, especiais, de orientação
de projeto e dissertação, leituras dirigidas, práticas de pesquisa e atividade orientada de docência no
Ensino Superior.
Para concluir o curso, o aluno deve cursar um mínimo de 24 créditos, sendo destes, 12
em seminários regulares obrigatórios: Metodologia de Pesquisa em Educação, Metodologias de Ensino na
Sociedade do Conhecimento, Tecnologias Aplicadas à Educação e Linguagens e Tecnologias na
Contemporaneidade.
Tal exigência visa a garantir o perfil formativo pretendido por este curso. O curso
oferta semestralmente diferentes Seminários Avançados (2 a 4 créditos) que buscam tratar de
conhecimentos referentes às áreas específicas das Linhas de Pesquisa e das especialidades temáticas,
resgatando o conhecimento acumulado e, ao mesmo tempo, colocando-o em sintonia com os avanços
científicos e tecnológicos atuais.
Além disso, há o esforço por ofertar também Seminários Especiais (1 a 3
créditos) que tratem de temáticas e problemáticas especiais, particulares a um determinado campo do
conhecimento, muitas vezes envolvendo questões teórico-metodológicas relativas à pesquisa, podendo-se
contar com pesquisadores convidados a atender alguma demanda especial.
Os alunos podem também
cursar Leituras Dirigidas (2 créditos) que objetivam a análise detalhada de uma obra ou autor, ou de
pequeno conjunto de obras ou autores, com vistas ao aprofundamento teórico em determinado campo do
conhecimento necessário ao desenvolvimento de projetos de conclusão do Curso, além de poderem
engajar-se em Práticas de Pesquisa (02 créditos), cujo foco é a investigação propriamente dita, sendo esta
oferta vinculada a projetos desenvolvidos no âmbito dos Grupos de Pesquisa.
O aluno participa de
seminário destinado a construção de projeto de dissertação, no primeiro e segundo semestres, e de
seminário destinado à pesquisa, no terceiro e quarto semestres. Nestes seminários, não há o cômputo de
créditos. Após a avaliação quadrienal, foi possível desenvolver um processo de avaliação, que culminou
com a ampliação das linhas de pesquisa de duas(2) para três(3).
Mas, isso não é um movimento de
simples ampliação, mas uma possibilidade, após ampla discussão colegiada, de produzir ações de
qualificação e consolidação da função de um programa profissional de educação e sua necessidade de
articulação propositiva com a educação básica, com a qual está envolvido.
Assim, a partir de março de
2018 tem-se como linhas de pesquisa:
LINHA 1:
INSERÇÃO SOCIAL:
TRABALHO, CULTURA E TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Enfatiza os estudos aplicados à educação básica que abarcam a dinâmica de composição dos processos sociais
em três dimensões: a relação entre educação no contexto escolar e extraescolar, ou seja, o mundo do
trabalho e os movimentos culturais e sociais; a relação educativa das ações coletivas e do trabalho como
elementos constitutivos da cultura; e a relação das tecnologias inseridas na sociedade, e seus reflexos no
mundo do trabalho, na educação básica e nos movimentos culturais.
LINHA 2:
INTERVENÇÕES NO ESPAÇO-TEMPO DA EDUCAÇÃO BÁSICA:
FILOSOFIA, ARTE E TECNOLOGIA
Aborda a constituição de práticas pedagógicas que possam vir a intervir no território da educação,
sustentando-se nos campos da filosofia, da arte e da tecnologia, partindo de um tempo-espaço específico: o
presente. Interessa-se pela experiência como disparadora de processos de formação; problematiza a noção de
cultura e investiga os componentes políticos e éticos nos modos de subjetivação atuais e suas formas de
expressão.
LINHA 3:
TECNOLOGIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO BÁSICA:
PROCESSOS DE FORMAÇÃO
Estuda os processos de formação docente, métodos e tecnologias educacionais. Inclui estudos acerca da
inserção das tecnologias na dinâmica das ações pedagógicas nas instituições de ensino básico, investigando,
experimentando e implementando novas formas de ensinar e aprender, como forma de ampliar a atuação e a
inserção social das pesquisas aplicadas à educação.
Desse modo, acreditamos que
podemos corrigir algumas fragilidades apontadas pela avaliação e explorar ainda mais os pontos
detectados como fortes e importantes. Ou seja, continuamos a tentar qualificar nossos processos internos,
como forma de qualificar a nossa relação externa com a comunidade da educação básica com a qual cada
vez mais estreitamos relações.
Experiências inovadoras de formação
Como outros cursos de Mestrado, o CMPET procura tornar o currículo flexível, fortalecendo a pesquisa e
abrindo-se aos mais diferentes interesses e temáticas. Assim, democratizam-se os enfoques, as linhas de
pesquisa e as ênfases teóricas em torno de algumas finalidades básicas, em conformidade com o
regimento do Curso.
Com isso, pretende-se questionar diferentes paradigmas de processos educacionais,
como forma de aprofundar a discussão teórica e prática no campo da educação, do trabalho e da
tecnologia. Pretende-se, também, promover intervenções que constituam intersecções contextualizadas
com o escopo profissional do docente em serviço, principalmente em questões relativas ao ensino
público.
O curso busca atingir este objetivo por meio da oferta de seminários que contemplem as mais diferentes
inquietações intelectuais, acadêmicas e profissionais da contemporaneidade:
- estudos de base;
- formação de professores;
- aprendizagem e conhecimento;
- reflexões sobre poder e subjetividade;
- estudos culturais e questões de gênero;
- políticas públicas;
- educação para as classes populares;
- educação para jovens e adultos;
- educação de portadores de necessidades especiais;
- análise do discurso pedagógico e identidades na cultura contemporânea;
- estudo e desenvolvimento de objetos de aprendizagem;
- educação profissional e tecnológica;
- novas tecnologias;
- educação a distância e mediações tecnológicas;
- e quaisquer tendências que habitem o ambiente da educação e da tecnologia, bem como ares que
potencializem intersecções inovadoras e criativas em nível de pós-graduação, extensão e
pesquisa.
Ensino à Distância
Não.
Atualizado por webmaster em 11jul2018