Estrutura Curricular

A estrutura curricular do curso é composta por seminários regulares, avançados, especiais, de orientação de projeto e dissertação, leituras dirigidas, práticas de pesquisa e atividade orientada de docência no Ensino Superior.

Para concluir o curso, o aluno deve cursar um mínimo de 24 créditos, sendo destes, 12 em seminários regulares obrigatórios: Metodologia de Pesquisa em Educação, Metodologias de Ensino na Sociedade do Conhecimento, Tecnologias Aplicadas à Educação e Linguagens e Tecnologias na Contemporaneidade.

Tal exigência visa a garantir o perfil formativo pretendido por este curso. O curso oferta semestralmente diferentes Seminários Avançados (2 a 4 créditos) que buscam tratar de conhecimentos referentes às áreas específicas das Linhas de Pesquisa e das especialidades temáticas, resgatando o conhecimento acumulado e, ao mesmo tempo, colocando-o em sintonia com os avanços científicos e tecnológicos atuais.

Além disso, há o esforço por ofertar também Seminários Especiais (1 a 3 créditos) que tratem de temáticas e problemáticas especiais, particulares a um determinado campo do conhecimento, muitas vezes envolvendo questões teórico-metodológicas relativas à pesquisa, podendo-se contar com pesquisadores convidados a atender alguma demanda especial.

Os alunos podem também cursar Leituras Dirigidas (2 créditos) que objetivam a análise detalhada de uma obra ou autor, ou de pequeno conjunto de obras ou autores, com vistas ao aprofundamento teórico em determinado campo do conhecimento necessário ao desenvolvimento de projetos de conclusão do Curso, além de poderem engajar-se em Práticas de Pesquisa (02 créditos), cujo foco é a investigação propriamente dita, sendo esta oferta vinculada a projetos desenvolvidos no âmbito dos Grupos de Pesquisa.

O aluno participa de seminário destinado a construção de projeto de dissertação, no primeiro e segundo semestres, e de seminário destinado à pesquisa, no terceiro e quarto semestres. Nestes seminários, não há o cômputo de créditos. Após a avaliação quadrienal, foi possível desenvolver um processo de avaliação, que culminou com a ampliação das linhas de pesquisa de duas(2) para três(3).

Mas, isso não é um movimento de simples ampliação, mas uma possibilidade, após ampla discussão colegiada, de produzir ações de qualificação e consolidação da função de um programa profissional de educação e sua necessidade de articulação propositiva com a educação básica, com a qual está envolvido.

Assim, a partir de março de 2018 tem-se como linhas de pesquisa:

Desse modo, acreditamos que podemos corrigir algumas fragilidades apontadas pela avaliação e explorar ainda mais os pontos detectados como fortes e importantes. Ou seja, continuamos a tentar qualificar nossos processos internos, como forma de qualificar a nossa relação externa com a comunidade da educação básica com a qual cada vez mais estreitamos relações.


Experiências inovadoras de formação

Como outros cursos de Mestrado, o CMPET procura tornar o currículo flexível, fortalecendo a pesquisa e abrindo-se aos mais diferentes interesses e temáticas. Assim, democratizam-se os enfoques, as linhas de pesquisa e as ênfases teóricas em torno de algumas finalidades básicas, em conformidade com o regimento do Curso.

Com isso, pretende-se questionar diferentes paradigmas de processos educacionais, como forma de aprofundar a discussão teórica e prática no campo da educação, do trabalho e da tecnologia. Pretende-se, também, promover intervenções que constituam intersecções contextualizadas com o escopo profissional do docente em serviço, principalmente em questões relativas ao ensino público.

O curso busca atingir este objetivo por meio da oferta de seminários que contemplem as mais diferentes inquietações intelectuais, acadêmicas e profissionais da contemporaneidade:

Ensino à Distância

Não.
Atualizado por webmaster em 11jul2018