Mestrado Profissional em Educação e Tecnologia (MPET)
INTRODUÇÃO À MODELAGEM CONCEITUAL
DO CONHECIMENTO HUMANO
Atualizado por webmaster em 03 de setembro de 2012
Professor:
Glaucius Décio Duarte
glaucius@pelotas.ifsul.edu.br
Ementa:
Teorias da aprendizagem e a construção do conhecimento humano. Aspectos filosóficos e científicos do
conhecimento humano. Representação do conhecimento humano por meio de mecanismos gráficos. Desenvolvimento
colaborativo de modelos conceituais representativos do conhecimento humano.
Link para acessar a página do seminário
Bibliografia:
ARISTÓTELES.
Organon - V Tópicos. Lisboa: Guimarães Editores, 1987.
ASSMANN, S. J.
Filosofia. CAD/UFSC: Florianópolis, 2006.
AUSUBEL, D. P.
Aquisição e retenção de conhecimentos - uma perspectiva cognitiva. Lisboa: Plátano Edições Técnicas, 2003. Tradução de The acquisition and retention of knowledge: a cognitive view. (2000). Kluwer Academic Publishers.
AUSUBEL, D. P.; NOVAK, J. D.; HANESIAN, H.
Educational psychology. New York: Holt, Rinehart and Winston, 1978. Publicado em português pela Editora Interamericana, Rio de Janeiro, 1980.
DAMÁSIO, A. R.
Erro de Descartes - emoção, razão e o cérebro humano. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
HERCULANO, J. P.
Pedagogia espírita. 1. ed. São Paulo: EDICEL, 1985.
KARDEC, A.
O evangelho segundo o espiritismo. 120. ed. Rio de Janeiro: FEB, 1994.
KREEFT, P.
Sócrates e Jesus: O debate. São Paulo: Editora Vida, 2006.
LEFRANÇOIS, G. R.
Teorias da aprendizagem. São Paulo: Cengage Learning, 2008.
MASINI, E. F. S.; MOREIRA, M. A.
Aprendizagem significativa - condições para ocorrências e lacunas que levam a comprometimentos. São Paulo: Vetor, 2008.
MATURANA, H. R.; VARELA, F. J.
A árvore do conhecimento - as bases biológicas da compreensão humana. São Paulo: Palas Athenas, 2001.
MATURANA, H. R.
Da biologia à psicologia. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
MOREIRA, M. A.; MASINI, E. F. S.
Aprendizagem significativa - a teoria de David Ausubel. 2 ed. São Paulo: Centauro, 2011.
MOREIRA, M. A.
Mapas conceituais e aprendizagem significativa. São Paulo: Centauro, 2010.
MOREIRA, M. A.
Teorias da aprendizagem. 2 ed. São Paulo: EPU, 2011.
NOVAK, J. D.; GOWIN, D. B.
Aprender a aprender. Lisboa: Plátano Edições Técnicas, 1996. Tradução de Learning how to learn (1984). Ithaca, N.Y.: Cornell University Press.
PESSANHA, J. A. M.
Os pensadores - Platão. São Paulo: Nova Cultural, 1991.
PIAGET, J. W. F.
A epistemologia genética - sabedoria e ilusões da filosofia - problemas de psicologia genética. São Paulo: Abril Cultural, 1978.
PIAGET, J. W. F.; INHELDER, B.
A psicologia da criança. Rio de Janeiro: Difel, 2003.
STERNBERG, R. J.
Psicologia cognitiva. Porto Alegre: ARTMED, 2000.
TOOLE, E.
O poder do agora. Cascais: Pergaminho, 2001.
VYGOTSKI, L.
Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1988.
WALTER, I.
Steve Jobs - biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
XAVIER, F. C.
A caminho da luz - história da civilização à luz do Espiritismo. Ditada pelo Espírito Emmanuel. 22. ed. Rio [de Janeiro]: FEB, 1996.