Mestrado Profissional em Educação e Tecnologia (MPET)

INTRODUÇÃO À MODELAGEM CONCEITUAL
DO CONHECIMENTO HUMANO

Atualizado por webmaster em 03 de setembro de 2012


Professor: Glaucius Décio Duarte
glaucius@pelotas.ifsul.edu.br




Ementa:

Teorias da aprendizagem e a construção do conhecimento humano. Aspectos filosóficos e científicos do conhecimento humano. Representação do conhecimento humano por meio de mecanismos gráficos. Desenvolvimento colaborativo de modelos conceituais representativos do conhecimento humano.

Link para acessar a página do seminário

Bibliografia:

ARISTÓTELES. Organon - V Tópicos. Lisboa: Guimarães Editores, 1987.

ASSMANN, S. J. Filosofia. CAD/UFSC: Florianópolis, 2006.

AUSUBEL, D. P. Aquisição e retenção de conhecimentos - uma perspectiva cognitiva. Lisboa: Plátano Edições Técnicas, 2003. Tradução de The acquisition and retention of knowledge: a cognitive view. (2000). Kluwer Academic Publishers.

AUSUBEL, D. P.; NOVAK, J. D.; HANESIAN, H. Educational psychology. New York: Holt, Rinehart and Winston, 1978. Publicado em português pela Editora Interamericana, Rio de Janeiro, 1980.

DAMÁSIO, A. R. Erro de Descartes - emoção, razão e o cérebro humano. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

HERCULANO, J. P. Pedagogia espírita. 1. ed. São Paulo: EDICEL, 1985.

KARDEC, A. O evangelho segundo o espiritismo. 120. ed. Rio de Janeiro: FEB, 1994.

KREEFT, P. Sócrates e Jesus: O debate. São Paulo: Editora Vida, 2006.

LEFRANÇOIS, G. R. Teorias da aprendizagem. São Paulo: Cengage Learning, 2008.

MASINI, E. F. S.; MOREIRA, M. A. Aprendizagem significativa - condições para ocorrências e lacunas que levam a comprometimentos. São Paulo: Vetor, 2008.

MATURANA, H. R.; VARELA, F. J. A árvore do conhecimento - as bases biológicas da compreensão humana. São Paulo: Palas Athenas, 2001.

MATURANA, H. R. Da biologia à psicologia. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

MOREIRA, M. A.; MASINI, E. F. S. Aprendizagem significativa - a teoria de David Ausubel. 2 ed. São Paulo: Centauro, 2011.

MOREIRA, M. A. Mapas conceituais e aprendizagem significativa. São Paulo: Centauro, 2010.

MOREIRA, M. A. Teorias da aprendizagem. 2 ed. São Paulo: EPU, 2011.

NOVAK, J. D.; GOWIN, D. B. Aprender a aprender. Lisboa: Plátano Edições Técnicas, 1996. Tradução de Learning how to learn (1984). Ithaca, N.Y.: Cornell University Press.

PESSANHA, J. A. M. Os pensadores - Platão. São Paulo: Nova Cultural, 1991.

PIAGET, J. W. F. A epistemologia genética - sabedoria e ilusões da filosofia - problemas de psicologia genética. São Paulo: Abril Cultural, 1978.

PIAGET, J. W. F.; INHELDER, B. A psicologia da criança. Rio de Janeiro: Difel, 2003.

STERNBERG, R. J. Psicologia cognitiva. Porto Alegre: ARTMED, 2000.

TOOLE, E. O poder do agora. Cascais: Pergaminho, 2001.

VYGOTSKI, L. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1988.

WALTER, I. Steve Jobs - biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

XAVIER, F. C. A caminho da luz - história da civilização à luz do Espiritismo. Ditada pelo Espírito Emmanuel. 22. ed. Rio [de Janeiro]: FEB, 1996.