PERIODICIDADE DE SELEÇÃO: Anual.
VAGAS POR SELEÇÃO: Conforme Edital.
ÁREA DE CONCENTRAÇÃO
O curso de mestrado profissional em Educação e Tecnologia tem como área de concentração a Educação, uma vez que pretende
desenvolver estudos focando nas mediações que se realizam para que o processo educacional seja desenvolvido, seja através
de uma mediação linguística, estética, tecnológica, pedagógica, entre outras.
OBJETIVOS DO CURSO
• Formar profissionais qualificados para o exercício das atividades de ensino, pesquisa e extensão, a partir de saberes
ético-estéticos, docentes e tecnológicos, proporcionando o desenvolvimento da produção de conhecimento no campo da educação e
das tecnologias educacionais, visando atender demandas sociais, organizacionais e/ou profissionais da educação e da tecnologia,
com o intuito de prover ações de inserção e de intervenção no contexto social.
• Articular a formação ao campo profissional da educação, conforme resolução da CAPES, no que tange os Mestrados Profissionais,
como forma de desenvolver conhecimento para a sociedade, atendendo demandas específicas e de arranjos produtivos com vistas
ao desenvolvimento nacional, regional e/ou local.
• Desenvolver a capacitação profissional dos profissionais da área de educação, pelo provimento de uma articulação integrada entre
a formação docente e as tecnologias educacionais, compondo propostas de pesquisas aplicadas que possam produzir a inovação e a
qualificação contínua da educação básica.
PERFIL
Deseja-se formar profissionais-pesquisadores, a partir de saberes ético-estéticos, docentes e tecnológicos, com vistas à
atuação no campo da educação básica, capazes de realizar intervenções em suas próprias práticas, bem como no contexto
social no qual está inserido.
TOTAL DE CRÉDITOS PARA TITULAÇÃO
O curso prevê um mínimo de vinte e quatro (24) créditos que devem ser integralizados pelo aluno somando os doze (12)
créditos obrigatórios, que compõem a formação básica do perfil profissional, acrescida dos créditos referentes às
disciplinas eletivas. O currículo do curso está organizado por quatro disciplinas obrigatórias, responsáveis por uma
formação de base na área da educação; e, por um conjunto de seminários eletivos,que semestralmente são atualizados na
relação direta com o estado da arte das pesquisas dos professores-pesquisadores responsáveis; as disciplinas eletivas
visam a cobrir saberes que são considerados importantes na formação docente contemporânea. O aluno deverá cumprir a
etapa de defesa de qualificação de seu projeto de pesquisa, preferencialmente, antes do início do terceiro semestre,
ou seja, dentro dos primeiros doze (12) meses do curso, visto que o tempo máximo para a defesa de dissertação é de vinte
e quatro (24) meses.
LINHAS DE PESQUISA
LINHA 1: INSERÇÃO SOCIAL: TRABALHO, CULTURA E TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Enfatiza os estudos aplicados à educação básica que abarcam a dinâmica de composição dos processos sociais em três dimensões:
a relação entre educação no contexto escolar e extraescolar, ou seja, o mundo do trabalho e os movimentos culturais e sociais;
a relação educativa das ações coletivas e do trabalho como elementos constitutivos da cultura; e a relação das tecnologias
inseridas na sociedade, e seus reflexos no mundo do trabalho, na educação básica e nos movimentos culturais.
LINHA 2: INTERVENÇÕES NO ESPAÇO-TEMPO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: FILOSOFIA, ARTE E TECNOLOGIAS
Aborda a constituição de práticas pedagógicas que possam vir a intervir no território da educação, sustentando-se nos campos da
filosofia, da arte e da tecnologia, partindo de um tempo-espaço específico: o presente. Interessa-se pela experiência como
disparadora de processos de formação; problematiza a noção de cultura e investiga os componentes políticos e éticos nos
modos de subjetivação atuais e suas formas de expressão.
LINHA 3: TECNOLOGIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO BÁSICA: PROCESSOS DE FORMAÇÃO
Estuda os processos de formação docente, métodos e tecnologias educacionais. Inclui estudos acerca da inserção das tecnologias
na dinâmica das ações pedagógicas nas instituições de ensino básico, investigando, experimentando e implementando novas formas
de ensinar e aprender, como forma de ampliar a atuação e a inserção social das pesquisas aplicadas à educação.
OBJETIVOS DO CURSO
• Formar profissionais qualificados para o exercício das atividades de ensino, pesquisa e extensão, a
partir de saberes ético-estéticos, docentes e tecnológicos, proporcionando o desenvolvimento da produção
de conhecimento no campo da educação e das tecnologias educacionais, visando atender demandas sociais,
organizacionais e/ou profissionais da educação e da tecnologia.
• Articular a formação ao campo profissional da educação, conforme resolução da CAPES, no que tange os
Mestrados Profissionais, como forma de desenvolver conhecimento para a sociedade, atendendo demandas
específicas e de arranjos produtivos com vistas ao desenvolvimento nacional, regional e/ou local.
• Desenvolver a capacitação profissional pelo provimento de uma articulação integrada entre a formação
docente e as tecnologias educacionais, como forma de produzir a inovação e a qualificação contínua da
educação.
Perfil
Deseja-se formar profissionais-pesquisadores, a partir de saberes ético-estéticos, docentes e tecnológicos,
com vistas à atuação no campo da educação em um mundo contemporâneo, capazes de realizar intervenções em
suas próprias práticas e/ou numa dada realidade.
Total de Créditos para Titulação
O curso prevê um mínimo de 24 créditos que devem ser completados pelo aluno somando os 12 créditos
obrigatórios, que compõem a formação básica do perfil profissional a ser formado no curso, com créditos
eletivos. O currículo do curso é composto pelas quatro disciplinas obrigatórias e, inicialmente, por
quatorze seminários eletivos que visam a cobrir saberes que são considerados importantes na formação
docente contemporânea. O aluno deverá qualificar seu trabalho durante o segundo semestre do curso, tendo
em vista que o tempo máximo para a defesa em um mestrado profissional é de 24 meses.
Periodicidade de Seleção
Anual
Vagas por Seleção
Dependem da capacidade de orientação do corpo docente.
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