As Propriedades
|
Propriedades são atributos ou campos de componente. Propriedades podem ser definidas durante a execução ou no projeto através do Object Inspector. As propriedades controlam a forma como um componente se comporta e sua aparência em uma aplicação. Por exemplo, um botão é um componente que você pode adicionar a um form. Uma das muitas propriedades de um botão é a propriedade Caption. Definir a propriedade Caption altera o texto exibido no botão.
As
propriedades no Object Inspector variam para cada componente selecionado. A
tabela a seguir descreve a lista das propriedades utilizadas na maioria dos
componentes. Algumas propriedades são pertinentes apenas a alguns componentes e
não estão listadas aqui.
Propriedade |
Descrição |
Action |
Identifica o objeto de ação conectado ao controle. |
Align |
Determina como o controle é alinhado na área de seu controle progenitor:
|
Alignment |
Define o alinhamento do caption (rótulo) ou de algum outro texto que esteja no componente. |
Anchors |
Indica o lado do formulário em que o componente está conectado:
|
AutoSelect |
Determina se o texto é selecionado automaticamente quando o usuário mover-se até o componente Edit ou Memo utilizando tab (True/False). |
AutoSize |
Determina se um componente tem o tamanho reajustado automaticamente para acolher seu conteúdo (True/False). |
BiDiMode |
Oferece suporte a idiomas cuja grafia é escrita da direita para a esquerda (significa BiDirectional Mode – modo bidirecional):
|
BorderStyle |
Determina o tipo de borda exibido para um componente:
|
BorderWidth |
A largura da borda para controles de janela. |
Caption |
A legenda do controle. |
CharCase |
Determina se o estilo dos caracteres exibidos será: · ecNormal – misturadas; · ecLowerCase – minúsculas; · ecUpperCase -maiúsculas. |
Color |
Determina: · A cor de fundo de form; · A cor de um controle ou figura. |
Constraints |
Determina os tamanhos máximo e mínimo de um controle (ou de um formulário) durante operações de redimensionamento:
|
Ctl3D |
Determina se o controle possui um visual tridimensional. |
Cursor |
Determina a imagem que o ponteiro do mouse assume (tal como seta ou I-beam) quando passar por área coberta pelo componente. |
DockSite |
Indica se o controle de janela é uma instalação de ancoramento (True/False). |
DragCursor |
Determina a imagem que o cursor assume (tal como seta ou I-beam) quando passar por sobre um componente que aceite arrasto. |
DragKind |
Permite que se escolha entre arrastar e ancorar, se o modo de arrastamento for automático:
|
DragMode |
Determina se o comportamento de arrastar e soltar (permitindo arrastamento ou ancoragem, conforme especificado na propriedade DragKind) será ativado automaticamente:
|
Enabled |
Determina se o componente será ativo ou inativo (True/False). |
Font |
Determina os atributos (cor, tamanho, estilo, ou nome) do seguinte: · Texto escrito sobre ou dentro de um componente ou objeto; · Texto enviado à impressora. |
Height |
Determina o tamanho vertical de um componente ou objeto. |
HelpContext |
Determina um número único para cada tela a ser chamada no Help sensível ao contexto. |
HideSelection |
Determina se o texto selecionado mantém-se selecionado quando o objeto perder o foco(True/False). |
Hint |
Determina a string de texto (dica) que aparecerá quando o evento OnHint ocorrer (quando o cursor passar sobre um componente ou item de menu, seu significado será exibido). |
Left |
Determina a localização horizontal em pixels do lado esquerdo de: · Um componente em relação ao formulário ou painel ou outros objetos container; · Um form em relação à tela. |
MaxLength |
Determina o número máximo de caracteres que um usuário pode digitar em um componente Edit ou Memo. Zero(0) significa sem limite. |
Name |
Determina um nome único para um componente ou objeto. |
OEMConvert |
Determina se o texto é convertido para caracteres OEM (True/False). |
ParentColor |
Determina onde o componente procurará pela informação sobre sua cor, como segue: · True – componente utiliza a propriedade Color do componente pai; · False - componente utiliza sua própria propriedade Color. |
ParentCtl3D |
Determina onde o componente procurará pela informação sobre seu visual tridimensional, como segue: · True - componente utiliza a propriedade tridimensional do componente pai; · False - componente utiliza sua própria propriedade tridimensional. |
ParentFont |
Determina onde um componente procurará pela informação sobre seu fonte, como segue: · True - componente utilizará a propriedade Font do componente pai; · False - componente utilizará sua própria propriedade Font. |
ParentShowHint |
Determina onde um controle procurara se o Help hint deve ser exibido, como segue: · True - controle utiliza a propriedade ShowHint do componente pai; · False - controle utiliza sua própria propriedade ShowHint. |
PassWordChar |
Determina se um componente Edit ou Memo exibe caracteres especiais (ao invés do texto real) quando uma senha form digitada. |
PopupMenu |
Identifica o nome o menu pop-up que aparecerá quando acontecer que: · o usuário selecione um componente e pressione o botão direito do mouse; · o método pop-up de um menu pop-up for executado. |
ReadOnly |
Torna um componente read-only (apenas para leitura) durante a execução, para que o usuário não possa alterar o valor do campo ou do dataset (True/False). |
ShowHint |
Determina se as dicas de tela estão ativas ou não (True/False). |
TabOrder |
Indica a posição do componente na ordem tab do contêiner, o seja, a ordem na qual um componente recebe o foco quando a tecla tab é pressionada. |
TabStop |
Determina se o usuário pode pressionar tab até o componente (True/False). |
Tag |
Cria um local disponível para armazenar valor integer como parte de um componente. A propriedade Tag, embora não utilizada pelo Delphi, está disponível para necessidades especiais do usuário. |
Text |
Especifica a string de texto exibida em um componente ou outro objeto. |
Top |
Determina o posicionamento vertical em pixels do canto superior esquerdo de: · Um componente em relação ao form, painel ou outro controle contêiner; · Um form em relação à tela. |
Visible |
Determina se um componente aparece na tela (True/False). |
Width |
Determina o tamanho horizontal do componente e outros objetos. |