BORLAND DELPHI

O Delphi lançado em 1994 está atualmente em sua sexta versão. Aqui trataremos da versão 5 que oferece todas as condições para a execução dos objetivos propostos para aprendizagem do Delphi.

Inicialmente deve-se salientar que ninguém programa computadores em linguagem Delphi, simplesmente pelo fato de não existir uma linguagem de programação Delphi. Na verdade, programa-se um computador utilizando a linguagem Object Pascal, que é a denominação para a linguagem Pascal Orientada a Objetos, existente desde a versão 5.5 do ambiente de programação Turbo Pascal, da Borland. Delphi é o nome do ambiente de programação que agrega uma IDE(Integrated Development Environment - Ambiente de Desenvolvimento Integrado) com o compilador da linguagem de programação Object Pascal. No entanto, muitos programadores e em muitos livros o Delphi é tratado como linguagem de programação.


HISTÓRIA

O ambiente de programação Delphi é baseado na linguagem de programação Object Pascal, oriunda da linguagem Pascal, a qual foi projetada pelo Professor Niklaus Wirth, professor da Universidade de Zurique (Suíça), para ensinar seus alunos a programar nas linguagens ALGOL, FORTRAN E PLI na década de 60.
Foram os apontamentos do professor Wirth que deram origem à primeira notação do que se conhece como linguagem Pascal, por volta de 1968 a 1970. O nome Pascal é dado em homenagem ao filósofo e matemático francês Blaise Pascal. Em 1970, foi disponibilizado o primeiro compilador para a linguagem Pascal, ainda um produto acadêmico. Em 1983 surgiu a primeira versão do Turbo Pascal, lançada pela Borland International Inc, logo atualizada para a versão 2.0. Ainda na década de 80 foram lançadas as versões 3.0, 4.0, 5.0, 5.5 (que trouxe o conceito de programação orientada a objetos), 6.0 e 7.0 até então para o ambiente DOS da Microsoft. Depois a Borland lançou uma versão para Windows do Turbo Pascal (não muito divulgada), para no início de 95 lançar o ambiente de programação Delphi 1.0 para o Windows 3.1, que uniu a potencialidade do ambiente de programação Turbo Pascal 7.0 e o conceito de programação visual existente no ambiente Windows. Em 96 surgiu a versão 2.0 para o Windows 95 ou Windows NT 3.51. A partir de 97 foi apresentada a versão 3.0. para Windows 95 ou NT 4.0, a qual implementa recursos para a Internet.
Em 1998 a Borland passou a ser representada pela Inprise que lançou o delphi em sua versão 4 no dia 22/07/98 na Fenasoft. O produto trouxe diversas mudanças internas, inclusive melhoria visual.
Durante a Fenasoft 99, a Inprise apresentou o Delphi 5 em sua versão Beta, oferecendo recursos para facilitar o desenvolvimento de aplicações individuais e corporativas de sistemas robustos, principalmente voltados para a Internet. Em maio de 2001 foi lançado no Brasil o Delphi 6. Nesta nova versão o produto possui diversas novas características, tais como:

· Suporte aos padrões XML, SOAP, WSDL E XLS;
· Suporte às plataformas Web services: Net, BizTalk e ONE;
· Compatibilidade entre Delphi 6 (ambiente Windows) e Kylix (ambiente Linux) por meio da utilização da biblioteca de componentes CLX (existente a partir da versão 6 nas duas plataformas de sistemas operacionais) similar à biblioteca VCL;
· Especificações Visibroker CORBA.