O que são EVENTOS ?

O Delphi é dirigido por eventos ele espera que eventos aconteçam no programa e então executa o código associado àqueles eventos.

Em ambientes de desenvolvimento tradicionais o código do programa é executado uma linha por vez até que as instruções acabem.

O que é um evento?

Virtualmente qualquer ação iniciada pelo usuário ou pelo sistema operacional cria um evento. A seguir estão alguns exemplos de eventos:

·        Dar um clique em um botão

·        Mover o ponteiro do mouse sobre um objeto

·        Selecionar um item de um menu

·        Transcorrer um tempo

·        Imprimir um documento

·        Enviar um arquivo via modem

PRINCIPAIS EVENTOS

Evento

Descrição

OnChange

Ocorre quando um determinado valor de um objeto ou componente é alterado.

OnClick

Ocorre quando o botão esquerdo do mouse é pressionado sobre o componente.

OnDblClick

Ocorre quando o usuário dá um duplo clique com o mouse sobre o componente.

OnDragDrop

Ocorre quando o usuário solta um objeto sendo arrastado.

OnDragOver

Ocorre quando o usuário arrasta um objeto sobre um componente.

OnEndDrag

Ocorre quando o usuário termina o arrasto do mouse.

OnEnter

Ocorre quando um componente torna-se ativo, ou seja, quando o usuário clica sobre o componente ou através da tecla tab.

OnExit

Ocorre quando o componente perde o foco.

OnKeyDown

Ocorre quando o usuário pressiona uma tecla qualquer, enquanto o objeto tem o foco. Tem como parâmetros:

Word: Código da tecla,

Shift: Monitora estado de Shift, Alt e Ctrl.

OnKeyUp

Ocorre quando o usuário libera uma tecla que estava pressionada  enquanto o objeto tem o foco.

OnKeyPress

Ocorre quando o usuário pressiona uma única tecla de caractere.

OnMouseDown

Ocorre quando o usuário pressiona um dos botões do mouse.

Parâmetros:

Button: O botão do mouse que está sendo pressionado:

mbLeft (esquerdo), mbRight(direito), mbMiddle(meio).

Shift: Indica qual o estado do teclado quando do pressionamento do mouse, podendo ser:

ssShift, ssAlt, ssCtrl, ssLeft, ssRight, ssMiddle ou ssDouble

X e Y: São as coordenadas do ponto onde o usuário clicou no componente (0,0 são as coordenandas do canto superior esquerdo do componente).

OnMouseUp

Ocorre quando o usuário solta um dos botões do mouse.

OnMouseMove

Ocorre quando o usuário move o ponteiro do mouse sobre o objeto. Recebe os seguintes parâmetros:

Shift: Funciona como em OnMouseDown.

X e Y: Também.

OnStartDrag

Ocorre quando o usuário inicia o arrasto do mouse.