MÓDULO DE METODOLOGIA APLICADA

Introdução

Olá, colegas,

Este módulo deverá instrumentalizá-los para a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Nele, são tratados somente aspectos que, de fato, contribuam para essa finalidade, embora haja muitos outros assuntos importantes e interessantes relacionados à Metodologia Científica.

Aqui, encontram-se temas relacionados à aprendizagem, ao fazer científico, à elaboração do projeto de Pesquisa, à redação de Artigo Científico e a algumas técnicas de apresentação oral de trabalho científico.

Este módulo tem a duração de 30h e está divido em 4 etapas, sendo as etapas 1, 2 e 4 com duração de 1 semana (5h) e a etapa 3 com duração de 3 semanas (15h).

Na primeira etapa, são tratados alguns conteúdos que versam sobre o processo de ensino-aprendizagem. A reflexão sobre esse processo não deve ser esquecida, já que as pesquisas devem integrar mídias com uma finalidade educativa, isto é, levando em consideração o que é e como ocorre o processo de conhecimento em sala de aula.

Na segunda etapa, são analisados alguns conceitos que se referem ao fazer científico. Entre eles, encontram-se os conceitos de Trabalho de Conclusão de Curso e o de ciência. Este último é utilizado como uma provocação à leitura de um texto de Boaventura Souza Santos que, em princípio, propiciará alguns questionamentos que levaremos ao Fórum de Discussões.

Essa discussão é importante, porque um TCC é o resultado de uma pesquisa científica.

Na terceira etapa, há uma sugestão de Projeto de Pesquisa e discussão sobre os elementos e conceitos que o compõem, tendo em vista que, ao término deste Módulo, vocês deverão entregar o Projeto de suas pesquisas.

Na quarta e última etapa, é abordada a estrutura do Artigo Científico, exigido como Trabalho de Conclusão deste Curso, bem como os conceitos vinculados a esse tipo de texto.

Além disso, nessa última etapa, algumas técnicas de apresentação oral de trabalhos científicos são apresentadas, com o propósito de auxiliá-los, não só relativamente à apresentação de seus trabalhos finais à Banca de Avaliação, mas também de propiciar uma maior desenvoltura no que se refere à apresentação oral de trabalhos científicos em eventos constituídos com essa finalidade.

No decorrer das etapas, são propostas tarefas que exercitam reflexões e/ou requerem ações concernentes aos conceitos vinculados à docência, ao fazer científico e às estruturas e redação do Projeto e do Artigo Científico, bem como são sugeridos sítios para pesquisa e requerida a leitura de textos complementares.

Colegas, não percam de vista que os conteúdos tratados não se resumem a si mesmos. Foram desenvolvidos com a pretensão de que sirvam como ponto de partida, como um estímulo para que vocês alcem vôo e busquem cada vez mais e novos conhecimentos.

Bom estudo!