Projeto - Veículo autônomo para recolhimento de bolas de tênis

A motivação para realização do projeto se deu através da descrição, pelo professor de tênis Leonardo Oliveira, do problema do recolhimento de bolas de tênis que ficam espalhadas pelo chão durante aulas de tênis e treinamentos. Estima-se que, no final de um dia de treino, o movimento do técnico e auxiliares para recolher a bola do chão seja repetido até 10000 vezes. Geralmente, para isso, utiliza-se um cano de PVC adaptado. Mesmo assim, o trabalho de recolhimento é manual, interrompe a orientação do atleta, leva algum tempo, é repetitivo, monótono e estafante. Quando um auxiliar faz o recolhimento, sem interrupção do treinamento, há risco de alguma bola de tênis atingi-lo com grande velocidade.

Este projeto trabalha a hipótese de se construir um veículo autônomo de baixo custo, um robô móvel, equipado com um mecanismo capaz de recolher as bolas de tênis, em tempo reduzido, sem danificá-las e sem a intervenção de um operador. A utilização deste veículo autônomo proporcionará recolhimento rápido das bolas de tênis sem interrupção do treino, de forma que o treinador poderá dispor de seu tempo na orientação do atleta tenista.

Os membros do Grupo de Pesquisa em Automação e Controle - GPAC orientam o trabalho dos alunos que executam o projeto e contribuem para busca de solução dos problemas do desenvolvimento.

O trabalho está em andamento e algumas etapas já foram desenvolvidas como:

Outros projetos serão desenvolvidos com objetivo de avaliação de controladores, obtenção de segurança na movimentação do veículo, desenvolvimento de um mecanismo de coleta de bolas de tênis do chão, por exemplo.