ARQUITETURAS DE UMA ILHA VIRTUAL
INTERATIVA PARA PRÁTICAS EDUCATIVAS
Esta pesquisa que, quanto aos objetivos, caracteriza-se como uma pesquisa exploratória, e quanto aos procedimentos técnicos,
caracteriza-se como pesquisa-ação, pretende investigar tecnologias que possibilitem projetar e construir mundos virtuais,
possibilitando a navegação na forma de avatares, incluindo a interatividade com objetos do cenário e outros usuários
visitantes. Pretende-se construir um mundo virtual específico para troca de experiências educativas. O mundo virtual a ser
criado conterá salas projetadas especificamente para o trabalho colaborativo em linhas de pesquisa, disponibilizando textos,
vídeos e outros materiais de apoio aos estudantes visitantes, sempre privilegiando a interatividade entre os sujeitos avatares.
Atividades práticas também serão permitidas, em formato de aulas virtuais, em que alunos, professores e convidados poderão
reunir-se virtualmente na forma de avatares, para troca de experiências educativas. Uma sala específica para o trabalho
colaborativo incluindo estudos relacionados ao pensamento filosófico será disponibilizada à comunidade em geral,
elevando o trabalho desenvolvido em um nível global.
Palavras-chave: Conhecimento. Filosofia. Interatividade. Realidade virtual. Tecnologia educacional.