Crie uma Cadeira de Diretor em 3D 
no AutoCAD R14 ou 2000
Exercício 3D – Passo a Passo
Revista CADesign - Paulo Malheiros  

Aprenda a gerar desenhos em três dimensões vistos do espaço, extrusão de polilinhas e rotação tridimensional com o AutoCAD.

A seção Passo-a Passo tem por objetivo ensinar ao usuário do AutoCAD um procedimento de modelagem tridimensional que vai um pouco além do básico.  Modelando uma Cadeira de Diretor, aprenderemos alguns procedimentos de modelagem e manipulação tridimensional, utilizando somente comandos do próprio AutoCAD. Esse modelamento é voltado a usuários e intermediários do AutoCAD.  É necessário que você esteja razoavelmente familiarizado com os procedimentos básicos de geração de formas em duas dimensões do AutoCAD para efetuar essas tarefas. Além disso, é fundamental que você preste bastante atenção na posição das vírgulas e pontos, nas entradas de valores negativos e nas colocações dos símbolos “@” e “<”.  O modelo proposto neste exercício vai ensinar a você a geração de desenhos 3D vistos do espaço (comando DVIEW);  a extrusão de polilinhas fechadas (comando EXTRUDE);  a geração de sólidos revolucionados (comando ROTATE3D).  Esse exercício foi gerado no AutoCAD R13/R14.
 

1º passo:  Gerar as formas básicas bidimensionais

Como esse modelo é composto de blocos simples, não será necessária a criação de layers. Usando os comandos básicos do AutoCAD,  você deverá criar as formas 1 a 6,  seguindo as dimensões na figura 1.  Observe que os valores estão em centímetros.

A principal observação neste ponto é que você deverá gerar todas as polilinhas fechadas.  Caso contrário, você não conseguirá dar prosseguimento ao desenho. Depois de criadas as formas, você deverá transformá-las em polilinhas, de modo que sobrem apenas seis entidades na tela. Certifique-se de que todos os polígonos estão perfeitamente conectados e fechados. Observe, ainda, que os círculos não podem (nem precisam) ser transformados em polilinhas. Use o comando OFFSET para criar linhas referenciais seguindo as medidas da figura 1, os comandos LINE e CIRCLE para criar as formas e os comandos TRIM e FILLET para arrematar os cantos.

Depois de criadas todas as formas conforme a figura 1, ative o comando PEDIT e selecione uma das linhas da forma 1. O comando dirá que essa entidade não é uma polilinha, e perguntará se você quer transformá-la em um.  Responda Y [Enter]. Em seguida, o comando dará várias opções de edição sobre a polilinha recém-transformada.  Digite J [Enter]. Isso ativará a opção Join, que permite conectar outros segmentos à polilinha corretamente editada. Selecione as outras linhas que formam a forma 1 e confirme o comando.  Observe que, se a polilinha estiver perfeitamente conectada e fechada, a primeira opção do prompt passa a Open.

Se a primeira opção do comando continuar sendo Close, é porque sua polilinha não está fechada. Nesse caso, saia do comando, ative o comando EXPLODE e selecione a Forma 1. Utilize os comandos ZOOM para verificar onde está o erro, conserte-o e repita o comando PEDIT.  Repita o procedimento com as formas 3, 4 e 6, até fechar os outros polígonos.
 
 


Figura 1

2º Passo:  Posicionar as formas de 1 a 6

Seguindo as referências dos pontos das formas 1 a 6, posicione-as conforme a figura 2.  Mova a Forma 1 do ponto 1 ao ponto 6 (MIDpoint do topo da Forma 4).  mova as formas 2 e 3 do ponto 3 também ao ponto 6.  Mova a forma 6 do ponto 8 ao ponto 7 (MIDpoint da lateral direita da forma 4).  Mova o centro da forma 5 conforme a referência da figura 2 9se necessário, crie linhas auxiliares e use o comando OFFSET). Ative o comando COPY,  selecione a forma 6, confirme, dê um clique em qualquer lugar da tela e digite @30<90 para determinar o ponto da nova cópia.  Essa será a Forma 8. Ative o comando SCALE,  selecione a Forma 8, confirme, ative o modo OSNAP MIDpoint, dê um clique no arco superior da forma 8 (ponto 13) e digite 1.075.  isso irá alterar a escala da forma 8. Ative o comando PLINE, ative o modo OSNAP CENter, e dê um clique na borda da Forma 5 (isso irá capturar o ponto 9).  O comando solicitará pelo segundo ponto da polilinha. Digite @60<40 (para definir o ponto 10).  No prompt seguinte, digite @1<-50.  Em seguida digite @60<-140 e finalize a seqüência  teclando C [Enter] para fechar a polilinha.  Esta nova forma será a Forma 7. O resultado deverá se parecer com a composição da direita da figura 2.
 
 


Figura 2

3º Passo:  Posicionar uma vista do espaço 3D

Ative o comando DVIEW.  Esse comando permite que você desloque seu ponto de vista (atualmente ortogonal ao plano Global) para uma nova posição no espaço 3D. depois de ativado o comando, selecione todos os aspectos geométricos e confirme.  Ative a opção Camera, digite 35 para o primeiro prompt seguinte.  Confirme para sair do comando. Isso o posicionará em uma vista do espaço 3D, como mostra o primeiro quadro da figura 3.
 
 


Figura 3

4º Passo:  Rotacionar e posicionar tridimensionalmente as formas

Ative o comandoROTATE3D, selecione todas as formas, confirme e pressione [Enter] para determinar a rotação por dois pontos.
Ative o modo OSNAP QUAdrant, dê um clique no quadrante inferior do círculo da forma 5 (ponto 14) para determinar o primeiro ponto, ative o modo ORTHO [F8] (se este não estiver ativado). Dê um clique em qualquer lugar no eixo X positivo para determinar o segundo ponto do eixo de rotação e digite 90 [Enter] para determinar o ângulo de rotação. O resultado deverá se parecer com o terceiro quadro da figura 3. Ative o comando EXTRUDE, selecione as formas 4 e 5, digite 50 [Enter] para determinar o valor e tecle em [Enter] novamente para determinar o ângulo da extrusão como zero. Ative o comando MOVE, selecione a forma 3, confirme.

Dê um clique em qualquer lugar da tela para determinar o primeiro ponto e digite @40<-90. Ative novamente o comando MOVE, selecione a Forma 7, confirme, dê um clique em qualquer lugar da tela para determinar o primeiro ponto e digite @10<-90.
Ative o comando ROTATE3D, selecione a forma 8 e confirme. Pressione [Enter] para determinar a rotação por dois pontos, ative o modo OSNAP ENDpoint e dê um clique no ponto 11 da forma 8 (tomando-se como referência a figura 2) para determinar o primeiro ponto. Ative o modo ORTHO [F8] (se este não estiver ativado), dê um clique no ponto 12 para determinar o ângulo de rotação.


O resultado deverá se parecer o primeiro quadro da figura 4
 


Figura 4

5º Passo:  Extrusão e revolução das formas restantes

Ative o comando EXTRUDE, selecione a forma 8, digite -15 [Enter] para determinar o valor e tecle em [Enter] novamente para determinar o ângulo da extrusão como zero. Isso formará o encosto da cadeira que estamos desenhando. Ative novamente o comando EXTRUDE, selecione a forma 6, digite 45 [Enter] para determinar o valor e tecle em [Enter] novamente para determinar o ângulo da extrusão como zero.  Isso formará o assento da cadeira. Ative novamente o comando EXTRUDE.  Selecione a forma 2, digite 40 [Enter] para determinar o valor e tecle em [Enter] novamente para determinar o ângulo da extrusão como zero.  Isso formará o braço da cadeira. Ative o comando REVOLVE, selecione a forma 1 e confirme, dê um clique no ponto 1 (tomando como referência as figuras 1 e 2) e em seguida no ponto 2 e tecle [Enter] para determinar uma rotação completa. Certifique-se de ativar a precisão OSNAP sempre que necessário. Ative novamente o comando REVOLVE, selecione a forma 3 e, em seguida, confirme. Dê um clique no ponto 3 (tomando-se como referência as figuras 1 e 2) e, em seguida, no ponto 4 e tecle [Enter] para determinar uma rotação completa. Ative novamente o comando REVOLVE, selecione a forma 7 e confirme.  Dê um clique no ponto 9 (tomando-se como referência a figura 2) em seguida no ponto 10 e tecle [Enter] para determinar uma rotação completa. O resultado deverá se parecer com o segundo quadro da figura 4.
 
 


Figura 5

6º Passo:  Rebatendo as formas tridimensionais

Ative o comando COPY, selecione a forma 7 revolucionada, confirme, dê um clique em qualquer lugar da tela para determinar o primeiro ponto e digite @30<-90 par determinar o posicionamento da cópia. Ative o comando MIRROR e selecione todas as formas convertidas com exceção das formas 6 e 8 (assento e encosto da cadeira). Confirme, ative o modo OSNAP MIDpoint, dê um clique numa das bordas do arco da forma 6 extrudada e ative o modo ORTHO [F8] (se este não estiver ativado). Dê um clique em qualquer lugar do eixo Y positivo ou negativo e tecle em [Enter] para confirmar a criação de uma cópia espelhada mantendo os objetos originais. Ative o comando CHPROP, selecione todas as formas com exceção das formas 6 e 8 (assento e encosto da cadeira). Confirme. Ative a opção Color e digite 11 [enter].  Tecle em [Enter] novamente para confirmar o comando. Isso irá alterar a cor das peças de madeira para marrom. Ative o comando RENDER, SHADE ou HIDE. O resultado deverá se parecer com a figura 5.  Para voltar à tela de desenho, ative o comando REGEN. Como sugestão, você pode dar um maior nível de complexidade à cadeira, aumentando o detalhamento das formas.


Paulo Malheiros é arquiteto e consultor de sistemas CAD, autor de "AutoCAD Passo a passo" 

 

 
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