A seção
Passo-a Passo tem por objetivo ensinar ao usuário do AutoCAD um
procedimento de modelagem tridimensional que vai um pouco além do
básico. Modelando uma Cadeira de Diretor, aprenderemos alguns
procedimentos de modelagem e manipulação tridimensional, utilizando
somente comandos do próprio AutoCAD. Esse modelamento é voltado a usuários
e intermediários do AutoCAD. É necessário que você esteja
razoavelmente familiarizado com os procedimentos básicos de geração de
formas em duas dimensões do AutoCAD para efetuar essas tarefas. Além
disso, é fundamental que você preste bastante atenção na posição das
vírgulas e pontos, nas entradas de valores negativos e nas colocações dos
símbolos “@” e “<”. O modelo proposto neste exercício vai ensinar
a você a geração de desenhos 3D vistos do espaço (comando DVIEW); a
extrusão de polilinhas fechadas (comando EXTRUDE); a geração de
sólidos revolucionados (comando ROTATE3D). Esse exercício foi gerado
no AutoCAD R13/R14. 1º passo: Gerar as formas básicas bidimensionais Como esse modelo é composto de blocos simples, não será necessária a criação de layers. Usando os comandos básicos do AutoCAD, você deverá criar as formas 1 a 6, seguindo as dimensões na figura 1. Observe que os valores estão em centímetros. A principal observação neste ponto é que você deverá gerar todas as polilinhas fechadas. Caso contrário, você não conseguirá dar prosseguimento ao desenho. Depois de criadas as formas, você deverá transformá-las em polilinhas, de modo que sobrem apenas seis entidades na tela. Certifique-se de que todos os polígonos estão perfeitamente conectados e fechados. Observe, ainda, que os círculos não podem (nem precisam) ser transformados em polilinhas. Use o comando OFFSET para criar linhas referenciais seguindo as medidas da figura 1, os comandos LINE e CIRCLE para criar as formas e os comandos TRIM e FILLET para arrematar os cantos. Depois de criadas todas as formas conforme a figura 1, ative o comando PEDIT e selecione uma das linhas da forma 1. O comando dirá que essa entidade não é uma polilinha, e perguntará se você quer transformá-la em um. Responda Y [Enter]. Em seguida, o comando dará várias opções de edição sobre a polilinha recém-transformada. Digite J [Enter]. Isso ativará a opção Join, que permite conectar outros segmentos à polilinha corretamente editada. Selecione as outras linhas que formam a forma 1 e confirme o comando. Observe que, se a polilinha estiver perfeitamente conectada e fechada, a primeira opção do prompt passa a Open. Se a primeira
opção do comando continuar sendo Close, é porque sua polilinha não está
fechada. Nesse caso, saia do comando, ative o comando EXPLODE e selecione
a Forma 1. Utilize os comandos ZOOM para verificar onde está o erro,
conserte-o e repita o comando PEDIT. Repita o procedimento com as
formas 3, 4 e 6, até fechar os outros polígonos.
2º Passo: Posicionar as formas de 1 a 6 Seguindo as
referências dos pontos das formas 1 a 6, posicione-as conforme a figura
2. Mova a Forma 1 do ponto 1 ao ponto 6 (MIDpoint do topo da Forma
4). mova as formas 2 e 3 do ponto 3 também ao ponto 6. Mova a
forma 6 do ponto 8 ao ponto 7 (MIDpoint da lateral direita da forma
4). Mova o centro da forma 5 conforme a referência da figura 2 9se
necessário, crie linhas auxiliares e use o comando OFFSET). Ative o
comando COPY, selecione a forma 6, confirme, dê um clique em
qualquer lugar da tela e digite @30<90 para determinar o ponto da nova
cópia. Essa será a Forma 8. Ative o comando SCALE, selecione a
Forma 8, confirme, ative o modo OSNAP MIDpoint, dê um clique no arco
superior da forma 8 (ponto 13) e digite 1.075. isso irá alterar a
escala da forma 8. Ative o comando PLINE, ative o modo OSNAP CENter, e dê
um clique na borda da Forma 5 (isso irá capturar o ponto 9). O
comando solicitará pelo segundo ponto da polilinha. Digite @60<40 (para
definir o ponto 10). No prompt seguinte, digite @1<-50. Em
seguida digite @60<-140 e finalize a seqüência teclando C [Enter]
para fechar a polilinha. Esta nova forma será a Forma 7. O resultado
deverá se parecer com a composição da direita da figura 2.
3º Passo: Posicionar uma vista do espaço 3D Ative o
comando DVIEW. Esse comando permite que você desloque seu ponto de
vista (atualmente ortogonal ao plano Global) para uma nova posição no
espaço 3D. depois de ativado o comando, selecione todos os aspectos
geométricos e confirme. Ative a opção Camera, digite 35 para o
primeiro prompt seguinte. Confirme para sair do comando. Isso o
posicionará em uma vista do espaço 3D, como mostra o primeiro quadro da
figura 3.
4º Passo: Rotacionar e posicionar tridimensionalmente as formas Ative o
comandoROTATE3D, selecione todas as formas, confirme e pressione [Enter]
para determinar a rotação por dois pontos. Dê um clique
em qualquer lugar da tela para determinar o primeiro ponto e digite
@40<-90. Ative novamente o comando MOVE, selecione a Forma 7, confirme,
dê um clique em qualquer lugar da tela para determinar o primeiro ponto e
digite @10<-90.
5º Passo: Extrusão e revolução das formas restantes Ative o
comando EXTRUDE, selecione a forma 8, digite -15 [Enter] para determinar o
valor e tecle em [Enter] novamente para determinar o ângulo da extrusão
como zero. Isso formará o encosto da cadeira que estamos desenhando. Ative
novamente o comando EXTRUDE, selecione a forma 6, digite 45 [Enter] para
determinar o valor e tecle em [Enter] novamente para determinar o ângulo
da extrusão como zero. Isso formará o assento da cadeira. Ative
novamente o comando EXTRUDE. Selecione a forma 2, digite 40 [Enter]
para determinar o valor e tecle em [Enter] novamente para determinar o
ângulo da extrusão como zero. Isso formará o braço da cadeira. Ative
o comando REVOLVE, selecione a forma 1 e confirme, dê um clique no ponto 1
(tomando como referência as figuras 1 e 2) e em seguida no ponto 2 e tecle
[Enter] para determinar uma rotação completa. Certifique-se de ativar a
precisão OSNAP sempre que necessário. Ative novamente o comando REVOLVE,
selecione a forma 3 e, em seguida, confirme. Dê um clique no ponto 3
(tomando-se como referência as figuras 1 e 2) e, em seguida, no ponto 4 e
tecle [Enter] para determinar uma rotação completa. Ative novamente o
comando REVOLVE, selecione a forma 7 e confirme. Dê um clique no
ponto 9 (tomando-se como referência a figura 2) em seguida no ponto 10 e
tecle [Enter] para determinar uma rotação completa. O resultado deverá se
parecer com o segundo quadro da figura 4.
6º Passo: Rebatendo as formas tridimensionais Ative o
comando COPY, selecione a forma 7 revolucionada, confirme, dê um clique em
qualquer lugar da tela para determinar o primeiro ponto e digite
@30<-90 par determinar o posicionamento da cópia. Ative o comando
MIRROR e selecione todas as formas convertidas com exceção das formas 6 e
8 (assento e encosto da cadeira). Confirme, ative o modo OSNAP MIDpoint,
dê um clique numa das bordas do arco da forma 6 extrudada e ative o modo
ORTHO [F8] (se este não estiver ativado). Dê um clique em qualquer lugar
do eixo Y positivo ou negativo e tecle em [Enter] para confirmar a criação
de uma cópia espelhada mantendo os objetos originais. Ative o comando
CHPROP, selecione todas as formas com exceção das formas 6 e 8 (assento e
encosto da cadeira). Confirme. Ative a opção Color e digite 11
[enter]. Tecle em [Enter] novamente para confirmar o comando. Isso
irá alterar a cor das peças de madeira para marrom. Ative o comando
RENDER, SHADE ou HIDE. O resultado deverá se parecer com a figura
5. Para voltar à tela de desenho, ative o comando REGEN. Como
sugestão, você pode dar um maior nível de complexidade à cadeira,
aumentando o detalhamento das formas. |