Mestrado Profissional em Educação e Tecnologia

Apresentação

Atualizado por webmaster em 24jun2014

Área de Concentração

O curso de Mestrado Profissional em Educação e Tecnologia (MPET), do IFSul, Campus Pelotas, tem como área de concentração Educação, uma vez que pretende desenvolver estudos focando nas mediações que se realizam para que o processo educacional seja desenvolvido, seja através de uma mediação linguística, estética, tecnológica, pedagógica, entre outras.


Linhas de Pesquisa

Linguagens Verbo-visuais e Tecnologias
A linha abrange os estudos dos processos de produção de sentido que envolvem a palavra e a imagem, tendo incursões em temáticas que estão na interface entre linguagens, práticas pedagógicas, cultura, sociedade e tecnologia. Sua abordagem tem como focos precípuos questões concernentes aos percursos tecnoestético-pedagógicos que relacionam os processos de subjetivação, a arte, a ciência e a filosofia como formas específicas de saber na Contemporaneidade.

Políticas e Práticas de Formação
Esta linha de pesquisa abrange os estudos relativos à formação, desde as políticas públicas voltadas à formação de profissionais para a educação, a história e historicidade da profissão docente, o cenário contemporâneo educacional, a organização político-pedagógica da categoria profissional, a natureza e a especificidade da organização do trabalho pedagógico em diferentes contextos de formação, currículo e saberes profissionais.

Objetivos do Curso

 • Formar profissionais qualificados para o exercício das atividades de ensino, pesquisa e extensão, a partir de saberes ético-estéticos, docentes e tecnológicos, proporcionando o desenvolvimento da produção de conhecimento no campo da educação e das tecnologias educacionais, visando atender demandas sociais, organizacionais e/ou profissionais da educação e da tecnologia.
 • Articular a formação ao campo profissional da educação, conforme resolução da CAPES, no que tange os Mestrados Profissionais, como forma de desenvolver conhecimento para a sociedade, atendendo demandas específicas e de arranjos produtivos com vistas ao desenvolvimento nacional, regional e/ou local.
 • Desenvolver a capacitação profissional pelo provimento de uma articulação integrada entre a formação docente e as tecnologias educacionais, como forma de produzir a inovação e a qualificação contínua da educação.

Perfil

Deseja-se formar profissionais-pesquisadores, a partir de saberes ético-estéticos, docentes e tecnológicos, com vistas à atuação no campo da educação em um mundo contemporâneo, capazes de realizar intervenções em suas próprias práticas e/ou numa dada realidade.

Total de Créditos para Titulação

O curso prevê um mínimo de 24 créditos que devem ser completados pelo aluno somando os 12 créditos obrigatórios, que compõem a formação básica do perfil profissional a ser formado no curso, com créditos eletivos. O currículo do curso é composto pelas quatro disciplinas obrigatórias e, inicialmente, por quatorze seminários eletivos que visam a cobrir saberes que são considerados importantes na formação docente contemporânea. O aluno deverá qualificar seu trabalho durante o segundo semestre do curso, tendo em vista que o tempo máximo para a defesa em um mestrado profissional é de 24 meses.

Periodicidade de Seleção

Anual

Vagas por Seleção

Dependem da capacidade de orientação do corpo docente.

Contato