Atualizado por webmaster em 14fev2018

PERIODICIDADE DE SELEÇÃO: Anual.

VAGAS POR SELEÇÃO: Conforme Edital.

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO

O curso de mestrado profissional em Educação e Tecnologia tem como área de concentração a Educação, uma vez que pretende desenvolver estudos focando nas mediações que se realizam para que o processo educacional seja desenvolvido, seja através de uma mediação linguística, estética, tecnológica, pedagógica, entre outras.

OBJETIVOS DO CURSO

 • Formar profissionais qualificados para o exercício das atividades de ensino, pesquisa e extensão, a partir de saberes ético-estéticos, docentes e tecnológicos, proporcionando o desenvolvimento da produção de conhecimento no campo da educação e das tecnologias educacionais, visando atender demandas sociais, organizacionais e/ou profissionais da educação e da tecnologia, com o intuito de prover ações de inserção e de intervenção no contexto social.

 • Articular a formação ao campo profissional da educação, conforme resolução da CAPES, no que tange os Mestrados Profissionais, como forma de desenvolver conhecimento para a sociedade, atendendo demandas específicas e de arranjos produtivos com vistas ao desenvolvimento nacional, regional e/ou local.

 • Desenvolver a capacitação profissional dos profissionais da área de educação, pelo provimento de uma articulação integrada entre a formação docente e as tecnologias educacionais, compondo propostas de pesquisas aplicadas que possam produzir a inovação e a qualificação contínua da educação básica.

PERFIL

Deseja-se formar profissionais-pesquisadores, a partir de saberes ético-estéticos, docentes e tecnológicos, com vistas à atuação no campo da educação básica, capazes de realizar intervenções em suas próprias práticas, bem como no contexto social no qual está inserido.

TOTAL DE CRÉDITOS PARA TITULAÇÃO

O curso prevê um mínimo de vinte e quatro (24) créditos que devem ser integralizados pelo aluno somando os doze (12) créditos obrigatórios, que compõem a formação básica do perfil profissional, acrescida dos créditos referentes às disciplinas eletivas. O currículo do curso está organizado por quatro disciplinas obrigatórias, responsáveis por uma formação de base na área da educação; e, por um conjunto de seminários eletivos,que semestralmente são atualizados na relação direta com o estado da arte das pesquisas dos professores-pesquisadores responsáveis; as disciplinas eletivas visam a cobrir saberes que são considerados importantes na formação docente contemporânea. O aluno deverá cumprir a etapa de defesa de qualificação de seu projeto de pesquisa, preferencialmente, antes do início do terceiro semestre, ou seja, dentro dos primeiros doze (12) meses do curso, visto que o tempo máximo para a defesa de dissertação é de vinte e quatro (24) meses.

LINHAS DE PESQUISA

LINHA 1: INSERÇÃO SOCIAL: TRABALHO, CULTURA E TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Enfatiza os estudos aplicados à educação básica que abarcam a dinâmica de composição dos processos sociais em três dimensões: a relação entre educação no contexto escolar e extraescolar, ou seja, o mundo do trabalho e os movimentos culturais e sociais; a relação educativa das ações coletivas e do trabalho como elementos constitutivos da cultura; e a relação das tecnologias inseridas na sociedade, e seus reflexos no mundo do trabalho, na educação básica e nos movimentos culturais.

LINHA 2: INTERVENÇÕES NO ESPAÇO-TEMPO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: FILOSOFIA, ARTE E TECNOLOGIAS

Aborda a constituição de práticas pedagógicas que possam vir a intervir no território da educação, sustentando-se nos campos da filosofia, da arte e da tecnologia, partindo de um tempo-espaço específico: o presente. Interessa-se pela experiência como disparadora de processos de formação; problematiza a noção de cultura e investiga os componentes políticos e éticos nos modos de subjetivação atuais e suas formas de expressão.

LINHA 3: TECNOLOGIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO BÁSICA: PROCESSOS DE FORMAÇÃO

Estuda os processos de formação docente, métodos e tecnologias educacionais. Inclui estudos acerca da inserção das tecnologias na dinâmica das ações pedagógicas nas instituições de ensino básico, investigando, experimentando e implementando novas formas de ensinar e aprender, como forma de ampliar a atuação e a inserção social das pesquisas aplicadas à educação.


OBJETIVOS DO CURSO

 • Formar profissionais qualificados para o exercício das atividades de ensino, pesquisa e extensão, a partir de saberes ético-estéticos, docentes e tecnológicos, proporcionando o desenvolvimento da produção de conhecimento no campo da educação e das tecnologias educacionais, visando atender demandas sociais, organizacionais e/ou profissionais da educação e da tecnologia.
 • Articular a formação ao campo profissional da educação, conforme resolução da CAPES, no que tange os Mestrados Profissionais, como forma de desenvolver conhecimento para a sociedade, atendendo demandas específicas e de arranjos produtivos com vistas ao desenvolvimento nacional, regional e/ou local.
 • Desenvolver a capacitação profissional pelo provimento de uma articulação integrada entre a formação docente e as tecnologias educacionais, como forma de produzir a inovação e a qualificação contínua da educação.

Perfil

Deseja-se formar profissionais-pesquisadores, a partir de saberes ético-estéticos, docentes e tecnológicos, com vistas à atuação no campo da educação em um mundo contemporâneo, capazes de realizar intervenções em suas próprias práticas e/ou numa dada realidade.

Total de Créditos para Titulação

O curso prevê um mínimo de 24 créditos que devem ser completados pelo aluno somando os 12 créditos obrigatórios, que compõem a formação básica do perfil profissional a ser formado no curso, com créditos eletivos. O currículo do curso é composto pelas quatro disciplinas obrigatórias e, inicialmente, por quatorze seminários eletivos que visam a cobrir saberes que são considerados importantes na formação docente contemporânea. O aluno deverá qualificar seu trabalho durante o segundo semestre do curso, tendo em vista que o tempo máximo para a defesa em um mestrado profissional é de 24 meses.

Periodicidade de Seleção

Anual

Vagas por Seleção

Dependem da capacidade de orientação do corpo docente.

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