2.1 Primeiro Encontro
(presencial)
  • Apresentação da Oficina;
  • Levantamento pelo professor do conhecimento que a turma tem sobre administração, bem  como experiência na gestão de cursos;
  • Apresentação do vídeo sobre a metáfora musical; video.wmv
  • Apresentação e discussão dos textos:  Texto_sobre_Gestao.pdf (texto produzido pelo grupo) e  "Organização e Gestão Escolar: Evolução dos Conceitos” de Alexandre Thomas Vieira. Gestao_educacional_e_tecnologia.pdf
Desafio
A partir dos textos e do vídeo deste encontro (listados acima), participe no fórum discutindo os  processos que envolvem a gestão educacional, e a relação existente na metáfora da música com  a gestão.
Questões direcionadoras do Fórum:
  • Como os participantes do curso veem em suas práticas o que o texto apresenta?
  • Identifique os papéis (professor, coordenador, diretor, etc.) e as atividades de planejamento,  organização, direção e controle que eles fazem ou deveriam fazer no desempenho de suas  atribuições.
  • A organização formal e a informal se manifestam na gestão de processos educacionais? De  que forma? Traga alguma experiência disso.
  • Como a metáfora da prática musical em conjunto se relaciona com esse gestor educacional? 
Registre no Diário de Bordo as suas reflexões pessoais a respeito das propostas da semana no  diário de bordo.