2.2 Segundo Encontro
(presencial)
O objetivo deste encontro é identificar quais são os processos de gestão necessários para  operacionalização de cursos (presenciais ou a distância). Este encontro acontecerá em dois  momentos: no primeiro momento, será realizada a construção colaborativa de um mapa com os  processos de gestão, e no segundo, a turma será dividida em grupos para a classificação dos  processos de gestão em cada um dos elementos da arquitetura pedagógica.
Desafio 1
Convidamos você agora a participar de uma atividade colaborativa com o objetivo de apontarmos os  processos de gestão pedagógica existentes dentro de uma organização. Utilize como texto-base  para esta atividade  Gestao_na_Educacao.pdf .
Como fazer:
Através da utilização da ferramenta  Cmap Tools:
1) Individualmente, cada participante da turma deverá acessar a ferramenta e selecionar a opção  Mapas Compartilhados em Servidores/Shared Cmap in Places.
2) A seguir, deve clicar em Adicionar servidor/Add Place, localizar na lista de servidores o servidor  Cinted – UFRGS (Brasil), selecionar o servidor e em seguida clicar no botão OK.
3) Expanda o servidor Cinted – UFRGS (Brasil) e você encontrará a pasta Oficinas Virtuais de  Aprendizagem.
4) Expanda esta pasta e você encontrará o mapa Gestão_na_Educação.
5) Clique duas vezes sobre o arquivo do mapa e participe desta construção coletiva.
Desafio 2
Convidamos você agora a formar grupos com seus colegas de classe, de forma que cada grupo  escolha uma categoria da arquitetura pedagógica (organizacional, instrucional, metodológica e  tecnológica).
Objetivo da atividade: Classificar os processos de gestão apontados no mapa conceitual da  turma nas quatro categorias da arquitetura pedagógica.
Como fazer:
- Em grupos, faça a leitura do mapa colaborativo (Cmap Tools > Servidor Cinted – UFRGS (Brasil)  > Pasta Oficinas Virtuais de Aprendizagem > Gestão_na_Educação) e identifique os processos  que fazem parte da categoria que o seu grupo escolheu.
- Construa um novo mapa conceitual, cada grupo terá o seu mapa, contendo os processos de  gestão que fazem parte da categoria escolhida pelo seu grupo. Neste novo mapa você deverá  explicitar em que modalidade esses processos ocorrem (presencial e a distância). Se necessário,  o grupo pode acrescentar outros processos de gestão da educação não encontrados no mapa  conceitual da turma.
- Esta atividade deverá ser apresentada no quarto encontro desta oficina.