Logos

Sobre o Evento

O evento consiste em um concurso e mostra envolvendo a produção de peças artísticas (obras de arte) em diversas modalidades que contenham conceitos e conteúdos da disciplina de química do ensino médio.

ART À QUI é o uso da arte e a aproximação do aluno com a ciência química através das diversas vertentes da expressão artística. É o uso do componente estético e artístico como facilitador da aprendizagem de uma ciência exata. ART À QUI é interdisciplinaridade, é transdisciplinaridade. É o belo na ciência, é a ciência através do belo.

Na mostra ART À QUI vamos fazer química através da arte usando: Ilustração, escultura, paródia, poesia, filmes, caricatura e jogos.

Categorias

Descrição Técnica:
Que constem em quadro(s) ilustrativo(s) ou esquema(s) ou infográfico que facilitem a compreensão do fenômeno químico a ser abordado. Podem constar de imagens, fotos, desenhos e esquemas.
Descrição do Material a ser entregue na obra final:
CD com arquivo para impressão com o trabalho nas seguintes configurações: folha A3 com papel couchê 120g com margem de segurança de 6mm. Sem identificação dos autores na obra.
Critérios de Avaliação:
Pertinência e correção do conteúdo de química. Uso de cores, criatividade, facilidade de compreensão, forma de abordagem.
Tópicos da Química a serem abordados na obra:
Eletroquímica: Funcionamento das pilhas.

Descrição Técnica:
Peças artísticas que retratem e facilitem a compreensão do fenômeno químico a ser abordado.
Descrição do Material a ser entregue na obra final:
Entrega da peça. Ilustrações: Produzidas em papel A3 sulfite 180g para trabalhos feitos com lápis, canetas, giz de cera, aquarela ou em papel Kraft tamanho A3 com gramatura 200g se feitos com giz pastel seco ou oleoso, com margem de segurança de 6mm. Pinturas: feitas em tela tamanho 4 (33x24cm).
Critérios de Avaliação:
Pertinência e correção do conteúdo de química. Uso de cores, criatividade, facilidade de compreensão, forma de abordagem.
Tópicos da Química a serem abordados na obra:
Ciclos biogeoquímicos na natureza: Ciclos do nitrogênio, do carbono, do oxigênio, entre outros. O trabalho poderá focar diversos ciclos ou apenas um deles.

Descrição Técnica:
Criação de escultura e/ou protótipo que represente os modelos químicos descritos na temática.
Peças artísticas que retratem e facilitem a compreensão do fenômeno químico a ser abordado.
Descrição do Material a ser entregue na obra final:
Modelagem em massa Clay ou Biscuit com base de papel pluma A3. Em caso de peso em excesso, base de madeira nas dimensões (297x420mm) ou em gesso ou modelagem com peças de isopor.
Esculturas: feitas a partir de material reciclado com base de madeira nas dimensões (329x483mm).
Critérios de Avaliação:
Pertinência e correção do conteúdo de química.
Criatividade, facilidade compreensão, forma de abordagem.
Tópicos da Química a serem abordados na obra:
a)Modelos atômicos;
b)Estruturas de macromoléculas orgânicas: ácidos graxos e/ou glicidios;
c)Polímeros

Descrição Técnica:
Criação de uma paródia musical ou uma poesia sobre a temática apresentada. Peças artísticas que retratem e facilitem a compreensão do fenômeno químico a ser abordado.
Descrição do Material a ser entregue na obra final:
Paródias: CD com a gravação de vídeo com o(s) autor(es) e/ou apoiador(es) cantando a paródia de músicas, poemas populares, ou canções autorais sobre a temática abordada. Acompanhado de arquivo em formato “doc” com a letra da paródia e a melodia/música usada na paródia.
Poesia: Arquivo no formato "doc" com o poema.
Critérios de Avaliação:
Pertinência e correção do conteúdo de química.
Criatividade, facilidade de compreensão, forma de abordagem.
Tópicos da Química a serem abordados na obra:
Qualquer conteúdo previsto nos PCN’s da disciplina de química do ensino médio.

Descrição Técnica:
Criação de um vídeo sonorizado de animação com massinha de modelar sobre a temática apresentada. Peças artísticas que retratem e facilitem a compreensão do fenômeno químico a ser abordado.
Descrição do Material a ser entregue na obra final:
CD com a gravação do vídeo (pode ser produzido em celular) com 1 minuto de tempo mínimo e 5 minutos de máximo com técnicas artísticas como “Stop motion” ou animação.
Produção de GIF’s entra nessa categoria. Arquivo com a foto dos autores.
Critérios de Avaliação:
Pertinência e correção do conteúdo de química.
Criatividade, facilidade de compreensão, forma de abordagem.
Tópicos da Química a serem abordados na obra:
Ligações químicas

Descrição Técnica:
Caricaturas humorísticas de ícones das ciências exatas, preferencialmente ligados à química. A caricatura deve conter alusões ou referencias humorísticas as descobertas e/ou contribuições do caricato à ciência.
Descrição do Material a ser entregue na obra final:
Peça gráfica tipo caricatura humorística no tamanho A3 em papel couchê 120g com margem de segurança de 6mm se feitas digitais ou em A3 sulfite 180g com margem de segurança de 6mm contendo algum fato histórico da química, como o descobrimento de elementos, retratados de forma incomum.
Critérios de Avaliação:
Pertinência e correção do conteúdo de química. Criatividade, facilidade de compreensão, forma de abordagem.
Tópicos da Química a serem abordados na obra:
Cientistas famosos.

Descrição Técnica:
Jogos de cartas, tabuleiro ou jogos eletrônicos sobre temáticas desenvolvidas no estudo da química apresentada.
Peças artísticas que retratem e facilitem a compreensão do fenômeno químico a ser abordado.
Descrição do Material a ser entregue na obra final:
Apresentação do jogo com tabuleiro, peças e/ou cartas devidamente estilizado e um cd com arquivo no formato ‘doc’ com as regras do jogo e com arquivos contendo as ilustrações usadas na confecção do jogo. O referido jogo deve estar apto para uso.
Jogos eletrônicos: CD com o arquivo do jogo habilitado para rodar em PC com configurações corriqueiras e arquivo no formato ‘doc’ com as regras do jogo e com arquivos contendo as ilustrações usadas na confecção do jogo. O referido jogo deve estar apto para uso.
Critérios de Avaliação:
Pertinência e correção do conteúdo de química.
Criatividade, facilidade de compreensão, forma de abordagem.
Tópicos da Química a serem abordados na obra:
Qualquer conteúdo previsto nos PCN’s da disciplina de química do ensino médio.

Programação

Atrações do dia 17

8H - Início da exposição
19H - Vernissage de abertura (Reservado aos participantes e autoridades).

Atrações do dia 18

8H - Início das Avaliações
A PARTIR DAS 17 H - Premiações

Atrações do dia 19

DAS 8 AS 22H - Exposições

Premiações

  • 1
    Medalhas
    Medalhas de OURO, PRATA e BRONZE aos três melhores trabalhos em cada um dos segmentos.
  • 2
    Certificados
    Certificado de DESTAQUE MENÇÃO HONROSA, destinada a valorizar a criação artística-cultural nas diversas categorias, aos autores dos trabalhos pré-selecionados (4º ao 10º lugar).
  • 3
    Menções
    Menção Honrosa à Escola externa ao IFSUL e ao curso que tiverem o maior número de trabalhos inscritos.

    Menções Honrosas através de certificados aos apoiadores do evento.

Inscrições

As inscrições de obras deverão ser realizadas no período de 10/09 até 30/09.
Cada aluno poderá se inscrever em até três segmentos, com o máximo de duas obras por categoria.
Não há limites de obras inscritas para o professor orientador.

Para mais informações você pode fazer o download do edital clicando AQUI.
O link da inscrição se encontra logo abaixo.
Logos

Voluntariado

Inscrições abertas para trabalho voluntario nos dias 17, 18 e 19 de Outubro.
(Apenas para alunos do IFSul- Campus Pelotas)
Edital disponível AQUI.