MATERIAL DIDÁTICO

Os alunos do IFSUL podem fazer download do material didático utilizando o Acesso para alunos do Curso de Eletromecânica e da Engenharia Elétrica. Para isso, devem clicar no botão Entrar no canto superior direito da página e usar sua senha para acessar todo material.

PFC escrito em LATEX

LaTeX é um conjunto de scripts para o programa de diagramação de textos TeX, utilizado amplamente para a produção de textos matemáticos e científicos devido à sua alta qualidade tipográfica. Com o LaTeX também é possível escrever artigos, monografias, teses, livros, posters, trabalhar com fórmulas matemáticas, imagens vetoriais, listas, tabelas, índices remissivos.

Com a utilização do LaTeX, o autor não se preocupa com a apresentação visual do trabalho e concentrar-se, somente, no seu conteúdo. O LaTex possui formas de lidar com bibliografias, citações, formatos de páginas, referências e tudo mais que não seja relacionado com conteúdo do documento em si e seus scripts realizam a formatação do texto de acordo com o padrão desejado. Se o autor desejar formatar um texto existente para o padrão de um congresso científico, basta aplicar o script de formatação fornecido pela organização do congresso.

Para saber mais, leia Introdução ao LATEX.

O LaTeX funciona em qualquer plataforma: Windows, Linux, MacOS. Esta página contém informações de instalação do LaTex em Linux/Debian e Windows e utilização para escrita de Projetos de Final de Curso da Engenharia Elétrica do Instituto Federal Sul-rio-grandense - Campus Pelotas.

Utilização do LATEX no Linux

Para que o LaTeX funcione no Linux, precisa de apenas 2 programas, o TexMaker e o Okular. Ao instalar o TexMaker, tem-se um editor e um compilador dos textos escritos em LaTeX. Ao instalar o Okular, tem-se um visualizador de arquivos “pdf”, “ps” e “dvi” integrado ao TexMaker.

Para sistemas baseados no Linux/Debian, como o Ubuntu, clique em Central de Programas e digite texmaker. Aí é só instalar. Faça o mesmo para instalar o Okular. Pode-se, também utilizar os procedimentos do Debian para instalação em terminal:

  • apt-get install texmaker
  • apt-get install okular

Deve-se também utilizar os scripts de formatação de textos para norma ABNT escritos para operar em LATEX: o ABNTEX2. Se preciso, instale o abntex2 também. Para sistema Linux/Debian, pode-se utilizar os procedimentos de instalação em terminal:

  • apt-get install abntex2

Para maiores informações, acesse ABNTEX2. Com estes scripts, o texto será formatado automaticamente de acordo com a Norma Técnica Brasileira.

Use a ajuda do ABNTEX, em http://www.abntex.net.br/.

Utilização do LATEX no Windows

Atualmente, pode-se instalar o TeXLive através da internet. Baixe o arquivo install-tl-windows.exe para Windows (12mb). Execute-o em seu computador que os programas necessários serão instalados automaticamente. A instalação ocorrerá de forma semelhante que em várias distribuições do Linux. Um editor e um visualizador de pdf será instalado também.

Mas, se preferir, a instalação pode ser feita por partes conforme está descrito abaixo.

O MIKTEX será a distribuição dos pacotes LaTeX que se utiliza para Windows, tendo ainda a opção de usar o TeXLive. Obtenha informações e arquivos em MIKTEX. Utilize as informações de LaTeX BR para a configuração necessária.

O Texmaker será o editor e pode ser baixado em http://www.xm1math.net/texmaker/download.html. O TeXnicCenter http://www.texniccenter.org/ também pode ser utilizado. Este programa possui um visualizador de arquivos “pdf” e “ps” integrado.

Nem todos programas de edição de textos em LaTex possuem visualizadores de arquivos “pdf” e “ps” integrados. Quando isso acontece, o Adobe Reader pode ser utilizado como visualizador “pdf”. No entanto, é conveniente instalar um software free utilizando GSview. Instale GSview e Ghostscript. O caminho de instalação destes programas devem ser configurados no programa de edição. Utilize as informações de LaTeX BR para a configuração necessária.

Deve-se também utilizar os scripts de formatação de textos para norma ABNT escritos para operar em LATEX: o ABNTEX2. Com estes scripts, o texto será formatado automaticamente de acordo com a Norma Técnica Brasileira. Para obter os arquivos e maiores informações, acesse ABNTEX2. Com este padrão, o texto será formatado de acordo com a Norma Técnica Brasileira.

PFC em editores on-line de latex

Agora, as ferramentas de edição de texto latex on-line são pagas e o uso on-line está limitada em função do tamanho dos arquivos, números de compilações e outros limites. Ou seja, pagando as ferramentas estão disponíveis. No entanto, não é necessário pagar se há outros softwares freeware, como as descritas antes, para edição de um arquivo grande como um PCF, por exemplo.

Uma das ferramentas disponíveis é o OVERLEAF. Agora, o OVERLEAF é pago. Tem outras, basta pesquisar. Se souber de outra ferramenta on-line de edição de latex que seja compatível com o nosso trabalho, compartilhe.

Se quiser testar, acesse o OVERLEAF no site: https://www.overleaf.com. Faça cadastro e login. Carregue os arquivos do modelo de pfc.

PFC - Eng. Elétrica - IFSul em LaTeX

Organize-se criando uma pasta “pfc” para seu PFC que será escrito conforme o modelo EE_PFC_Modelo.pdf. Não se iluda com a potencialidade dos sistemas operacionais, crie nomes de pastas sem espaços, sem acentos, sem pontos ou traços, ou seja, o nome mais simples possível. Afinal de contas, o próprio Windows não sabe a diferença entre letra maiúscula e minúscula. Não utilize a pasta “Meus Documentos”. Se possível, coloque seu trabalho em uma partição do HD que não contenha o sistema operacional. Na pasta “pfc” coloque apenas arquivos importantes.

Descompacte na pasta “pfc” o conteúdo do arquivo ee_pfc_modelo.zip. Procure o arquivo “eepfc.cls”. Este arquivo é o script de formatação do texto do PFC. Verifique se apareceu uma pasta “figs” com uma figura “jpg” dentro. A pasta “figs” deve conter todas figuras utilizadas no trabalho.

Edite o arquivo do LaTeX EE_PFC_Modelo.tex escrevendo nele o seu texto do PFC. Este arquivo pode ser renomeado se desejar.

Ferramenta de busca de citações no formato BIBTEX

Há na internet ferramenta de busca de citações no formato bibtex. Por exemplo: http://www.bibtexsearch.com/. Basta acessar o site e realizar a busca usando uma palavra chave adequada.

No linux, há o software KBIBTEX que também executa a busca.

pfc_latex.txt · Última modificação: 2024/01/07 13:59 por claudiomachado
CC Attribution-Noncommercial-Share Alike 3.0 Unported
www.chimeric.de Valid CSS Driven by DokuWiki do yourself a favour and use a real browser - get firefox!! Recent changes RSS feed Valid XHTML 1.0