ELETROMECÂNICA 40 ANOS

CURSO TÉCNICO EM ELETROMECÂNICA

Por 40 anos, professores, funcionários e alunos trabalham nesta Escola pela formação de um profissional generalista da área de manutenção industrial. Muitas transformações ocorreram no currículo e no perfil profissional do técnico em Eletromecânica desde 1973, ano que o foi fundado. No início, o programa do curso possuía uma grande quantidade de disciplinas de área elétrica. No entanto, a necessidade da indústria por um profissional que dominasse conceitos da área elétrica e mecânica tornava-se mais evidente com o passar do tempo. Com a evolução da eletrônica e da automação, a demanda por profissionais com formação generalista aumentou. Diante disso, o currículo passou a ter maior equilíbrio dividindo a carga horária com disciplinas de área mecânica, elétrica, automação e manutenção. Atualmente, além de uma importante base de conteúdos relacionados com eletricidade, magnetismo, máquinas elétricas, metrologia, elementos de máquinas, materiais e desenho, o curso possibilita a formação do profissional em disciplinas relacionadas com automação industrial (pneumática e hidráulica), eletrônica, controladores programáveis, comando numérico computadorizado, instrumentação e controle.

Disciplinas como Manutenção Industrial estudam conceitos de manutenção preditiva através de medição de vibrações e termografia, enquanto que em Comando de Motores desenvolve-se instalações de comando de motores com inversores de frequência e soft start, por exemplo.

Isso dá uma ideia da evolução do currículo do Curso Técnico em Eletromecânica e do perfil do profissional formado atualmente. Esta evolução mostra que o curso sempre procurou acompanhar a evolução da tecnologia e da indústria, resultando em boas oportunidades de emprego e até mesmo promoções funcionais nas carreiras seguidas pelos técnicos formados. Essas comprovações podem ser verificadas nos relatórios de estágio.

Este espaço na página da Eletromecânica é dedicado aos ex-alunos que querem dar um depoimento sobre o “CURSÃO”. Pode-se lembrar de momentos importantes, ou até mesmo, falar de sua trajetória profissional. Cadastre-se no grupo de ex-alunos, envie seu depoimento e, se quiser, uma foto.

Como professores da Eletromecânica pensamos, também, que esta iniciativa dará maior motivação ao estudo para os nossos atuais e futuros alunos.

Prof. Cláudio Machado, Profa. Andrea Fischer

24/09/2013

Mário H. S. Pinho

Fui aluno da primeira turma de Eletromecânica e me fornei no ano de 1975.

Realmente lá se vão 40 anos desde que começamos o curso. Saudades dos tempos de EPFPel, pois cursei desde o Ginásio Industrial até o Técnico nesse estabelecimento de ensino.

Tudo que tenho hoje agradeço a ETFPel, pois com ela pude iniciar minha carreira profissional, trabalhando por 36 anos no Setor Elétrico, entre ELETROSUL, ANEEL e terminando no Operdor Nacional do Sistema Elétrico - ONS, quando me aposentei em julho do ano passado. Agora é só curtir a vida.

Lembro que haviam pessoas que não acreditavam em nosso curso quando de sua criação, pois diziam que não seríamos nem mecânicos nem eletrotécnicos. Mas a existência do curso há 40 anos comprova seu sucesso. Dentre tantos batalhadores do nosso Curso, lembro bem dos Professor Carlinhos e Ênio Amaral, este último carinhosamente chamado por nós de “Tio Ênio”.

Segue anexo duas fotos: uma foto do tempo em que estudava na nossa ETFPel e outra hoje em dia. O tempo judia um pouco da gente, mas não posso me queixar da vida. :-)

Um grande abraço a todos os amigos, professores, funcionários e alunos do Curso de Eletromecânica.

Parabéns pelos 40 anos e que outros 40 venham pela frente.

Mário H. S. PinhoMário H. S. Pinho

Saudações,

Mário H. S. Pinho

1a.Turma de Formandos - 1975


Ao colega Eletromecânico, Mário, agradeço em nome dos professores, funcionários e alunos pela sua participação.

Um grande abraço

Prof. Cláudio Machado - 28/09/2013

Marcos André Marasco Lima

Agradeço a oportuninade de parabenizar todos os professores do curso técnico em Eletromecânica pelos 40 anos de existência e contribuição com a sociedade.

Conclui o curso técnico em Eletromecânica no ano de 1992, o que me oportunizou, no período de 13 anos, trabalhar como técnico de manutenção em 03 indústrias, entre elas uma das maiores empresas de alimentos do Brasil.

Hoje após concluir a graduação em Automação Industrial e pós-graduação em educação por competência, trabalho no SENAI SC, na unidade de Jaraguá do Sul, coordenando cursos técnicos e de aprendizagem industrial. Em 10 anos de atividades no SENAI, lecionei para diversas modalidades de educação e sempre, me referi ao IFSUL, para mim Escola Técnica Federal de Pelotas, como exemplo de disciplina e preocupação com o aprendizado.

Tenho muito orgulho de ter iniciado no mercado de trabalho como Técnico em Eletromecânica, formado pelo IFSUL e por professores extremamente competentes, os quais servem de espelho para a minha projeção profissional.

Marcos André Marasco Lima - 12/09/2013


Marcos, agradeço muito em nome dos professores, funcionários e alunos pela sua participação.

Um grande abraço

Prof. Cláudio Machado - 28/09/2013

Ronaldo Freda

Sou formando de 1975, primeira turma de EME.

Na foto estou preenchendo uma planilha de manutenção preventiva de uma Unidade Retificadora. Minha sede na CRT era em Caxias do Sul, mas nesta foto estávamos em Vacaria, pois atendíamos todo nordeste do RS.

Ronaldo Freda à esquerda.

Abraços a todos.

Ronaldo Freda - 12/09/2013

Primeira turma da Eletromecânica


Ronaldo, um grande abraço e nossos agradecimentos pela sua participação.

Prof. Cláudio Machado - 28/09/2013

Tiago Porciuncula Rau

Minha vida teve uma grande mudança desde que iniciei o curso de Eletromecânica. Enquanto aluno, também fui bolsista do Curso e nesta função aprendi muito além do que estudava em aula. Como bolsista, uma das tarefas que mais me destaquei foi o projeto executado no AutoCAD 2D e 3D de estrutura hidráulica.

Após a formatura em Julho de 2008, fui contratado pela empresa Fockink em Panambi-RS como Projetista Junior. Lá realizei projetos de painéis e instalações elétricas industriais e agroindustriais. Também, atuei em as-built em empresas que contratavam serviços da Fockink como John Deere em Horizontina-RS e Monsanto em Itaí-SP.

Em fevereiro de 2010, fui selecionado para lecionar no Curso de Eletromecânica, onde ministrei as disciplinas de Circuitos de Iluminação, Comandos de Motores, Desenho Técnico, Elementos de Máquinas, Materiais de Construção Mecânica e Organização da Manutenção. Foi uma experiência inestimável, pois assim como ensinei, também aprendi muito com todos os professores do Curso a cada dia dos dois anos em que fui professor na Instituição.

Após o término do contrato como professor substituto no Curso de Eletromecânica, ingressei na empresa CQG Construções Offshore do polo naval de Rio Grande-RS onde, até hoje, desempenho a função de Desenhista. No exercício da função, executo e supervisiono isotestes para teste hidrostático nas tubulações da plataforma P-58.

Desde o primeiro emprego como Eletromecânico, foram conquistadas muitas satisfações profissionais e também financeiras. Conquistas, que sem dúvidas, foram alcançadas pelo empenho de todos os professores do Curso que colaboraram para uma aprendizagem diferenciada de qualquer outro curso ou instituição.

Tiago P. Rau - CQG Construções OffShore S/A

STH - Comissionamento - P58

Rio Grande - Brasil

16/09/2013


Tiago, além de aluno, tu foste nosso colega. Hoje, tu trabalha e contribui para o sucesso de uma das empresas exploradoras de petróleo mais importantes do mundo. Fico feliz, também, porque ao teu lado estão outros dos nossos melhores alunos. Já ouvi falar muitas vezes que a nossa Escola não contribuia com a formação de mão de obra para trabalho no Polo Naval. Bastou que essas empresas do polo naval testassem Eletromecânicos para que conquistasse-mos esse importante espaço.

Tiago, um grande abraço e nossos agradecimentos pela sua participação. Um grande abraço aos nossos alunos Fábio, Marcel, Redu, Michel e Ricardo.

Prof. Cláudio Machado - 28/09/2013

Alex Sandro de Oliveira Madruga

Conclui o curso Técnico em Eletromecânica no ano de 1999.

Meu nome é Alex Sandro de Oliveira Madruga, mais conhecido com Porca Véia.

Fiz estágio de 1 ano na empresa Master Paint Máquinas e Equipamentos em Caxias do Sul, onde trabalhei como montador de quadros de comando e máquinas para a indústria moveleira.

Após o estágio, trabalhei por 10 anos na empresa Pettenati S/A Ind. Têxtil como eletricista de manutenção, realizando manutenção em maquinários e subestações.

Hoje, a quase 3 anos trabalho na Fras-le S/A como Técnico Eletromecânico II (SIPAS MANUTENÇÃO).

Um forte abraço a todos, estou a disposição.

Alex Sandro de Oliveira Madruga - Técnico Eletromecânico II - Fras-le S.A. - 28/09/2013


Olá Alex. Lembro de ti e da tua turma. Fico feliz pelo teu sucesso. Um grande abraço e nossos agradecimentos pela sua participação.

Prof. Cláudio Machado - 28/09/2013

Andriele Lange da Rosa

Para mim, foram dois anos, duas greves, três turmas diferentes, muitos amigos e um aprendizado tanto acadêmico quanto humano que levarei para o resto da vida.

Nosso curso não é simplesmente bom, nosso curso é o melhor que há no Ifsul. Obrigada a todos amigos, colegas de trabalho e professores que estiveram junto comigo em cada momento fosse bom ou ruim.

Um grande abraço a toda família Eletromecânica.

14 de setembro de 2013.


Muito obrigado Andriele, por tua positividade e por todo teu trabalho em nossa Coordenadoria. Desejamos sucesso em tua nova profissão.

Prof. Cláudio Machado - 17/10/2013

Carlos Eduardo Ribeiro de Oliveira

Sou natural de São Lourenço do Sul e concluí o curso de EME em 2005. Devo muito a este curso pois com ele aprendi a superar desafios (Mario Farias,PC, Badia, Alvacir Tavares entre tantos outros).

Aprendi uma profissão que abriu muitas portas na minha vida. Também fiz grandes amizades e conheci minha esposa Graciele.

Em 2006, passei no concurso para a Hidrelétrica de Itaipu e desde então trabalho na divisão de equipamentos de alta tensão, com manutenção e ensaios dos transformadores principais.

Foto com alguns colegas paraguaios na Subestação Paraguaia da margem direita (SEMD). Sou o segundo da esquerda, com o fluke.

Carlos Oliveira

Carlos Oliveira

Técnico de Manutenção Elétrica III - ITAIPU

Divisão de Equipamentos de Alta Tensão - SMMT.DT

Olá Carlos. Não deves ter sido meu aluno, pois nesta época estava afastado para minha pós-graduação. Mas, agradeço, em nome de todos da Eletromecânica, a tua participação e, principalmente, por ter acreditado no Curso e no resultado do estudo. Teu sucesso é a prova de que o esforço de estudar vale muito.

Um grande abraço

Prof. Cláudio Machado - 17/10/2013

Tiago Pereira Antunes

Meu nome é Tiago Pereira Antunes. Me formei no ano de 2009, onde no término do curso tive a oportunidade de ser contrato pela empresa Sadia, atualmente BRF. Trabalho liderando equipe de Operação e Manutenção na área de Refrigeração que é responsável pela geração de frio e ar comprimido para os 4 frigorificos instalados na nossa planta na cidade de Lucas do Rio Verde - MT: Frigorífico de Aves, Suinos, Industrializados e Salsicharia.

Na cidade de Lucas atuo como professor no curso de Comandos Elétricos pelo Senai-MT.

Nosso IFSUL é referência de ensino e estrutura para o pais todo. Devo, muito, a minha vida profissional a essa escola e principalmente a estes grandes professores que além de nos passar o conhecimento técnico, nos passavam atitudes técnicas e o que enfrentariamos pela frente, como trabalhar em equipe, como trabalhar com segurança. Hoje vemos as empresas cada vez mais buscando profissionais, não só com grande conhecimento, mas que saibam da importância do trabalho com segurança, organizado e em equipe.

Sou muito grato em poder passar estes conhecimentos adiante e torço muito que os alunos percebam o tamanho da estrutura que eles tem nas mãos e o quanto podem desfrutarem do conhecimento de grandes mestres.

Agradeço muito por fazerem o profissional que sou hoje.

Na primeira foto, minha turma do Senai onde estou de uniforme Laranja. Na segunda foto, a equipe de operação e Manuntenção da Refrigeração onde sou o que esta com o rádio na cintura.

Tiago Pereira AntunesTiago Pereira Antunes

Olá Tiago, agradeço muito tua participação. Fico muito feliz por ter conquistado teu espaço no mercado de trabalho. Além disso, percebeste a importância em trabalhar na formação de outros técnicos. São pessoas como tu que dão motivação para que o trabalho no Curso de Eletromecânica continue e que se mantenha sério, apesar das adversidades.

Um grande abraço

Prof. Cláudio Machado - 26/10/2013

 
 
Driven by DokuWiki