Tabela de Conteúdos

DOUTORADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

CoIoT

CoIoT

Na visão introduzida pela Computação Ubíqua (Ubicomp), os sistemas computacionais devem ser capazes de perceber o seu ambiente de interesse e reagir aos eventos detectados. Essa percepção é chamada de Ciência do Contexto. Com os recentes avanços científicos e tecnológicos que vem acontecendo na área da Internet das Coisas (\textit{Internet of Things} – IoT), proporcionado a utilização de sensores e atuadores em larga escala, essa visão da Ubicomp vem se materializando. Os sensores da IoT tem sido considerados importantes fontes geradoras de informações contextuais para as aplicações ubíquas.

Com essa motivação vem sendo desenvolvido o CoIoT (Context + IoT), um middleware para Internet das Coisas (IoT) que tem como principal objetivo gerenciar os dispositivos da IoT (sensores e atuadores), considerando e tratando as suas diferenças tecnológicas e homogenizado seu acesso. Dessa maneira tornando viável a utilização desses dispositivos como provedores de informações contextuais às aplicações da Computação Ubíquas.

O CoIoT foi concebido para ser autonômico, gerenciado através de regras e, capaz de agir de forma proativa, tanto na captura de informações contextuais do ambiente físico, como na atuação remota sobre o mesmo.

CoIoT é o principal trabalho de pesquisa que vem sendo desenvolvido durante o doutorado.

Principais Publicações

MESTRADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Trabalhos Desenvolvidos

EXEHDA-TS: Um modelo de Coordenação para a Computação Pervasiva

O EXEHDA-TS foi concebido em minha Dissertação de Mestrado e consiste de um modelo de coordenação dinâmico, escalável e com gerenciamento distribuído baseado em abstrações de Espaço de Tuplas. O EXEHDA-TS foi desenvolvido com foco nas demandas do middleware EXEHDA e do projeto PertMed.

A minha Dissertação de Mestrado tem o seguinte título: Uma Contribuição à Coordenação na Computação Pervasiva com Aplicações na Área Médica. Para mais informações sobre o EXEHDA-TS acesse a página da Dissertação de Mestrado, onde além do Resumo/Abstract tem o texto completo para download (exehda-ts.pdf). O código fonte também será disponibilizado em breve.

iPar

iPar é um um framework desenvolvido em java para submeter computações tipo “bag of tasks” em um cluster. O framework foi pensado com o objetivo de realizar computações paralelas sobre imagens.

Trabalho Individual

Plano de Estudo e Pesquisa (PEP)

O PEP resume os estudos feitos durante o primeiro ano do mestrado, culminando com a redação de um plano de estudos e pesquisas para a dissertação de mestrado a ser desenvolvida em 2008. (pep.pdf)

Artigos Publicados

Disciplinas

Introdução ao Pocessamento Paralelo e Distribuído

Arquitetura de Computadores

Estrutura de dados

Algorítmo de Fluxo Máximo

Criptografia (método de Vigènere)

Teoria da Computação

Programação Paralela e Distribuída

O principal trabalho desenvolvido nesta disciplina foi o framework iPar.

Tópicos em Processamento Paralelo e Distribuído

Vários assuntos foram abordados nesta disciplina, sendo que alguns deles foram utilizados no TI.

Atividade Didática