Documento sem título
Documento sem título
Documento sem título
Documento sem título
Home
CEAD News
Colunas
Especiais
Repórter CEAD
CEAD Media
Legislação
Projetos
Ambientes EAD
Histórico
Equipe CEAD
Fale Conosco
Downloads
CEAD Links
Documento sem título
 
 
 

A Coordenadoria de Educação a Distância (CEAD) do CEFET de Pelotas foi criada oficialmente em 2005, com a intenção de implementar ações que possibilitassem o crescimento da utilização da educação a distância como ferramenta de apoio aos alunos no processo de aprendizagem, bem como oferecer cursos na modalidade a distância.

1999
Os estudos na área começaram antes da implantação da CEAD, com a criação de um grupo de estudos, ocorrida em 1999. Também nesse ano começou o curso de especialização em EAD pela UNB de Brasília-DF, com a participação de 7 (sete) integrantes do grupo.

2001
No ano de 2001 um grupo de professores do CEFET participou da elaboração de projeto de curso de especialização a distância em conjunto com a UFRGS, UFSM, UFPEL e FURG. O projeto foi concluído, mas não foi executado, por falta de verbas. Durante esse ano começaram as participações de um representante do CEFET na UniRede (Universidade Virtual Pública do Brasil), que logo em seguida foi eleito para o Comitê Gestor nacional, representando a região sul do país.

2002
Em 2002 foi criado o Núcleo de Educação a Distância (NEAD), através de portaria da direção do CEFET-RS. Nesse ano foi oferecido o primeiro curso de EAD para os professores e técnicos administrativos do CEFET, ainda com a participação de representantes da secretaria de educação do município e do estado. Participamos como representantes do estado no projeto de pesquisa nacional EDUTEC, trabalhando como pesquisadores e proponentes de curso de EAD ministrado para todo o país. Recebemos nesse projeto diversos equipamentos de informática (1 servidor de rede (GTI), 2 micros desktops, 1 impressora laser). No mesmo ano começamos a participação como avaliadores da SETEC/MEC para autorizações e reconhecimentos de cursos de tecnologia na modalidade a distância, contribuindo para a construção do formulário de avaliação dos cursos na modalidade. Encerramos o ano com palestra proferida na FENASOFT, em São Paulo, após passar por processo de seleção.

2003
No ano de 2003 começamos as parcerias com as instituições participantes da ADIFERS, que culminaram com o oferecimento de uma turma de capacitação em EAD. Participamos da criação do consórcio da região sul do país para EAD, intitulado REDISUL. Elaboramos o projeto de criação de NEADs nas 12 instituições integrantes à ADIFERS e o apresentamos à SETEC/MEC. Nova palestra na FENASOFT, em São Paulo, após passar por processo de seleção.

2004
O ano de 2004 proporcionou a capacitação no E-Proinfo, ambiente de educação a distância do MEC. Oferecimento de mais uma turma de EAD para a ADIFERS. Participação como professores e coordenadores do curso de capacitação para novos avaliadores da SETEC/MEC através da EAD. Aprovação pela SETEC/MEC do projeto de criação de NEADs na ADIFERS.

2005
Em 2005 ocorreu a liberação dos recursos do projeto de criação dos NEADs, quando distribuímos mais de R$ 180.000,00 em equipamentos para todas as instituições participantes da ADIFERS. O CEFET recebeu na ocasião dois servidores de redes (GTI), 3 micros desktops, 3 scanners (2 foram re-distribuídos pela GTI), 1 filmadora e 2 máquina fotográfica digital (1 foi re-distribuída pela GTI) . Realizamos um encontro de NEADs do estado. Oferecimento de nova turma de EAD para a ADIFERS. Participamos da elaboração do projeto de cursos de licenciatura para o edital do Pró-Licenciatura II. No projeto trabalhamos em especial na capacitação dos tutores de todos os cursos e no curso de Geografia. Participamos das discussões do projeto Mídias na Educação, da SEED/MEC. Elaboramos o projeto de Formação Pedagógica para professores da educação profissional a distância, protocolando o mesmo na SAPIENS para receber visita de autorização.

2006
Fomos selecionados para construir um dos módulos do projeto Mídias na Educação, área de informática, com recursos previstos. Também fomos definidos para participar da fase 2, que irá implementar os módulos construídos no estado do RS. O projeto do Pró-Licenciaturas II, já está aprovado e estamos aguardando a sua implantação. Recebemos o credenciamento provisório para oferecer cursos regulares na modalidade a distância. Organização de estudos do edital de implantação da Universidade Aberto do Brasil (UAB).


A estrutura de pessoal em EAD da CEAD conta, atualmente, com 11 integrantes efetivos, com titulações entre especialistas, mestres, mestrandos e doutorandos, sendo que a maioria com formação na área de EAD.