Artigo científico
A A A
imprimir

Artigo científico

No decorrer deste módulo, foram discutidos alguns importantes temas que possibilitam planejar e desenvolver uma pesquisa científica. Entretanto, uma pesquisa agrega valor, a partir do momento em que lhe é conferida publicidade, ou seja, quando é divulgada, a fim de que possa ser avaliada criticamente.

Dentre as possibilidades de divulgação de resultados de um trabalho científico, encontram-se as apresentações orais e as publicações de artigos científicos em periódicos ou em ANAIS de eventos científicos.

Após a realização de suas pesquisas, e previamente à apresentação oral de seus resultados à uma Banca de Avaliação, vocês deverão redigir um Artigo Científico que é o tipo de texto eleito por este Curso para dar publicidade aos seus trabalhos.

Esta etapa surge em decorrência da intenção de auxiliá-los nesse caminho, tanto em relação à redação do artigo científico, quanto no que se refere à apresentação oral de seus resultados à Banca de avaliação.

Uma das razões para a escolha deste tipo de texto reside no fato de que, por ser considerado um veículo de divulgação de conhecimento, tão logo vocês os defendam perante a Banca de Avaliação, possam submetê-lo à apreciação de alguma revista científica da área.

De acordo com a ABNT: “Artigo científico é parte de uma publicação com autoria declarada, que apresenta e discute idéias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do conhecimento” (NBR 6022, 2003).

Dito de forma mais abrangente, o artigo representa a síntese, um relato escrito, dos resultados de pesquisas. “O objetivo fundamental de um artigo é o de ser um meio rápido e sucinto de divulgar e tornar conhecidos, através de sua publicação em periódicos especializados, a dúvida investigada, o referencial teórico utilizado (as teorias que serviam de base para orientar a pesquisa), a metodologia empregada, os resultados alcançados e as principais dificuldades encontradas no processo de investigação ou na análise de uma questão. Os problemas abordados nos artigos podem ser os mais diversos: podem fazer parte quer de questões que historicamente são polemizadas, quer de problemas teóricos ou práticos novos” (BARBA, 2006).

Esse tipo de texto apresenta uma estrutura peculiar, tendo em vista que o investigador precisa traduzir seu trabalho em um espaço relativamente pequeno, cuja totalidade, geralmente, não ultrapassa 25 páginas.

É bom lembrar que, ao redigirem seus Projetos de Pesquisa, utilizaram os verbos que expressavam idéia de futuro, retratando algo ainda a ser realizado. Por outro lado, para escreverem o Artigo Científico, devem utilizar verbos que expressem idéia de passado, de algo já efetivado.

Além disso, expressões como “houve a pretensão de.” ou “na tentativa de...” não cabem na redação de um Artigo, tendo em vista que qualquer pretensão ou tentativa já terá se efetivado ou não, durante a execução da pesquisa. Em outras palavras, o pesquisador pode ter tentado ou pretendido algo durante a implementação da pesquisa, mas, ao seu final, ou alcançou o pretendido ou teve frustrada essa intenção. Assim, no Artigo, relata-se o que foi efetivamente realizado.

Embora as regras para elaboração de Artigo Científico sejam norteadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (NBR-6022,/ 2003), muitas revistas científicas adotam normas particulares para submissão de artigos, as quais nem sempre estão de acordo com as da ABNT. Essas regras encontram-se disponíveis nos próprios periódicos e o pesquisador, se desejar submeter seu artigo à análise de alguma delas, deverá adequá-lo às exigências de cada revista.

Geralmente, quando um artigo é enviado a uma revista científica, os editores enviam ao autor do trabalho um comunicado de recebimento e, posteriormente, de aceite, caso o artigo seja aceito para publicação.

Por determinação deste curso, vocês devem formatar seus artigos finais de acordo com as regras para publicação de alguma revista da área em que se enquadrem seus trabalhos. Após, devem enviá-los para a revista eleita para que sofram apreciação. O comunicado de recebimento pela revista, bem como as regras utilizadas devem ser anexados à versão final de seus trabalhos, antes de sua entrega ao orientador. Depois disso, as Bancas de Avaliação serão constituídas.

De qualquer modo, alguns elementos, independentemente das regras instituídas pelas diferentes revistas científicas, estão sempre presentes e, não raro, seguem as regras da ABNT, como a NBR – 6022/2003, que trata dos elementos que constituem um artigo em publicação científica; a NBR – 6023/2002 que trata das normas de apresentação das referências; a NBR – 6024/2003, NBR – 6028/2003 e NBR – 10520/2002, que tratam, respectivamente, da numeração progressiva das seções, resumos e citações; bem como as normas de apresentação tabular do IBGE (1993).

Assim, nesta etapa, partindo-se da observação de artigos já publicados em diferentes periódicos, serão apresentadas características concernentes ao Artigo Científico que, independentemente das normas das revistas, estão presentes com poucas variações.