O projeto pedagógico do curso (PPC) foi aprovado no IFSUL no ano de 2018 atendendo as normativas do Ministério da Educação definidas pela Resolução CNE/CP 2/2015, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para Cursos de Formação de Professores.
Visualizar PPC...A educação é um processo que articula, ao mesmo tempo, a preservação de valores, tradições e conteúdos que ainda fazem sentido na época atual e os aspectos inovadores do mundo contemporâneo, de modo a apontar perspectivas de futuro para as novas gerações.
Acreditamos que a interação presencial entre os sujeitos do processo ensino-aprendizagem possibilita a vivência de múltiplas situações que irão constituir uma base sólida de conhecimentos para a prática docente dos futuros professores formados pelo nosso curso.
Oferecemos um ensino sustentado pelos pilares da Educação, da Pesquisa e da Extensão
A equipe de professores que compõem o curso é formada por doutores e mestres em áreas ligadas à Educação
Professora de Atividade Docente Orientada I, II, III e IV
Professora de História da Educação
Visualizar Curriculo Lattes...Professora de Educação Mediada por Tecnologias I e II
Visualizar Curriculo Lattes...Professora de Atividade Docente Orientada I, II, III e IV
Visualizar Curriculo Lattes...Professor de Libras
Professor de Produção Textual
Visualizar Curriculo Lattes...Professor de Metodologia da Pesquisa
Professor de Orientação de Pesquisa I
Visualizar Curriculo Lattes...Professora de Atividade Docente Orientada I,II,III e IV
Professora de Fundamentos e Políticas da Educação Tecnológica I
Visualizar Curriculo Lattes...Professor de Educação, Sociedade e Trabalho
Professor de Fundamentos e Políticas da Educação Tecnológica II
Visualizar Curriculo Lattes...Professor de Formação de Professores
Professor de Profissão Docente
Visualizar Curriculo Lattes...Professora de Atividade Docente Orientada I, II, III e IV
Professora de Processo de Ensino e Aprendizagem II
Visualizar Curriculo Lattes...Professor de Teorias Educacionais Contemporâneas
Professor de Filosofia da Educação
Visualizar Curriculo Lattes...Professor de Atividade Docente Orientada I, II, III e IV
Professor de Pedagogias Práticas
Visualizar Curriculo Lattes...Professora de Atividade Docente Orientada I, II, III e IV
Professora de Processo de Ensino e Aprendizagem II
Visualizar Curriculo Lattes...Professora de Educação Mediada por Tecnologias
Professora de Atividade Docente Orientada I, II, III e IV
Visualizar Curriculo Lattes...Professora de Processo de Ensino e Aprendizagem I
Professora de Atividade Docente Orientada I, II, III e IV
Visualizar Curriculo Lattes...O curso mudou drasticamente minha visão sobre a docência, me fazendo compreender, além da importância dos conhecimentos específicos da área escolhida, a importância dos saberes próprios do fazer docente, independente da sala de aula que se vai atuar, para ser um professor consciente e formador..
O Curso de Formação Pedagógica para Graduados Não Licenciados do IFSul, é uma oportunidade para pessoas que concluíram uma graduação e pretendem dar seguimento ao aprendizado adquirido, porém de uma maneira prática, ajudando na construção do conhecimento de outras pessoas, ou seja, ser um professor que fará a diferença no aprendizado de seus alunos. .
Ingressei no curso de Formação Pedagógica no segundo semestre de 2018/2. O objetivo de cursar primeiramente essa segunda graduação foi na tentativa de suprir uma ausência em minha carreira como historiadora e pesquisadora em História que era a parte pedagógica referente à licenciatura. Para surpresa desta discente o curso ofertou uma proposta crítica e desafiadora ao pensar a docência como um campo de disputa e de conflito. A docência não é vista pelo curso como algo sempre dado e posto. Pelo contrário. A proposta do curso instiga os futuros licenciados a refletir sobre a docência não como um campo de transmissão de conhecimento para o aluno, mas de uma construção de saber amalgamada entre professor e estudantes. Aprendi muito sobre o caminho da docência com os professores. Aprendi que o desafio faz com que possamos construir uma docência menos mecânica, mais plural e dinâmica. E o mais importante crítica e atuante, pois a educação sempre é alvo de políticas nefastas dos governos. Diante disso, o curso possibilita pensar a docência a partir da experiência do indivíduo como também a experiência coletiva do ser professor.
Voltar para realizar um sonho e cursar uma formação pedagógica, com professores renomeados no Cenário da Educação foi muito gratificante, voltei em busca da realização deste sonho da docência e da possibilidade de transmitir conhecimentos que a técnica e a vida profissional me ensinaram para os futuros profissionais. Nossas aulas foram momentos muito especiais, trabalhamos com base em conhecimentos teóricos e práticas de Educação moderna, foram experiências únicas e motivadoras, pois trabalhamos relações humanas, com o estudante no centro do processo de ensino, sempre buscando a inovação das práticas de sala de aula, focando no aprendizado prático, total e humanizado do estudante. O curso de Formação Pedagógica, me fez ver a Educação com outros olhos: Que é fundamental planejar e construir a educação, trocando experiências e conhecimentos compartilhados pelos colegas e professores, tornando o processo de Educação continuo e com o estudante no centro do processo de ensino.
Dúvidas, sugestões e críticas são sempre bem-vindas. Converse com a gente sempre que quiser. Sua opinião é importante para que a nossa função de formar professores evolua constantemente.
Nossos canais de canais de comunicação.
pl-fpgnl@ifsul.edu.br
(053) 2123-1049 ou (053) 2123-1159
Praça 20 de Setembro, 455 - Centro - Pelotas/RS - Sala 421-B