Documento sem título
Documento sem título
Documento sem título
Documento sem título
Home
CEAD News
Colunas
Especiais
Repórter CEAD
CEAD Media
Legislação
Projetos
Ambientes EAD
Histórico
Equipe CEAD
Fale Conosco
Downloads
CEAD Links
Documento sem título
 
 
 

CEFET Pelotas recebe autorização do MEC para ministrar Cursos superiores de EaD

MEC anunciou nesta última quinta feira (16 de março de 2006) a Portaria nº 686 de 16/03/06, publicada no Diário Oficial, seção 1, página 22, que AUTORIZA em caráter experimental, a oferta de cursos superiores a distância ministrados pelo CEFET/RS.
A seguir segue a seção do Diário Oficial:

" PORTARIA Nº 686, DE 16 DE MARÇO DE 2006
O Ministro de Estado da Educação, usando da competência que lhe foi delegada pelo Decreto nº 1.845, de 28 de março de 1996, e nº- 3.860 de 9 de julho de 2001 alterado pelo Decreto nº- 3.908 de 4 de setembro de 2001, com base no Despacho da Secretaria de Educação Superior, conforme consta dos Processos n.o- 23000.001447/2006-03 (SAPIEnS nº. 20050012657), do Ministério da Educação, resolve:
Art. 1º- Autorizar em caráter experimental, nos termos do art. 81 da Lei 9394, de 20 de dezembro de 1996, e nos termos do art. 4º da Portaria 2.201/2005 de 22 de junho de 2005, a oferta de cursos superiores a distância, ministrados pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Pelotas, com sede na cidade de Pelotas, no estado do Rio Grande do Sul, mantido pelo Ministério da Educação.
Art. 2º- . O credenciamento definitivo para a oferta de cursos superiores a distância ficará sujeito à finalização do trâmite do processo n° 23000.001447/2006-03 (SAPIEnS n. 20050012657).
Art. 3º- Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação."

FERNANDO HADDAD

Veja o edital completo do diário oficial clicando aqui

Esta conquista se deu através das atividades de EaD exercidas por uma equipe de especialistas, mestres, mestrandos e doutorandos, desenvolvidas durante mais de 5 anos. Estas atividades ocorrem através de ações que envolvem tanto a comunidade interna da instituição, quanto de outras instituições de ensino, como por exemplo, a oferta de cursos de EaD para Associação dos Dirigentes das Escolas Técnicas Federais do Rio Grande do Sul (ADIFERS). Além disso, a CEAD participa das atividades da UniRede (Universidade Virtual Pública do Brasil) e da Secretaria de Educação a Distância (SEED) nos projetos do Pró-Licenciaturas II, em conjunto com as instituições de Ensino Superior (IES) do estado; e o de Mídias para a Educação, juntamente com outras nove IFES.

O professor Edgar Antônio Costa Mattarredona, Gerente de Graduação do CEFET-RS e atual Coordenador da CEAD, esclarece que o credenciamento da instituição para EaD foi obtido através do projeto do Curso de Formação Pedagógica para professores da educação profissional na Modalidade a Distância, protocolado em outubro de 2005 no Sistema de Acompanhamento de Processos das Instituições de Ensino Superior (SAPIENS). Este curso será ofertado especialmente para a ADIFERS, que demonstrou o interesse na capacitação do corpo docente das instituições componentes.

A CEAD também se prepara para atuar na Universidade Aberta do Brasil (UAB), outro projeto de destaque da SEED. O Projeto da UAB foi criado pelo MEC, em 2005, no âmbito do Fórum das Estatais pela Educação. Para a consecução do Projeto UAB, o MEC, através da SEED, lançou o Edital N° 1, em 20 de dezembro de 2005, com a Chamada Pública para a seleção de pólos municipais de apoio presencial e de cursos superiores das IFES na Modalidade de Educação a Distância para a UAB. Cada pólo poderá apoiar cursos a distância de diferentes instituições, e o estudante não precisa residir na cidade onde está instalada a sede da instituição consorciada, fato que permitirá atender a todo o território nacional, com a interiorização do ensino superior. O atendimento do aluno nas etapas presenciais ocorrerá nos pólos, onde funcionarão salas de aula, bibliotecas e laboratórios. A data limite para as IFES, estados e municípios apresentarem propostas para a UAB se encerra no dia 13 de abril de 2006.

A proposta da CEAD para este edital é a oferta do Curso de Tecnologia em Sistema de Informação na Modalidade a Distância, com três anos de duração. Para que a oferta deste curso seja consolidada nos municípios interessados, os prefeitos devem se manifestar junto a Direção do CEFET-RS apresentado condições para a constituição de pólos de apoio presencial para EaD, em suas localidades. Segundo o edital, os municípios terão de arcar com as despesas de implantação do pólo, enquanto o MEC irá financiar as despesas de serviços para execução dos cursos superiores. Um caminho a ser trilhado pelas prefeituras na busca de parcerias para financiar a implantação de pólos de presença, pode ser junto as estatais que estão comprometidas com o projeto da UAB. Durante a Reunião das Câmaras Temáticas do Fórum das Estatais pela Educação, ocorrida no dia 14/03 em Brasília, o Ministro Fernando Haddad reiterou a necessidade da colaboração das estatais neste projeto estratégico para o MEC.

O Diretor Geral do CEFET-RS, prof. Antônio Carlos Barum Brod, destaca este projeto da UAB como fundamental para o incremento de novas modalidades de educação na instituição e a sua conseqüente colaboração para a expansão do Ensino Superior em todo o país, principalmente nas regiões ainda não atendidas. Lembra que, para viabilizar a participação dos docentes neste projeto, o Presidente Lula sancionou a Lei nº 11.273, de 6 de fevereiro de 2006, que cria bolsas de estudo e de pesquisa para professores envolvidos em EaD, tutores e participantes de cursos ou programas de formação inicial.

Para o prof. Brod, o CEFET-RS como instituição de ensino público de qualidade está fazendo a sua parte, ou seja, envidando esforços dedicados do seu grupo de Direção, dos servidores e dos alunos para que a instituição possa se equiparar com as melhores IFES do país credenciadas para EaD. Assim, se os municípios entrarem com a estrutura física, as estatais derem um apoio financeiro, a instituição oferecer cursos e o governo federal disponibilizar as bolsas de apoio, teremos um projeto plenamente atraente e integrado em diferentes esferas.


Outras iniciativas do CEFET-RS em Educação a Distância

- Projeto Mídias na Educação: Com dois bolsistas e uma equipe de oito professores, a CEAD participa da elaboração de conteúdo para o projeto Mídias na Educação do MEC - etapa temática de informática - que, em um primeiro momento, capacitará 10 mil professores da rede pública a trabalhar com as diversas mídias: rádio, televisão, material impresso e informática.

- Projeto Pró-Licenciaturas II: Participação junto a rede de Universidades do RS na elaboração e oferta de Cursos de Licenciaturas para professores que atuam no ensino fundamental público.

Documento sem título
CEAD Especiais

O que é educação a distância? Saiba mais sobre esta modalidade de ensino e como ela pode beneficiá-lo

CEFET Pelotas recebe autorização do MEC para ministrar Cursos superiores de EaD
EaD: Tomando decisões. Pontos a favor e contra