Documento sem título
Documento sem título
Documento sem título
Documento sem título
Home
CEAD News
Colunas
Especiais
Repórter CEAD
CEAD Media
Legislação
Projetos
Ambientes EAD
Histórico
Equipe CEAD
Fale Conosco
Downloads
CEAD Links
Documento sem título
 
 
 

Tomando decisões no acompanhamento do aprendizado na EaD
LOPES, Claudivam C.

Um dos grandes problemas da utilização da Educação à Distância (EaD) está na dificuldade de acompanhar o aprendizado dos alunos, esta dificuldade se justifica por diversos motivos, dentre eles a falta de contato presencial entre professores e estudantes, onde a ausência da percepção do professor quanto ao estado de compreensão dos seus alunos pode levar ao insucesso de um curso a distância. Por outro lado, uma vantagem da EaD, mediada por computador, é que todas as atividades dos estudantes são registradas eletronicamente e podem ser utilizadas para futuras análises e melhorias de ensino. Contudo, pouco tem sido feito no sentido de utilizar esta valiosa quantidade de dados. Seguindo esta linha de pesquisa, este trabalho propõe uma estratégia para o desenvolvimento de sistemas de apoio, voltados para o acompanhamento do aprendizado na EaD. Tal estratégia esta baseada nas práticas de acompanhamento do ensino presencial, acrescida da tática de analise de dados, onde fatores do acompanhamento podem ser correlacionados para se verificar aprendizagem, de forma mais elaborada por meio da geração de um novo conhecimento descoberto com a utilização de ferramentas de mineração de dados.

 

Documento sem título
CEAD Especiais

O que é educação a distância? Saiba mais sobre esta modalidade de ensino e como ela pode beneficiá-lo

CEFET Pelotas recebe autorização do MEC para ministrar Cursos superiores de EaD
EaD: Tomando decisões. Pontos a favor e contra