Tomando decisões no acompanhamento do aprendizado na EaD
LOPES, Claudivam C.
Um dos grandes problemas da utilização da Educação à Distância (EaD) está na dificuldade de acompanhar o aprendizado dos alunos, esta dificuldade se justifica por diversos motivos, dentre eles a falta de contato presencial entre professores e estudantes, onde a ausência da percepção do professor quanto ao estado de compreensão dos seus alunos pode levar ao insucesso de um curso a distância. Por outro lado, uma vantagem da EaD, mediada por computador, é que todas as atividades dos estudantes são registradas eletronicamente e podem ser utilizadas para futuras análises e melhorias de ensino. Contudo, pouco tem sido feito no sentido de utilizar esta valiosa quantidade de dados. Seguindo esta linha de pesquisa, este trabalho propõe uma estratégia para o desenvolvimento de sistemas de apoio, voltados para o acompanhamento do aprendizado na EaD. Tal estratégia esta baseada nas práticas de acompanhamento do ensino presencial, acrescida da tática de analise de dados, onde fatores do acompanhamento podem ser correlacionados para se verificar aprendizagem, de forma mais elaborada por meio da geração de um novo conhecimento descoberto com a utilização de ferramentas de mineração de dados.
|