Projeto de pesquisa
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Estrutura do Projeto de Pesquisa

Não há uma estrutura única para Projeto de Pesquisa. As agências ou órgãos fomentadores de pesquisa como FAPERGS, FAPESP, CAPES, CNPq, entre outros, utilizam modelos particulares de projetos.

Como norte, com algumas variações e acréscimos definidos para este Curso, vamos nos valer das normas da ABNT/NBR 15287/2005, mescladas com o modelo apresentado em Furasté (2007), considerando-se que é minucioso e que, a partir da compreensão de cada um de seus elementos, vocês serão capazes de adequá-lo a qualquer outro modelo.

Abaixo, encontra-se a estrutura que vocês poderão utilizar, adequando-a às exigências do tipo de pesquisa que farão.

Folha de rosto

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A Folha de Rosto apresenta as seguintes informações:

  1. nome da entidade para a qual deve ser submetido (centrado e em letras maiúsculas);
  2. nome do autor (centrado e somente a primeira letra maiúscula);
  3. título (centrado e em letras maiúsculas);
  4. subtítulo (se houver, deve ser evidenciada a sua subordinação ao título, precedido de dois-pontos; centrado e em letras maiúsculas;
  5. natureza do Trabalho (tese, dissertação, trabalho de conclusão, projeto de pesquisa...); objetivo do Trabalho (aprovação em disciplina, formação no curso, grau pretendido e outros); nome da instituição (Universidade e Centro, Instituto ou Faculdade...) a que é submetido o Trabalho; curso, área de concentração, se houver (alinhado à direita, em fonte 10 e espaço simples entre linhas).
  6. Nome do orientador (centrado; somente a primeira letra maiúscula);
  7. Nome do co-orientador, se houver (centrado; somente a primeira letra maiúscula);
  8. local (cidade) da entidade, onde deve ser apresentado (centrado; somente a primeira letra maiúscula);
  9. Mês e ano de entrega (centrados; em letras minúsculas).

Observem o exemplo.

Dados de Identificação

X

No exemplo desse item, vocês encontrarão uma série de informações importantes que servem para identificar o projeto de pesquisa. A inserção de algumas delas dependerá de sua importância em cada projeto, em particular.

Por exemplo, se uma pesquisa for conduzida com a utilização de um computador e isso puder ser feito em qualquer local, não haverá, então, necessidade de colocar o local de execução do projeto.

Por outro lado, se uma pesquisa foi conduzida em um determinado laboratório, isso deve ser especificado, pois trata-se de informação indispensável, já que o local de execução poderá interferir, de alguma forma, na obtenção dos resultados.

Observem o exemplo.

Sumário

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Segundo Ferreira (1986, p. 1628), o sumário “é a enumeração das principais divisões (capítulo, seções, artigos, etc.) de um documento, na mesma ordem em que a matéria nele se sucede”. Esse elemento visa a facilitar a visão do conjunto da obra e a localização de suas partes, e, para tanto, deve aparecer no início da publicação e indicar, para cada parte, a paginação (NBR 6027/2003).

Observem o exemplo.

Introdução

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A introdução serve para apresentar, de maneira resumida, aquilo que lhe segue. Entendo que, justamente por introduzir um trabalho que representa o esforço do próprio autor, ela não necessita, em princípio, conter citações. Por que tomar por empréstimo a voz de outros para explicitar o que é de nossa autoria?

Neste modelo de projeto, os itens são colocados de forma sucinta, seguidos uns dos outros de maneira contínua, tornando-a dispensável.

Entretanto, se optarem por apresentar seus projetos com outra configuração ou por redigir uma introdução, mesmo utilizando-se do modelo proposto, lembrem-se de ela deverá relacionar-se ao conteúdo do projeto e não àquilo que vocês pretendem redigir na introdução do Artigo final.