Projeto de pesquisa
A A A
imprimir

Projeto de pesquisa

Este curso, como todos sabem, culminará com a defesa dos resultados obtidos, mediante a realização de uma pesquisa, diante de uma Banca de Avaliação. Esses resultados deverão ser expressos em um Artigo Científico.

X

A Banca será composta por três professores: dois pertencentes a este Curso. O terceiro membro será um professor convidado de outro curso e/ou instituição.

Para isso, vocês deverão elaborar um Projeto, executar a pesquisa proposta, analisar e discutir os resultados a que chegarem e, finalmente, redigir o Artigo Científico.

Neste tópico, vocês encontrarão subsídios necessários à realização do Projeto de Pesquisa. É importante salientar que houve um esforço em relativizar os conceitos abordados neste tópico, mas, mesmo assim, ao passarem pelo crivo de vocês, poderão ser passíveis de novas reflexões e/ou questionamentos.

De qualquer modo, é deles que ainda dispomos como norte para auxiliá-los na tarefa de elaborar um projeto de pesquisa, razão deste Módulo.

Em primeiro lugar, abordaremos a estrutura desse tipo de documento e, em cada item, haverá uma janela com esclarecimentos e/ou exemplos, de forma que possam, ao compreender cada um deles, preencher os campos necessários em seus próprios projetos, ligando teoria e prática nessa tarefa.

Antes, é necessário esclarecer alguns pontos fundamentais. Um projeto, seja de que natureza for, é um planejamento, um plano de ação, uma perspectiva de atuação. É uma maneira de tentar evitar gastos de energia, tempo e dinheiro, pois, num projeto, podem ser previstos os recursos materiais e humanos, as tarefas, o local, os instrumentos e o tempo necessários para a execução de uma pesquisa.

Além disso, em um projeto, são estabelecidas a ordem e a natureza das tarefas a serem executadas, de acordo com um cronograma a ser seguido. Sem planejamento, corre-se o risco de que a pesquisa não seja concluída ou de que seja realizada de forma inadequada.

De qualquer maneira, durante o planejamento de suas pesquisas, cada um de vocês poderá suprimir, acrescentar ou, até mesmo, “inventar” elementos, de acordo com a criatividade investigativa, necessária para traçar o caminho que escolherem seguir.

Nesse sentido, o planejamento sugerido neste tópico tem o propósito fundamental de incitá-los ao planejamento de suas pesquisas e, por isso mesmo, não deve ser encarado como uma camisa-de-força.

De outro modo, ele deve ser considerado como um importante auxílio à elaboração de seus projetos e à execução de suas pesquisas, considerando-se sua flexibilidade, de forma que possa sofrer ajustes durante o caminho de implementação da pesquisa, se houver necessidade.

Esses ajustes referem-se a acréscimos e/ou supressões que se fizerem necessários. Por exemplo, vocês podem, no projeto, definir que utilizarão determinados instrumentos ou técnicas, mas, durante a execução da pesquisa, podem surgir novas técnicas e/ou instrumentos, mais precisos, acessíveis ou interessantes.

Pode também acontecer, durante a execução, algum problema quanto ao acesso a determinados instrumentos, métodos, ou qualquer outro recurso necessário à execução da pesquisa e, nesse caso, vocês, forçosamente, deverão proceder às adaptações exigidas para o bom andamento do trabalho.

Finalmente, alguns tipos de pesquisa não congregam todos os elementos abordados no modelo que utilizaremos. Sendo assim, o projeto deve adequar-se à pesquisa e não o contrário.

Antes de elaborar o projeto, é importante que vocês realizem estudos exploratórios sobre o tema que desejam pesquisar.

X

Os estudos exploratórios constituem o passo inicial de qualquer tipo de pesquisa. Eles traduzem-se na busca por informações sobre o tema escolhido, de maneira a permitir sua delimitação. Servem, também, para levantar problemas de pesquisa e formular hipóteses.

Conforme vocês forem lendo o material que lhes interessar, anotem o que for mais significativo, dados, afirmações, etc, para utilizarem na Fundamentação Teórica. Aproveitem e anotem, também, suas reflexões sobre o que forem lendo, para estendê-las depois.

Quando anotarem as palavras textuais dos autores, coloquem entre aspas e anotem a página de onde as retiraram e o ano da obra. Reúnam, assim, a “matéria prima” para as citações. Na consulta aos documentos na Internet, não esqueçam de anotar o endereço eletrônico (URL) e data de acesso.

Concomitantemente, abram um arquivo com os nomes dos autores, título do trabalho, número da edição, tradutora (se for o caso), editora, cidade e ano de publicação, ou seja, façam um arquivo para as Referências.

Isso facilitará, em muito, não só a redação do projeto, mas também, posteriormente, a do Artigo Científico.

Valham-se de todo material que lhes possa ser útil, CDs, Programas de televisão, livros, artigos científicos, documentos oficiais, etc.