Princípios de Aprendizagem
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Conhecer é viver e viver é conhecer

Maturana (1999, 20) parte do princípio de que “para falarmos com pertinência sobre o conhecimento, devemos voltar nossa atenção para o viver”. Assim, conhecimento e evolução se encontram na obra desse autor. Para o ser vivo viver/sobreviver é necessário conhecer.

Esse autor evidencia que as mudanças estruturais dos seres vivos sempre dependerão das interações com o meio, num processo que perdura até a nossa morte. Isso significa que os sistemas vivos se transformam de acordo com o que é vivido, ou seja, que ser e conhecer são constituídos juntos e do mesmo modo, na práxis do viver.

Desse modo, Maturana explicita uma quase identidade entre processos cognitivos e processos vitais .

Em síntese, baseada na teoria de Maturana, a escola deve desenvolver estratégias que permitam ao aluno desenvolver seus processos vitais. Deve, portanto, trazer a vida para seu interior, baseando todos os seus fazeres nas potencialidades existenciais dos educandos, por meio de aprendizagens significativas, despertadas por seus desejos, necessidades e curiosidades.