Princípios de Aprendizagem
A A A
imprimir

O discurso pedagógico e seus equívocos

Algumas expressões popularizadas no meio educacional foram foco de uma reportagem da Revista Nova Escola, em que foram consultados especialistas da área2. A reportagem apresentava as expressões com seus significados reais, seguidas pelos equívocos conceituais cometidos por professores.

Abaixo, o que foi levantado literalmente.

Levantar o conhecimento prévio

Significado: Propor uma atividade para verificar o nível do conhecimento dos alunos sobre um tema, como forma de planejar novas intervenções.
Equívoco: Perguntar o que os alunos já sabem para verificar o nível do conhecimento deles e registrar o que foi dito.

Formar cidadãos

Significado: Objetivo da escola que se baseia no ensino dos conteúdos curriculares com a finalidade de preparar pessoas bem informadas e críticas.
Equívoco: Objetivo da escola que se baseia em ações sociais e de preservação do meio ambiente com finalidade de preparar pessoas conscientes de seu papel na comunidade.

Ter uma turma heterogênea

Significado: Comandar uma classe em que os alunos apresentam diferentes níveis de conhecimento, o que faz com que avancem por meio de atividades diversificadas.
Equívoco: Comandar uma classe problemática em que os alunos apresentam diferentes níveis de conhecimento, razão pela qual alguns deles não avançam.

Aumentar a auto-estima

Significado: Conseqüência de um trabalho baseado no ensino dos conteúdos e na necessidade de cada aluno.
Equívoco: Objetivo de todo trabalho feito em classe, conquistado por meio de elogios e de premiações a cada aluno.

Fazer avaliação formativa

Significado: Utilizar vários instrumentos de verificação da aprendizagem como forma de analisar o nível de conhecimento da classe e planejar estratégias de ensino.
Equívoco: Observar a aprendizagem como forma de classificar os alunos.

Partir do interesse dos alunos

Significado: Considerar o aluno e seus interesses como foco do processo educacional por meio da avaliação do que ele já sabe como forma de propiciar que ele atinja a um nível maior de conhecimento.
Equívoco: Considerar o aluno e seus interesses como foco do processo educacional e ensinar o que ele está com vontade de aprender.

Desenvolver a criatividade

Significado: Levar o estudante a propor diferentes soluções para um problema, com base em informações sobre um determinado tema.
Equívoco: Levar o estudante a realizar atividades do jeito que ele preferir.

Focar a realidade do aluno

Significado: Considerar o saber trazido pelos alunos como um ponto de partida, e sempre apresentar a eles novos conhecimentos.
Equívoco: Basear-se somente no saber trazido pelos alunos como parâmetro para determinar o que lhes interessa aprender.