Algumas questões sobre cérebro/mente
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- O cérebro/mente tem a capacidade de funcionar simultaneamente em muitos níveis. Aprender envolve toda a fisiologia cerebral (pensamentos , emoções, imaginação, desejos, memorizações etc.). São processos interligados que operam de forma interativa (às vezes de forma concorrente e competitiva). O ser humano aprende melhor quando ativa seus neurônios de forma complexa e multifacetada.
O professor deve trabalhar um assunto de cada vez? Deve contar apenas com a capacidade intelectual dos alunos? Não deve considerar as aspirações dos educandos? A resolução de tarefas deve contar apenas com a capacidade de memorização dos aprendentes? As respostas aos problemas/desafios propostos devem ser sempre conclusivas? A gradação entre conteúdos, o sistema de pré-requisitos, é absolutamente necessária?
- O cérebro é receptivo e versátil. Pode permanecer assim ou não, dependendo das condições envolvidas no desenvolvimento humano (são favoráveis ou não?). Seu potencial é imenso e se desdobra em contato com o meio ambiente. Logo o conhecimento é também uma construção social. O processo ativo do cérebro acontece durante toda a vida e é decorrente de seu envolvimento com outros (interferindo e sofrendo interferência). Isso depende de nossos laços comunicativos e da possibilidade de encontrarmos laços de pertencimento. O cérebro é influenciado pela natureza das relações sociais em que vivem os seres humanos.
O trabalho individual deve ser privilegiado na escola em contraposição a uma dinâmica colaborativa? As condições oferecidas pela escola favorecem a versatilidade e receptividade características do cérebro/mente?
- A tendência da busca de sentido é algo básico do cérebro.
Há conteúdos inseridos nos programas escolares que podem ser considerados sem importância ou significado para os alunos? Qual o espaço destinado à busca de resposta pelos alunos? Os professores geralmente explicitam o sentido dos conteúdos? São implementadas estratégias de ensino que favoreçam a percepção da relevância dos conteúdos pelos alunos?
- Tudo o que aprendemos é influenciado e organizado por emoções (expectativas, preferências, prejulgamentos pessoais, auto-estima e necessidade/carência de interação social. Chega-se ao sentido a partir das emoções. Toda a atitude ou pensamento racional tem por base a emoção.
Quando se pensa nos aspectos racional e emocional, qual deles é privilegiado quando o professor planeja sua aula? Desejos e necessidades dos alunos são considerados?
- O cérebro é capaz de perceber partes e todo.
Na escola, faz-se o caminho de idas e vindas das partes ao todo, do local ao global e vice-versa? Nessa escola, a percepção da complexidade é propiciada?
- Aprender envolve atenção focalizada e percepção periférica.
O ambiente escolar é rico em informações de modo a favorecer que o aluno possa aproveitá-las ao mesmo tempo em que mantém sua atenção focalizada na tarefa do momento?
- Aprender é um processo que se vai desenvolvendo aos poucos e isso deve-se à plasticidade cerebral. Cada cérebro está organizado de forma única. Embora tenhamos o mesmo conjunto de aptidões neuronais, somos diferentes, em razão de questões genéticas, de experiências e de contexto – nicho vital de cada um. As diferenças se expressam em termos de estilos de aprendizagem, talentos, inteligências diferentes etc.
A escola respeita o ritmo de aprendizagem dos alunos? Desenvolve estratégias, de modo que o ritmo de aprendizagem seja respeitado no tempo que a escola disponibiliza para a aprendizagem?
- Os desafios fomentam e as ameaças inibem a aprendizagem.
A prova pode ser considerada como um desafio ou como uma ameaça? A escola estimula a emoção produtiva que propicia aos alunos mobilizarem-se em direção à resolução de problemas?